O assunto é sério e todos os viajantes devem estar atentos a esse quesito antes de ir viajar. Eu comecei a pesquisar sobre isso na sexta semana antes de embarcar e percebo que deveria ter iniciado minhas leituras antes… pois sempre fica aquela dúvida; mas será mesmo que eu devo tomar alguma vacina? existe efeito colateral? os lugares pelos quais irei passar exige alguma vacina mandatoria?

Enfim… a Dani recomendou começar minhas pesquisas pelo site do OMS (World Health Organization). Apesar de afirmarem que nenhuma vacina é obrigatória, é sempre bom estar atento.

O TravelFish (melhor website e guia sobre o Sudeste Asiatico, em inglês) também tem dicas excelentes nos forums , e o melhor que encontrei sobre o assunto foi o tópico “quais vacinas (realmente) tomar para sua viagem ao Sudeste Asiático” e sobre o dilema; “Tomar ou não tomar as pilulas da malaria” leia esse artigo aqui (em inglês).

Depois de ler… ler… e ler mais um pouco, eu e o Kiko decidimos procurar um “Medico de Viagem” (Travel Doctor) em Toronto e foi a melhor coisa que fizemos, apesar do custo. E basicamente foi isso que ele nos recomendou:

1- Hepatite A + Tifoide : uma vacina que mistura as duas vacinas chamada Vixaxim, depois de 6 meses eh preciso tomar a segunda dose de Hep. A.

2- Tetanu & Difiteria: a vacina TD

3- Colera: existe um novo recomedio chamado Dukoral que voce toma via oral em duas doses e te protege por 3 meses…

Alem disso estamos levando na bagagem: tamiflu, repelente especial (Ultrathon 12hs. em creme), imodium (diarreia) e antibiotico. E mais umas coisinhas que eu resovi adicionar: Tylenol gripe (dia e noite), Complexo de Viatamina C, remedio para dormir (ajudar com a jetlag).

Vale lembrar que nao estou indo para areas remotas e nem pretendo ser muita aventureira no quesito comida (risos!). Nosso roteiro inclui: Hong Kong, Kuala Lumpur, Melaca, Siem Reap, regiao de Krabi (Andaman Sea) e Bangkok.

Para pessoas que passaram pela America Latina e Africa antes de chegar no Sudeste Asiatico, é obrigatório tomar a Vacina da Febre Amarela (nós tomamos de graça no posto médico de São Carlos e eles inclusive perguntaram se precisamos tomar mais coisas… resumindo, aproveitem o sistema de saúde publico brasileiro para isso).

E não basta ter a vacina de febre amarela na carteirinha de vacinação, você precisa obter o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) junto a Anvisa. O Certificado Internacional de Vacinação é emitido nos postos de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa. Nós certificamos nossa vacina no aeroporto de Guarulhos antes de embarcar e foi tranquilo – para agilizar ainda mais o processo, faça o cadastro online.