Um dia desses, estava pensando sobre os sentimentos que envolvem uma mudanca de pais.. E eh muito interessante pensar nisso, pois a cada ano ou a cada 6 meses os sentimentos se modificam e se transformam como em um passe de magica…

Vou contar abaixo um pouquinho das coisas que eu e o Kiko fomos vivenciando ao longo desses (quase) quatro aninhos de Canada…

Coisas a se considerar aos ler minhas impressoes:
1) Somos imigrantes legais no Canada e ambos podemos trabalhar e viver com todos os direitos que qualquer outro cidadao possui.
2) A mudancao foi uma opcao nossa, dessa forma ninguem/nada nos “obrigou” a nada.
3) Eu e o Kiko somos brasileiros e quando mudamos para o Canada nao conheciamos ninguem, somente um casal, amigo de outro amigo nosso….

Ok… agora podemos ir para frente 🙂

1 ao 6 meses Descobertas, adaptacoes e novidades.
Essa fase eh uito engracada, pois como nao conheciamos ninguem tivemos que nos virar sozinhos… ir atras de banco, lugar para morar, emprego, curso de ingles, arranjar amigos, se descobrir no novo lugar e tudo mais…
Enfim, tudo era gostoso, legal e novo…

1 Ano: Aprendizado
Nesse periodo, voce esta comecando a entender como as coisas e as pessoas funcionam… agora, eh soh se acostumar com a rotina e “bora pra frente”… pois daqui pra frente as coisas serao bem parecidas, ateh o inverno nao sera mais um bicho de sete cabecas…

2 Ano: Pais perfeito, nunca mais quero sair daqui…
Depois de voltar do Brasil no nosso segundo ano, eu soh queria saber de morar aqui e pronto… esse seria meu eterno cantinho, pois violencia, sujeira na rua, corrupcao e desigualdade social eu nao queria para minha vida de jeito nenhum… “Ser palhaca nunca mais”… ehehhe
Essa foi minha fase mais apaixonada por essa Terra que vivo atualmente e que tanto admiro…

3 Ano: Acabaram-se as novidades, questionamento real sobre onde voce quer ficar…
Essa eh nossa fase atual… o periodo de conseguir a cidadania se passou, ja nos aplicamos e logo seremos canadians (para quem nao sabe, apos tres anos de residencia no Canada com visto de imigrante, voce pode se aplicar para se tornar cidadao….
Na minha opiniao terceiro ano eh um marco na vida do imigrante, pois nada mais nos “prende” nesse pais, nao que antes prendesse, mas nao sei por qual motivo a gente acaba se fixando nos tres primeiros anos por causa da cidadania e simplesmente deixamos a coisa rolar…. mas agora que esse periodo da busca da cidadania acabou, vem aquele ponto de interrogacao; “e agora, qual a meta???”.
Estamos super bem por aqui, temos amigos queridos, mas nos questionamos se eh isso que queremos para nossa vida, entendem? Eu amo o Canada, mas o friozinho me deixa maluquinha (na minha opiniao o Canada eh um lugar maravilhoso para se ter filhos e educa-los… vai saber, nao sei direito, soh sei que nesse momento, eu e o Kiko estamos numa fase de curtir a vida, aproveitar tudo e ir atras das coisas… depois, quando vierem os herdeiros, a gente joga a ancora em algum lugar e se acomoda um pouquinho.

6 anos e meio (Update): O Canada atualmente é como o Brasil… me sinto tão em casa no Brasil, quanto no Canada… na verdade as vezes me pergunto se consegueria voltar a viver no Brasil… pois estou tão adaptada a vida na América do Norte…
De 2004 até agora (Abril/2007), passeamos bastantes, conhecemos diversos lugares diferentes, trabalhamos em 3 lugares nos EUA… e não consigo deixar de ter em mente que o Canada é o melhor país para se viver. Meu único e eterno problema é lidar com o frio… pois se não fosse isso, a dúvida de nos mudarmos para California ou Australia não viria a cabeça….

Gente, mas uma vez gostaria de ressaltar que essas sao minhas impressoes.
Beijos e ateh