Visto canadense

O Canadá é um dos lugares mais bonitos e seguros para viajar ou estudar do mundo, mas para chegar lá, é preciso tirar um visto canadense, isto é um visto de turista, que chamamos de TRV ou uma autorização eletrônica de viagem chamada eTA.

Ambos os vistos podem ser solicitadas por conta própria ou via despachante especializado, o que hoje denominamos de consultor de imigração.

De forma simplista; o eTA é a maneira mais rápida e barata, desde que você entre no Canadá via aérea e já possua um visto americano válido ou já teve um visto canadenses nos últimos 10 anos. Do contrário, você terá que se aplicar para o visto de turismo canadense, o TRV, que é a maneira tradicional e completa, porém um pouco mais lenta e mais cara.

Vale também lembrar, que o visto do Canadá de turismo, assim como o eTA, dão direito a qualquer pessoa estudar no Canadá por até 6 meses, acima desse período, você precisará de um visto de estudante.

Mais detalhes de qual visto para o Canadá é o ideal para você, desça a barra de rolagem. 🙂

Realize seu sonho : passagem promocional para o Canadá!

Precisa de ajuda? Tire o visto com um consultor de imigração

Como tirar o visto canadense
Ottawa, capital federal do Canadá

Como tirar o visto canadense

.
Há vários tipos de visto canadense, mas nesse posts vamos ressaltar somente os vistos de turismo para o Canadá.

Assim como qualquer lugar do mundo, o visto não garante a entrada no país que irá visitar, então a decisão final será sempre do oficial de imigração, aquela pessoa que analisa seus documentos quando você chega no destino.

Clique para ir direto ao assunto:



Viajando de Air Canada

Roteiros para viajar pelo Canadá:

2 dias em Toronto
1 dia em Niagara
2 dias em Montreal
1 dia em Ottawa
5 Dias em Vancouver


Tipos de Visto Canadense de Turismo

eTA Canadá (autorização eletrônica de viagem)

O que é a eTA:

A eTA é uma autorização de viagem emitida eletronicamente pelo governo canadense para visitantes que chegam no Canadá via aérea e que também possuem um visto válido para os Estados Unidos ou já teve um visto de turismo canadense nos últimos 10 anos.

O  eTA entrou em vigor em 2017 e vem sendo a forma simples, rápida e barata de como tirar um visto canadense.

Quando seu eTA for aprovado, não haverá nenhum adesivo ou documento acoplado fisicamente no seu passaporte. Portanto, todos os dados já estarão eletronicamente associados e os oficiais de imigração terão acesso a tudo isso.

Dito isso, recomendo sempre imprimir o documento da eTA que você recebe por email quando ele é aprovado.

Brasileiros que forem chegar no Canadá via terrestre ou marítima, precisarão do visto canadense de turismo (TRV).

>> RESTRIÇÃO: O eTA é válido somente para quem entra no país a primeira vez via aérea!

Se você entrar primeiramente no Canadá via aérea com o eTA, dentro do período de 6 meses, você pode viajar para os Estados Unidos via terrestre ou marítima e reentrar no Canadá sem precisar do TRV – Mais detalhes nesse artigo.

Quem pode se aplicar para o eTA

Já falamos sobre isso anteriormente, contudo, deixo aqui em destaque novamente:

  • Brasileiros que possuem um visto válido de turista para os Estados Unidos, OU Brasileiros que já obtiveram um visto canadense nos últimos 10 anos.
  • Brasileiros que forem fazer sua primeira entrada no Canadá via aérea.

O eTA permite que um visitante estude no Canadá por no máximo de 24 semanas e em nenhuma hipótese é permitido trabalhar.

Validade e tempo de permanência – eTA Canadá

Uma vez aprovado, seu eTA do Canadá será válido por cinco anos ou até que seu passaporte expire – o que ocorrer primeiro. Sendo assim, pode viajar para o Canadá quantas vezes quiser, desde que seu eTA permaneça válido.

>> ATENÇÃO: Sempre que renovar seu passaporte, o eTA precisará ser renovado.

O tempo de permanência com o eTA no entanto, é restrito por até 6 meses ou a data que o oficial de imigração carimbar no seu passaporte, se nada for carimbado, pode permanecer no país por até 6 meses.

Quanto custa o eTA Canadá

O eTA canadense custa C$7 (dólares canadenses) por aplicação e mesmo viajando em família, as aplicações precisarão ser feitas individualmente.

O pagamento deve ser feito por cartão de crédito, visa ou master card.

Como solicitar a eTA

A maravilha da eTA é que além de barata, caso você tenha algum tipo de conhecimento de inglês você mesmo pode solicitar por conta própria online.

Para facilitar sua vida, acesse o guia de como solicitar a eTA Canadá que fiz no Viajoteca, com vídeo tutorial e tradução de cada tela.

O que precisa ter em mãos para tirar o visto o eTA Canadá:

  • Passaporte válido.
  • Visto americano válido e/ou dados do visto canadense dos últimos 10 anos.
  • Cartão de crédito que possibilite transações internacionais

Tempo de processamento da eTA

O tempo máximo de processamento da eTA é de 72 horas, mas muitas aprovações são finalizadas em alguns minutos. Meu irmão, por exemplo, teve a eTA aprovada em 10 minutos! Uma beleza!

Caso sua aplicação não seja aprovada em 72hs, mande uma notificação para a imigração via IRRC Web Form .


Nunca embarque sem um seguro viagem, faça sua cotação hoje mesmo!

E se precisar de seguro viagem para estudante no Canadá, fale comigo!


Visto de turismo para o Canadá (TRV)

O que é o TRV – Visto canadense

O TRV ou Temporary Resident Visa (visto de residente temporário) é como chamamos o visto canadense de turismo. Sendo assim, ele é o visto mais completo para quem quer viajar para o Canadá, pois permite a entrada no país sem restrições.

Quem pode se aplicar para o TRV:

Qualquer cidadão brasileiro que queira viajar para o Canadá pode solicitar o visto para o Canadá para turismo.

Dessa forma, você pode se aplicar por conta própria online através do website do governo canadense ou com apoio de um despachante!

Claro que a coisa não é tão simples assim, certamente você terá que demonstrar vínculos com o país de origem, declarar que tem condição financeira de viajar para o Canadá e demonstrar que tem a intenção de retornar ao Brasil depois da viagem concluída.

>>> DICA: Caso o aplicante possua o visto americano válido, os dados financeiros não precisarão ser comprovados!

O TRV permite que visitantes estudem no Canadá por até 24 semanas sem precisar de um visto de estudante e em nenhuma hipótese é permitido trabalhar.

Validade e tempo de permanência do Visto canadense

É importante ressaltar que a prática do visto canadense é diferente do visto americano.

Isto é, o visto americano de turismo geralmente tem validade de 10 anos independente da data de expiração do passaporte. Por exemplo, na imigração americana você pode apresentar o novo passaporte associado ao passaporte vencido com o visto válido, e poderá entrar normalmente no país.

Enquanto no Canadá, apesar do visto canadense (TRV) poder ter validade de até 10 anos, ele sempre será limitado à validade do seu passaporte em uso. Por exemplo, se você se aplicar para o TRV e seu passaporte for vencer daqui 12 meses, o visto terá validade igual a data de expiração do passaporte, vencerá em 12 meses.

Você pode viajar para o Canadá inúmeras vezes com o mesmo visto canadense, desde que seu TRV permaneça válido. O tempo de permanência no entanto, é restrito por até 6 meses ou a data que o oficial de imigração carimbar no seu passaporte, se nada for carimbado nada, pode permanecer no país por até 6 meses.

>> DICA: Sempre verifique no website do governo canadense  o tempo de processamento atual.

O tempo de emissão do visto canadense TRV varia, mas a média é de 15 dias a partir da data de solicitação.

É possível pedir a extensão do seu visto estando no Canadá, faça isso com pelo menos 30 dias de antecedência a data de sua expiração, mas recomendamos entre 90 e 60 dias.

Preço do visto canadense e biometria

A taxa do TRV é C$100.00 (dólares canadenses) por pessoa ou C$500.00  para famílias de 5 ou mais pessoas. Além disso, tem o valor do trâmite do correio, da biometria e do despachante (caso contrate alguém).

Toda pessoa entre 14 e 79 anos terá que fazer a coleta biométrica, impressões digitais e digitalização facial.

A coleta da biometria é obrigatória desde dezembro de 2018 e tem um custo adicional de C$ 85.00 por pessoa ou C$ 170.00 para família de 2 pessoas ou mais. Caso o aplicante tenha a biometria válida dentro do sistema do governo canadense, ela só precisa ser renovada a cada 10 anos.

As taxas não são reembolsáveis e os valores podem mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

Como solicitar o Visto canadense

O visto canadense pode ser aplicado online por conta própria ou com apoio de um despachante!

Para facilitar sua vida, elaboramos um guia passo a passo de como solicitar o TRV online com tradução de cada tela.

Lista básica de documentos para solicitar o visto canadense:

  • Formulários devidamente preenchidos e assinados.
  • Duas fotos iguais e recentes no tamanho 3×5.
  • Passaporte válido.
  • Prova de recursos financeiros. Exemplo: último imposto de renda com o recibo de entrega, três últimos holerites, contrato social e extratos bancários/aplicações.
  • Se for a negócios, apresente carta do empregador indicando a duração, natureza dos negócios, e empresa a ser visitada.
  • Para visitar parentes, apresente carta-convite juntamente com cópia do documento do status de imigração da pessoa que você vai visitar.
  • Se for estudar por menos de 6 meses, apresentar o LOA (Carta de Aceitação da escola).
  • Cartão de crédito que possibilite transações internacionais

Depois do processo ser encaminhado online a transmissão final é feita via CVAC, empresa mediadora entre aplicantes e o Canadá.

Tempo de processamento do Visto canadense – TRV:

O tempo mínimo de processamento médio do visto canadense é de 15 dias depois que você submete a aplicação. Contudo, recomendo acrescentar o tempo de trâmite de envio e transmissão do visto feito pelo CVAC.

A dica é aplicar para o visto de turismo para o Canadá com pelo menos 60 dias antes da viagem.

É recomendado que a passagem aérea, os hotéis e ingressos sejam adquiridos somente depois do visto aprovado.
.

Visto de trânsito para o Canadá

O visto de trânsito oferece permissão temporária para transitar no Canadá por até 48 horas e seu principal objetivo é facilitar a vida de quem vai fazer conexão com escala Canadá, mas tem outros países como destino final.

O visto de trânsito para o Canadá não permite a saída do aeroporto e vale somente para trânsito aéreo.

Apesar do visto “não ter custo”, você precisará apresentar o itinerário detalhado da viagem, prova de recursos financeiros, e possivelmente precisará coletar biometria (que tem custo) e de transmissão do CVAC.

>> DICA: Se tiver um visto americano válido ou um visto canadense válido nos últimos 10 anos, mais fácil se aplicar para o eTA!

A validade do visto de trânsito é de  48 horas e o tempo médio de emissão são 15 dias.

FAQ sobre o visto canadense

Relacionei abaixo algumas das perguntas e respostas que sempre recebo sobre o visto para o Canadá, espero que ajude:

1. Tenho visto americano, preciso do visto canadense para viajar para o Canadá?

O Canadá e os EUA apesar de vizinhos, são países diferentes, dessa forma, o processo de imigração também é diferente.

Caso você possua um visto de turismo válido para os Estados Unidos e sua primeira entrada no Canadá for via aérea, você só precisará do eTA – um processo super rápido, prático e barato para “garantir” sua entrada no Canadá.

Clique aqui para saber como se aplicar para o eTA. 

2. Tenho o visto canadense, posso viajar para os EUA com ele?

Os dois países não compartilham o processo de visto, dessa forma, para entrar nos EUA você precisará de um visto americano.

O visto canadense (TRV) ou o eTA só permite entrada no Canadá.

4. O que é o CVAC ou VFS?

Os Centros de Solicitação de Vistos do Canada (CVAC) foram estabelecidos para prestar apoio administrativo ao Governo do Canadá para as solicitações de vistos no Brasil.

A cVAC é operada pela VFS Global e TTServices e tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre.

Você pode contratar um serviço de despachante para te ajudar com a documentação do visto canadense, pode se aplicar por conta própria ou ter apoio da cVAC para verificar a documentação apresentada e posteriormente fazer a transmissão da aplicação.

5. Posso estudar no Canadá com visto de turista?

Qualquer pessoa pode estudar no Canadá com visto de turista ou com o eTA por um período máximo de 6 meses. Porém, se sua intenção for de permanecer estudando por mais tempo, é preciso solicitar o visto de estudante.

5. Como é passar pela imigração no canadá?

Tendo em mãos toda documentação exigida, raramente haverá problemas na imigração canadense.

Documentos obrigatórios:

Documentos suplementares – mostre esses documentos somente se o oficial pedir:

  • Endereço do local que estará hospedado
  • Seguro Saúde (recomendável para visitantes e obrigatório)
  • LOA (Carta de Aceitação – somente para estudantes) ­
  • Bilhete aéreo com data de retorno
  • Comprovantes do valor que você terá para ficar durante sua permanência no Canadá (saldo bancário, traveller cheques, saldo do cartão de crédito, saldo do Visa Travel Money e/ ou dinheiro em espécie).

Mais dicas de como passar na imigração no Canadá, clique aqui.

Torne seu sonho realidade : passagem promocional para o Canadá!

Visto Canadense - vôo de São Paulo a Toronto
Telinha do assento do vôo da Air Canada de São Paulo a Toronto

Conclusão

Espero que tenha aproveitado essas dicas sobre o visto canadense e tenha entendido a diferença entre o eTA e o TRV.

Qualquer dúvida estou a disposição nos comentários desse post e se quiser fazer intercâmbio no Canadá, fale comigo.

Leia também:

Exemplo de carta convite para o Canadá

Motivos para não morar no Canadá | 8 Razões para considerar

Salário líquido no Canadá – como calcular!