Essa é a pergunta que não quer calar!!! Resolvi escrever sobre esse tópico, pois várias pessoas me perguntam sobre onde é melhor morar, no Canadá ou Australia! Como já vivi nos dois países, por bastante tempo, de repente minha visão posso te interessar também.

PS: Esse post foi escrito originalmente em 2008 e hoje (06/Set/2018) o atualizei!

Bão… vamos por partes… e se preparem que lá vem história…

Voltando ao ano 2000, quando nos aplicamos para o processo de imigração canadense, não tínhamos a menor idéia que a Austrália era aberta a imigração, isso veio a tona somente depois que já estávamos no congelador por dois anos.
Acredito, que se soubéssemos dessa opção antes, provavelmente não teríamos vindo para o Canada (mas isso são águas passadas e não dá para ficar mirabolando idéias, certo?!).

Mas uma coisa eu preciso deixar bem claro que quando comparo todos os lugares que já moramos, ainda não encontramos nenhum país que competisse com o Canadá de igual para igual, mas isso não quer dizer que eu não ache que outro lugar posso ser mais legal de viver, baseado no nosso estilo de vida, entende?

Na verdade, estava e ainda estou com muito receio de publicar esse post, pois opinião pessoal é sempre dúbia, o que abre um leque enorme de estarmos enganados, já são em impressões de uma única pessoa, mas como o blog é meu, certo? Posso falar o que quiser 🙂

Então vamos lá… ah… os tópicos são somente uma tentativa de organizar as idéias, mas devo confessar que eu misturo tudo…


Curte nossas dicas? Então na próxima viagem não deixe de usar nossos links, você não paga nem um centavo a mais por isso e ajuda o blog a se manter!!! ?

Viagem com desconto


Canadá ou Australia?

Canadá x Australia

Diferentemente do que imaginávamos, a Australia não é um Canadá tropical, mas sim um Brasil que deu certo

E o Canada é um Estados Unidos melhorado; com um sistema assistencialista mais abrangente, com universidades reconhecidas internacionalmente, com uma política mais humana e com uma qualidade de vida maravilhosa.

Há quem diga que os Estados Unidos é melhor que o Canadá, mas isso é assunto para outro post, certo?

Devo confessar que essas foram comparações são toscas e muito simplistas, mas a grosso modo é isso aí.

O Canada é “mais” país que a Australia, mas sem dúvida, na Australia você vai encontrar serviços de primeira linha, boas univerdades, bons empregos etc – tudo o que a maioria dos países de primeiro mundo (odeio esse jargão) oferecem.

Clima 

Meu tema favorito (risos). Se você é o tipo de pessoa outdoor, que curte uma praia, andar de bicicleta, fazer trilhas, surfar, enfim, tudo o que você fazia no Brasil (eu não surfava, tá?!), nem pense em ir para o Canada se essas atividades forem essenciais para você durante todo o ano.

A Australia SIM vai te oferecer isso e muito mais (lembra que eu falei que a Australia é um Brasil que deu certo? Pois é, aqui você pode comprar e usar qualquer tennis para correr no calçadão, pode andar de iPhone por aí… enfim, é seguro, limpo, lindo, quentinho… tudo de bom!).

O Canada também oferece muitas opções de lazer, mas é um pode ser um choque para os brasileiros essa mudança de habito. O problema não é o frio e as temperaturas rídiculas que chegam abaixo de -20C, todo mundo sobrevive ao frio, basta se agasalhar adequadamente e respeita-lo, o problema é a duração do inverno!!! Ele não acaba nunca!!!

Confesso que adoro ter as quatro estações bem definidas, isso é muito especial, mas o inverno sempre acaba ultrapassando os três meses dedicados a ele e isso me irrita! Na minha opinião, a temporada congelante inicia-se em novembro e vai até abril, a vida sem agasalho/jaqueta acontece somente no verão, de Junho à Setembro (e olhe lá!).

Aliás, o clima foi o principal motivo que nos levou a pensar em imigrar para a Australia, pois eu vivo de briga com o Canada por causa dele (risos!).

A grande verdade é que país por quais passamos tem um problema: a neurose americana, o aperto Holandês, a distância Australiana e o frio canadense… e eu logo aviso, os problemas se se prevalecem sempre onde você se encontra.

Custo de Vida

Na verdade, essa questão de custo de vida é muito relativo a cidade que você vai viver. Por exemplo, Sydney é mais cara que Toronto, mas depois disso, Toronto e Vancouver são mais caras que todas as outras cidades australianas.

Geralmente produtos, carros e eletrônicos são mais baratos no Canadá, pela proximidade dos Estados Unidos, lógico. Mas seguro de carro e comida, a Australia sai na frente.

Os salários são mais altos na Australia que no Canadá e as pessoas que trabalham na area administrativa (RH, Marketing, Secretariado etc) também tem mais chances de se realocar profissionalmente, pelo menos essa é a realidade que notei entre meus amigos nos dois países.

O Canadá ainda possui essa chatice de ter que ter “experiência canadense” para conseguir empregos melhores, o que empata a economia e as empresas se usam disso para pagar menos os recem-imigrantes, depois dessa fase da chegada, as coisas começam a caminhar bem, mas tem gente que tem muita dificuldade de conseguir sair desse primeiro momento.

Porém, acredito que apesar dos salários mais altos Australianos, o custo de vida se supera! No final, ganha-se menos no Canadá, mas as pessoas tem mais acesso a bens materiais.

Vida Imigrante

Nos dois países que morei, nunca tive problema com qualquer tipo de preconceito. Ambos países aceitam os imigrantes, e a maioria das pessoas estão acostumados com a multiculturalidade envolvida nesse processo de receber pessoas de todo mundo na sua sociedade.

O canadenses tem uma conduta de respeito maior aos imigrantes que os australianos, ao meu ver.

PS: Eu já ouvi falar que na Australia, negros e asiáticos sofrem mais preconceito que imigrantes brancos. Como sou caucasiana, não posso dizer que sofri qualquer tipo de preconceito em qualquer um desses dois países.

Trabalho

O Kiko comenta aqui que na Australia se trabalha mais que no Canada, o esquema é mais “hard work“. Da minha experiência, acho que fica entre a “folga” Canadense e o desespero Americano.

O bom dos dois países é que há respeito pelo indivíduo e a família, dessa forma, nem trabalho não vem em primeiro lugar. Claro que cada empresa tem uma filosofia, mas de modo geral, acho a vida de trabalhador aqui na Australia e no Canadá mais digna que no Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo.

Tenho que deixar bem claro que …

… essa é minha opinião, e acredito que o Kiko concorda comigo em todas essas questões.

Uma outra coisa eu aprendi nesses anos morando em diferentes lugares do mundo é que o conceito de felicidade é relativo e individual. O que é bom para mim, talvez seja ruim para você, o importante é estar com a mente tranquila e ir tocando o barco.

E saibam, depois que você deixou a “Patria Amada” (risos), ir para outros lugares é tranquilo, você descobre que o mundo é maior que aquele que você tinha no Brasil e nada mais te prende a lugar nenhum, pelo menos, essa foi nossa experiência!

Pronto… fiquem a vontade de usar o espaço dos comentários… concordar… discordar… fazer perguntas… ou falar oi!!! ahahahah

Leia todas nossas dicas da Australia clicando aqui!

Siga a gente no instagram