Rotorua Nova ZelandiaQuem estava com saudades do posts sobre viagem põe o dedo aqui… que a panelinha vai fechar ahahahah…

Hoje vou contar para vocês sobre o ponto altissímo da Ilha Norte da Nova Zelandia… a famosa Rotorua… para os íntimos, ela também é conhecida como “peidopólis”, devido ao cheiro constante de enxofre no ar 😕 .

Além de todas as atividades vulcanicas e geologicas do local, Rotorua é o local de maior influencia Maori do país. Para quem nunca ouviu falar, os Maoris são os primeiros habitantes das ilhas, acredita-se que eles chegaram na NZ entre os seculos IV e XIII atraves de canoas e eles nomearam Nova Zelandia de “Aotearoa” (Terra das Longas Nuvens Brancas). Dizem que eles vieram da Polinésia (inclusive a lingua é a mesma) e antes disso, eles se origaram no Hawaii… bacana, né?! Leia mais sobre os Maoris clicando aqui, ou tem fotinhos interessantes aqui.

Existe várias atividades para fazer na cidade… nós compramos no Rotorua Visitor Centre, um passe chamado Hot Deal – 5 Star Attraction (NZ$ 68.00 por pessoa) que dá direito a três passeios: Skyline Gondola, Te Puia e Polynesian Spa – segue abaixo as minhas opiniões sobre esses passeios…

Fizemos tudo em um dia… pois queriamos conhecer outras coisas nos outros dias…

Skyline de Rotorua
Começamos pela vista da gondola (foto acima)… que é bacaninha, mas nada imperdível. Posso afirmar com ABSOLUTA certeza que a Nova Zelandia tem outras vistas muito mais interessantes e imperdiveis que essa acima. Massssss… como estava incluso no pacote… a gente vai! 😉

O lago mostrado na foto é o “Lago Rotorua” (Bã… quanta originalidade ehehehe) e é o tema da musica Maori mais linda que ouvi durante nossa viagem ao país, podem perguntar a qualquer neozelandes se eles conhecem essa musica e eles vão dizer que SIM. A musica “Pokarekare Ana” conta a historia de amor entre Hinemoa and Tutanekai, um casal Maori de tribos diferentes que enfrentam suas familias e se unem para sempre (Romeu e Julieta ‘a la nova zelandia‘, mas com final feliz!)… eu recomendo ouvir e apreciar a voz dessa cantora:

Depois fomos na atração principal e IMPERDIVEL da cidade o parque Te Puia, apesar de altamente turistico, nós amamos ter ido! Além do passeio guiado e das apresentações Maori (cultura, dança e costumes), você ficará impressionado com as atividades geológicas do local, o vale termal Whakarewarewa possui muitos aguas ferventes, piscina de lama quente e os geysers que entra em erupção a cada meia hora (mais ou menos)… INCRIVEL!!! Fotinhos e videos que não me deixam mentir 🙂 :
Rotorua, Parque Te Puia
A “casa do encontro Maori“, um exemplo de onde e como as reuniões Maoris aconteciam. Nesse local é onde tivemos a apresentação Maori. Primeiro nossa “tribo” (os turistas) são levados ao encontro com o povo Maori… chega-se o lider Maori fazendo caras e bocas linguas de muito malvado e joga um ramo de folhas no chão, se nosso lider pegar, significa que chegamos em paz, do contrário… guerra! Mas nós estavamos em paz e fomos convidados a entrar na “casa de encontro” 😉
Rotorua, Parque Te Puia
Obs: Vá com uma meia bonitinha, pois é preciso tirar os sapatos para entrar.

E dentro da “casa de encontro” começam os shows com muita musica, dança, coreografia e canto… muito legal! É possível ver claramente a influencia polinesia em tudo…

Esse vídeo é um exemplo da Haka, grito de guerra dos Maori. Na época, cada tribo tinha sua própria Kaka, mas o mais famoso é o que o time de rugby da Nova Zelandia (All Blacks) catam em todo início de jogo.
Nas apresentações tem outros tipos de dança: romantica, coreografica e afins… youtube esta aí para isso, né?! 😉

O passeio guiado também é super interessante, pois além do guia ser muito cativante e engraçado, ele nos dá uma aulinha sobre a cultura, costumes e crenças Maori… Nesse passeio a gente também pode ver o Kiwi… para quem pensa que é a fruta se enganou, pois é a ave símbolo da Nova Zelandia que raramente é vista por humanos por ser um bicinho noturno e em extinção (achei um desenho no youtube bem fofo sobre a aventura de um kiwi, clique aqui).

E o passeio guiado também nos leva por todas as atividades geológicas… aqui eu sou vou mostrar os geysers:
Rotorua, Parque Te Puia e geyzer
De longe…
Geyzer de Rotorua
De perto…

E um videozinho rapido!

A dica que eu deixo é verificar os horários dos shows e dos passeios guiados para você planejar seu dia e as atividades que vai fazer… pleneje ficar umas 4 horinhas nesse parque.

E a noite… para relaxar… que tal o Polynesian Spa? Nada muito chique, bem gostosinho e cheio de turista oriental… afe! Ainda bem que mais tarde eles se foram e as piscinas de agua naturalmente aquecidas e terapeuticas ficaram somente pra gente 😉

E com o estomago nas costas acabamos a noite no Amazing Thai Restaurant, que é bom mas não amazing 😉