Como são os canadenses?

Como são os canadenses

Recebi um comentário aqui no blog Mikix, perguntando como são os canadenses. Eu sempre comento aqui sobre minha vida no Canadá, inclusive até escrevi um post “diferente” sobre o país mais tedioso do mundo!

Bom, vou falar da minha experiência, dessa forma, fica bem claro que é uma opinião pessoal e não generalista. Escrevi esse post pela primeira vez em 2004 e agora, em 2025, estou revendo para republicar e atualizar meu ponto de vista.

Chip de celular no Canadá

Como são os canadenses?

Desde que cheguei no Canadá, em agosto do ano 2000, sempre fui bem recebida. Ou seja, nunca me senti discriminada ou um peixe fora d’água. Claro que hoje, tenho uma visão mais realista sobre o assunto, até porque sou branca e com carinha européia, o que facilitam muito as coisas. Pois é, apesar do Canadá ter uma política forte de multiculturalidade, de uns anos para cá (2025), vejo com mais frequência comportamentos e falas racistas nas mídias sociais e até comentários aleatórios do dia a dia. O assunto “imigração” voltou a ser pauta nos noticiários e política. Sinto, inclusive, pelos meus amigos indianos, que é a nacionalidade que mais vem sofrendo com isso, pelo menos em Toronto, cidade que resido e que tenho mais contato, e onde a comunidade indiana é bem grande.

Os canadenses em si são pessoas interessantes e prestativas, eles querem provar que tem cultura própria e que não são iguais a seus vizinhos americanos. Por isso meus amigos, primeira dica para se dar bem com o canadenses é não falar que os dois países são parecidos (risos). Na minha opinião, bem lá no fundo, as duas culturas são parecidas, mas existe um diferencial fundamental entre os dois países que você repara depois de algum tempo de convivência: os canadenses são mais educados! Nossa, MUUUUUUUUUUITO mais educados mesmo.

Procurando um pouquinho sobre os canadenses por aí, facilmente você vai encontrar algo do tipo: “Sorry, I am Canadian”. Para explicar melhor, o vídeo abaixo reflete muito o espírito canadense (em forma de comédia).

Outra coisa que também acho interessante é o modo dos canadenses encaram a sociedade, ou seja todo mundo deve ser igual e ter os mesmos direitos, mas apesar de não ser bem assim a realidade, claramente o Canadá preza e investe muito em benefícios sociais para seus cidadão. Logo, é um país com menos discrepância social e violência urbana, já que educação e saúde são para todos! (A saúde canadense está bem ruim, devo confessar, e essa é uma discussão que está na boca do povo, pois precisa melhorar urgentemente!).

Definitivamente, é muito difícil definir e rotular pessoas por elas pertencerem a determinado lugar, pois obviamente existem particularidades de uma pessoa para outra. Em todos os países do mundo você encontra pessoas boas e ruins, amigas e falsas, abertas e fechadas, e o como você lida com tudo isso, depende mais de sua personalidade e do seu jogo de cintura, do que qualquer outra coisa.

Ah, assim como os muitos brasileiros, os canadenses tem certeza que vivem no melhor país do mundo eh!eh!eh!

Leia também:

Casal MiKix – Nossa trajetória semi-nômade

Estereótipos Canadenses | Será que tudo é verdade?

Costumes canadenses que eu adquiri

Como é trabalhar com canadenses

Dicas de produtos legais do/sobre o Canadá:

Maple SyrupLivro sobre o CanadáAlmofada bandeira Canadá

25 comentários em “Como são os canadenses?”

  1. Pingback: Costumes canadenses que eu adquiri - Mikix

  2. Pingback: Salário mínimo no Canadá | Tabela por províncias e territórios

  3. Pingback: Costumes australianos - Hábitos interessantes que adotei! - Mikix

  4. Oi, meu chamo Sara. Já pensava em mora no Canadá, pelas culturas e convívio. Comecei a conversar com um canadense já um tempo pelo Instagram, mas de um tempo pra cá estamos conversando sempre. Ele disse que quando puder iria vim para o Brasil, pelo menos para viajar, ele usa o tradutor para falar comigo. Sempre fala que sente minha falta, que quer me conhecer. Sempre quando dar ele fala comigo, mesmo que seja de pouco tempo. Eu disse a ele que penso um dia de ir para o Canadá, ele fala que o que puder irá me ajudar, pois tem sentimentos por mim.
    Sei que não pode me ajudar a saber se é verdade ou não. Só queria compartilhar e ver se alguém está passando por uma experiência como essa.
    Mas ele mora em Barrie, sei que não vai poder explicar muito sobre essa cidade.
    Obrigada! Abraços! Beijos!

    1. Oi Sara,
      Sempre bom ficar atenta, pois tem muita gente ruim na internet, né? Mas também tem muita gente bacana.
      Barrie é uma cidade pequena, próxima a Toronto…
      Espero que dê tudo certo para você.
      Beijos

  5. Minha filha está terminando o curso de geologia aqui e gostaria de saber se existe a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos para fazer o mestrado dela aí em Ontário. Será que vc poderia ajudá-la? Gratidão pela tua atenção, Neli
    PS. Ela tem um bom nível de Inglês e a prova do TOEFL

    1. Oi Neli,
      Eu acredito que há opções, mas sinceramente nem sei como ajudá-las.
      O ideal é procurar por professores na area nas universidades e ir tentando se vender, sabe?
      Minha cunhada conseguiu bolsa sanduiche em Ottawa assim.
      Abs

  6. Olá, tudo bem?
    Estou planejando minha ida para o Canadá. Acontece que os cursos que escolhi são na maioria em. Cidadesmuio pequenas…. Variam de 4 mil a 80 mil habitantes aos ou menos. São em Alberta. Você saberia me dizer algo de como é a vida nessas cidades minúsculas? Como é o transporte público, tem trem, ônibus? Qualquer informação irá me ajudar muito, obrigada! E parabéns pelo Blog!!

    1. Oi Mariana, Tudo bem?
      Geralmente as cidades pequenas tem uma ótima qualidade de vida, mas obviamente tem menos serviços de transporte publico e essas coisas…
      As vezes, as cidade são pequenas, mas são do ladinho de grandes centros, você pesquisou isso?
      Eu conheço mais a região de Ontario, vou ficar te devendo sobre Alberta 🙂
      Abs

  7. Oi Mi! Tudo bom?
    Estou interessada em fazer um intercâmbio no Canadá, estava pensando em Vancouver, mas preciso pesar o custo-benefício de outras cidades. Gostaria de saber mais sobre preços, o acolhimento, segurança, essas coisas.
    Espero sua resposta!! Abs!

  8. Oi tudo bem , conheci um canadense em um site de relacionamento , eles são sérios ou só querem amizades , diz que vai se mudar para o Brasil em outubro emfim muitas promessas , acha que devo esperar , ele diz gostar de me ter como amiga , mas não sei o que é amiga para eles , será que vai ter algo sério , obrigada.

  9. Já conheci alguns estrangeiros pela Internet, os canadenses são bem mais gente boa mesmo. Os norte americanos são um pouco mais fechados, mas depois de um tempo eles começam a ser mais receptivos também. Mas infelizmente parece que não é o caso dos povos europeus (franceses, suíços, britânicos, austríacos, suecos, alemães etc.). Tenho muita vontade de conhecer o velho continente, mas decepcionei com muitos europeus. Infelizmente esses são xenófobos ao extremo mesmo, é dito por muitos que os americanos são xenófobos, mas os americanos parecem não tolerar apenas quem está ilegal nos EUA. Já os europeus vêm com nojo e inferioridade latinos americanos. Eu por exemplo fiquei decepcionado de saber pela TV que árabes muçulmanos são muito melhor tratados que os brasileiros pelos ingleses e franceses.

    1. OI JOel,
      É complicado falar sobre isso, pois na verdade, tem pessoas de tudo é quanto é jeito nesse mundo. Algumas nacionalidades aceitam melhor que os outros a diferença, isso é verdade, mas não podemos NUNCA generalizar.
      Nós como brasileiros no exterior, temos que fazer nossa parte para sempre mostrar o melhor do Brasil… e mudarmos um pouco nossa imagem de mulher fácil, gente preguiçosa e bunda, que tanto se enfatizou por anos pelo mundo afora.
      Abs

  10. Meu inglês é avançado e consigo me comunicar normalmente com pessoas, mas as vezes preciso de ajuda para saber determinadas palavras. Penso em morar no Canadá algum dia pois sou da área de tecnologia ( programador, e num futuro designe), estou estudando muito para me qualificar e tentar uma boa vaga no Canadá, eu simplesmente adoro esse país (só pelas fotos) e espero não estar iludido, sendo que estamos em 2016 e seu blog foi criado por meados de 2004 hahahaha, espero que não tenha mudado muita coisa.

  11. Olá, Mirella!

    Obrigado por compartilhar suas experiências em Ottawa! Já estamos em 2015, e muita coisa deve ter mudado por lá, mas a forma como você descreve os lugares e a sociedade é muito interessante. E nós nunca estivemos no Canadá antes.

    Em tempo, estaremos nos mudando para Ottawa em 2016, para um pós-doutorado na uOttawa, de 12 a 18 meses.

    Abs.,

    Romualdo.

  12. Pingback: Remembrance Day no Canada

  13. Oi, Mirella!
    Meu nome é Luciana e moro no interior do Paraná.
    Tenho uma história de vida meio louca…..conheci um canadense pela internet, há mais ou menos 2 anos atrás e hoje estamos casados e felizes!!!!
    Mas, acontece que há grandes diferenças entre Montreal e interior do Paraná.
    Bem, esqueci de mencionar que ele largou tudo lá e veio morar aqui comigo….bem, com toda a minha família.
    Em fevereiro abrimos uma sorveteria, super linda, o sorvete é maravilhoso, mas o fato é que estamos em um período muito difícil…..6 meses de frio, dá pra acreditar? Não rigoroso, mas, chato o suficiente pra estragar a nossa venda.
    Então, François, meu marido, veio com a idéia de voltar para o CAnadá.
    Antes, ele trabalhava em uma empresa de fibra de vidro e ganhava o suficiente para viver bem, segundo ele, é claro!
    Sei que a valorização do trabalho lá é diferente, mas, tenho alguns medos como: não me acostumar, não fazer amigos, não conseguir emprego, blá, blá…e principalmente de deixar minha família!!!!
    Essa idéia está me deixando louca!!!!
    Gostaria de saber como foi seu período de adaptação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

testando