Aviso que não tinha o menor interesse de escrever esse post, pois ele simplesmente não tem resposta simples, rápida e prática sobre o assunto. Mas, de uns tempos pra cá, ando recebendo e-mails, mensagens e comentários perguntando exatamente essa pergunta: Imigrar pra onde – Canada ou Australia? Ai ficou mais fácil escrever aqui mesmo 🙂

Brasil tem minha alma, Australia meu coração e Canadá minha razão, uma frase parecida com essa foi escrita por meu amigo Carlos Guarany no facebook, ele e a família já residiram por alguns anos na Australia, no Canadá e atualmente retornaram ao Brasil. Apesar de piegas, a frase transmite exatamente o sinto pelos países que considero “casa”. No momento, não sinto vontade alguma de retornar ao Brasil para fixar residência, talvez para viver por um ou dois anos, mas para me re-estabelecer novamente fico na dúvida, não sei se saberia viver a vida Brasil de novo! Tenho diferentes razões pra dizer isso, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã e hoje esse não é o assunto desse post.

A Australia ganhou meu coração, eu considero a terra Down Under como nosso Brasil, mas sem os problemas de violência exacerbada, banalização do crime e política corrupta. Porém, o país não é perfeito, aliás, longe disso. Ao chegar na Australia espere pelo jeitão do Brasil e não pelas megas-metrópoles americanas. Imagine um lugar com clima agradável, vida outdoor, pessoas bem humoradas, australianos que adoram beber até cair e para quem não é branco/caucasiano (decendência européia), pode ser que exista um pouco de discriminação, eu nunca senti nada e nunca vi nada, mas a gente escuta, as vezes aparece nos jornais, mas nada para morrer de preocupação, somente para estar atento.

O Canadá sempre me ganha pela razão, já digo logo sem rodeios, o Canadá foi e continua sendo o melhor país que já morei e talvez por isso sempre retorne pra ele. Porém, nem tudo são flores, as vezes a falta de personalidade e o esqueminha sem sal e sem açucar me cansa um pouco, tudo aqui é sempre tão perfeitinho que as vezes falta emoção, mas as coisas funcionam e isso é bom, especialmente quando pagamos imposto e vemos o retorno. Sinto que depois quase 12 anos aqui, a identidade de ser canadense está se fortalecendo, mas é difícil isso se concretizar rapidamente e com força, em um país que preza e apoia tanto a multiculturalidade. Talvez por isso seja tão fácil para tantas nacionalidade se sentirem a vontade por aqui.

Sobre o dia-a-dia do trabalho, custo de vida e outras comparações, já tinha escrito sobre o mesmo assunto nesse post aqui: Canadá ou Australia, recomendo a leitura e também já fiz alguns updates que achei relevante, melhor não fica me repetindo.

Sempre comento que os problemas de cada lugar se agravam quando estamos dentro dele. Exemplo: quando estou no Canadá, o frio é meu maior inimigo e as vezes acho que não vou conseguir suportá-lo de maneira amigável. Enquanto isso na Australia, a distância do Brasil me sufocava e depois que minha mãe teve labirintite durante uma semana nea sua última visita a Brisbane, esse fator pesou ainda mais…

Resumindo, nenhum lugar é perfeito, mas se eu pudesse escolher um lugar pra ter nascido e eu pudesse estar sempre perto da minha família, não tenho dúvida em dizer que esse lugar é a Australia, mas como essa opção não pode ser revertida, hoje estamos no Canadá e estamos bem com isso, se vai ser pra sempre? Tá brincando, né? Desde quando a palavra pra sempre existe no meu dicionário!!!

Leia também:

Apartamento novo ou Canada???
Chegamos no Canada… e agora?
Fases Canada
Canada ou Australia
8 Razões para não imigrar para o Canada
Outros posts sobre nossa vida no Canadá