No último dia 24 de Agosto, comemoramos 8 anos de vidinha no exterior… e mesmo com todas as idas e vindas, nós sempre estivemos aqui no Canada, esse país que nos recebeu de portas abertas (Thank God!).

A idéia desse post não é ressaltar os prós e contras, que já comentei no post da comemoração dos 5 anos de Canada… hoje vou falar de como foi essa trajetória numa perspectiva de casal, do que eu e o Kiko vivenciamos nessa jornada.

Pois é… em 2000 quando anunciei ao meu chefe que estava me deslingado da empresa e embarcando para o Canada, ele abriu um olhão e disse?! “Mas você vai mesmo?“. Achei estranha a pergunta já que ele tinha passado por experiência no exterior etc e tal… Foi quando ele disse: “Mirella, não quero ser chato, mas você sabia que 50% dos casais que mudam-se para o exterior se separam? E esse foi o motivo da minha separação.”… Ele completou: “Olha… não viva sua vida no exterior em função de seu marido, corra atrás do que você gosta e não se acomode, viu!?

Naquele momento, fui eu quem o olhei com aquele olho arregalado. Mas dei aquele sorriso colgate e toquei o barco… glup! (engolindo a saliva…).

Passado esses 8 anos, devo confessar que de certo modo meu ex-chefe estava correto… pois são muitas as provações que um casal passa ao decidir mudar-se de mala e cuia para outro país e se a decisão da mudança não for algo pensado e desejado pelos dois, a chance de tudo desabar é enorme. Pois apesar do novo ser algo que deixa todo muito com frio da barriga, muita adrelina correndo na veia e muita correria para que tudo saia certinho, isso tudo deixa a gente meio estressado e há momentos (vários momentos) que a gente se pergunta: “mas o que foi que eu fiz, estava tudo certinho lá no Brasil!“.

Ao contrário dessa estatística dos 50% (que eu não sei de onde veio 🙂 ), meu relacionamento com o Kiko cresce cada dia mais forte… sinceramente, eu não sei como estaríamos se tivessemos ficado no Brasil (isso é impossível concluir), mas aqui, longe de tudo e todos, fez com que nos tornassemos mais cumplices, pois contamos um com o outro para TUDO… além de marido, ele é meu melhor amigo e confidente, é aquele que me entende quando preciso explicar alguma coisa, ou que me dá “puxões de orelha” quado começo a desanimar… as vezes fico preocupada com essa mutua dependencia… mas, por outro lado, é assim que somos felizes e é assim que crescemos juntos.

Não existe dica para se dar a um casal que pretende mudar-se de país, mas eu acredito que o importante é pensarem juntos e buscarem algo maior juntos… sempre juntos e sempre com o mesmo objetivo comum… obstaculos pelo caminho sempre aparecerão, mas isso também os fará mais fortes e unidos.

Update (Set. 4) – Hoje estamos comemorando 9 anos de casamento!!!!!! Parabéns pra gente!

Leia também:
Apartamento novo ou Canada??? (Janeiro/04)
Chegamos no Canada… e agora? (Abril/04)
Fases Canada (Junho/04)
Fases Canada… simplificadas (Marco/07)
Comportamento – mudanca de pais (Ago./05)
Amizade pos imigracao (Out./05)
Amizade pos imigracao II (Maio/07)
4 anos de Canada (Ago./04)
5 anos de Canada (Ago./05)