Se você entende um pouquinho de inglês e está pensando em visitar ou estudar na Australia, vai reparar que muitas vezes as pessoas se referem ao país pelo nome “Down Under”.

Mas por que? De onde veio isso? Há uma explicação lógica? Aqui no Globo Reporter, ops… o blog Mikix explica 🙂 .

Primeiro, vamos falar sobre o nome Austrália, que é derivado da palavra “Terra Australis” no latim, que significa “terra do sul”, e que na antiguidade era conhecido como Terra Australis Incognita!

Sei que está pensando: “Ich… tá complicado!!”, mas eu digo “Calma, amigo leitor!“, nós vamos chegar lá, seja forte e continue…

Um pouquinho de história

O nome Terra Australis Incognita surgiu com os geógrafos gregos da antiguidade que sabiam que a Terra era esférica e para equilibrar essa massa, deveria existir algo ao sul do equador.

Por um período na Idade Média, a insistência da Igreja de que a Terra era plana, levou a completa erradicação das crenças em um continente do sul (aquele momento que a burrice se propaga e qualquer semelhança com nossa atualidade espero que não seja verdadeira! Sim, meu amigos, ainda tem gente que acredita que a terra plana e a Australia não existe, papo para um próximo post!).

Mas graças aos anos de exploração marítima durante os séculos 15 e 16, houve a confirmação da forma esférica da Terra!!! (clap clap clap).

Quando Bartolomeu Diaz, em 1478, cruzou o Cabo da Boa Esperança e depois Fernão de Magalhães, em 1520, chegou no pacífico pela América do Sul, a busca por este continente desconhecido voltou a tona.

E enfim, os navegadores Abel Tasman (holandês) e James Cook (inglês), chegaram lá (aqui) e a tal “terra desconhecida” se tornou conhecida. Na verdade, ela se transformou em dois continentes menores; Antártica e Austrália/Oceania.

O nome Australia foi batizado pelo explorador britânico Capitão Matthew Flinders, primeiro capitão a circunavegar toda ilha entre 1801 to 1803. E o então pedaço de terra deixou de se chamar “New Holland” ou “Terra Australis” e passou a ser AUSTRALIA.

Fonte: Oxford Reference

Australia … Down Under

De volta à questão, por que eles chamam Australia de Down Under!

Vamos lá, se você já viu um globo terrestre, notará que a Austrália fica abaixo do equador (assim como o Brasil), posicionando-o “abaixo” de muitos outros países do mundo, e em inglês a tradução de “Down Under” é “abaixo” ou “embaixo de”. Entendeu?

Segundo o wikipedia, o termo “Down Under” vem sendo usado desde o final do século 19.

E isso é tudo para o nome Down Under! No more! Nada más! That is it! Simples e objetivo, Australia é a a terra que fica embaixo “da gente” (gente = europeus, que se achavam o centro do mundo).

E uma das formas de confirmar que essa expressão é usada pelos nativos (risos), escuta a música “Down Under” da banda australiana Men at Work, um clássico do rock dos anos 80! E praticamente o segundo hino do país!

Refrão: “Do you come from a land down under
Where women glow and men plunder
Can’t you hear, can’t you hear the thunder?
You better run, you better take cover”

Down Under, Man at Work

Curtiu esse post? Compartilhe no facebook, deixe um comentário, mande sugestões! Fala comigo 🙂

Leia mais aqui no Mikix:

Australia Day, será que devemos celebrar?

Razões para morar em Brisbane e ser feliz!

(Quase) Todos os posts do blog sobre a Australia



Booking.com