Não vou me prender declarando nosso amor a viagem que fizemos pelo Japão, pois isso já fizemos no post: “Nossos dias no Japão…”. Esse artigo, tem o objetivo de ser mais prático e rápido, dividindo com vocês nosso roteirinho de 15 dias pelo Japão. Então vamos lá:
Templo Fumishi Inari em Quioto
Toris do templo Fumishi Inari em Quioto

.:. Japão: Roteiro para 15 dias .:.

Dia 1 – Voo pela Jetstar Gold Coast (Australia) > Osaka. Trem direto para Quioto, chegada a noite (leia mais sobre o JR Pass)

Dia 2 – Dia 1 em Kyoto pelas montanhas do leste em (Validação do JR Pass) – leia mais.

Dia 3 – Bate-e-volta à Nara

Dia 4 – Bate-e-volta a Hiroshima

Dia 5 – Dia 2 em Kyoto, pelo arredores (região de Arashiyama e  templo Fumishi Inari)

Dia 6 – Kyoto > Takayama (trem) … final da tarde voltinha em Takayama, banho no onsen do ryokan* e jantar tradicional no ryokan

(* Ryokan = hotel tradicional japones)

Dia 7 –  Bate-e-volta à Shirakawa-go logo pela manhã de onibus, meio da tarde mais passeio por Takayama e jantar para experimentar o Hida beef (melhor carne que já comi na vida!)

Dia 8 – Takayama > Tokyo (trem)

Dia 9 – (domingo) região de Harajuku & Shybuya

Dia 10 – Asakasa, Senso-ji e barquinho para Odawara

Dia 11 – Museu Nacional de Toquio e Luta de Sumo

Dia 12 – Bate-e-volta a Hakone (Mt. Fuji)

Dia 13 – Palácio Imperial e Ginza

Dia 14 – Mercado de peixe +  Roppongi shoooping + região de Harajuku (voltei porque eu amei!)

Dia 15 – Ueno park para encontrar os amigos Fernando e Erika … volta a Australia Tokyo > Gold Coast (voo noturno)
Templo Fumishi Inari em Quioto
Ruazinha de Takayama

.:. O que eu faria diferente .:.

– Ficaria menos tempo em Tokyo, gostei bastante de lá, mas chegou uma hora que me cansei de estar na cidade grande e queria voltar para algo mais aconchegante (risos). Mas isso é bastante pessoal, já que se alguém quiser ficar os 15 dias em Tokyo, vai arranjar coisa para fazer por lá ou na região.

– Numa próxima visita ao Japão, com certeza exploraria com mais calma a região de Takayama, que tem tantas cidades pequenas para visitar, e elas são acolhedoras e com a carinha tradicional do Japão.

– Hiroshima foi o passeio que mais me surpreendeu, foi a grande surpresa da viagem!!! Achei que depois da visita, fosse ficar triste e melancolólica, mas sai de lá cheia de esperança de um mundo melhor… inexplicavel! Sem dúvida deve entrar em qualquer roteiro de viagem ao Japão.

– O que me decepcionou; o Mt Fuji (risos), ele é lindo e o admirei pela janela do nosso quarto por 3 dias, mas quando fui lá “visita-lo”, não vi nem um pedacinho dele. Apesar de saber que isso poderia ter acontecer (quase 99% de chance eheheh), quase morri de tédio durante os passeios por Hakone sem ter o Fuji no cenário… Depois eu conto sobre “O Dia que o Mt. Fuji me passou a perna”.

– Hoje acho que incluiria Nikko num bate-e-volta de Toquio, mas na época achamos melhor explorar a cidade com mais calma e sem pressa.

.:. Quais hoteis escolhemos em Quioto e Toquio .:.

Escolher hoteis em Quioto e Toquio foi tarefa árdua, pois quando o assunto com localização x preço no Japão, na maioria das vezes, uma coisa combina com a outra… dessa forma, resolvemos mesclar e gostamos das nossas opções. Veja abaixo como ficamos:

– HOTEL EM QUIOTO: escolhemos o Citadines Karasuma-Gojo Kyoto, do lado da estação de metrô Gojo (ou seja, 2 linhas de metro da estação central). Na época pagamos cerca de US175 p/n (sem café da manhã). Apesar do hotel não ser ali no buxixo, nós conseguimos fazer muitas coisas a pé e recomendo o custo x benefício – inclusive íamos todas as noites para o Pontocho a pé. Sendo Japão, achei que o quarto tinha um bom tamanho e não nos sentimos apertados em nenhum momento. Já tínhamos nos hospedado nessa mesma rede de hotel em Xian e mais uma vez eles não nos decepcioram.

– HOTEL EM TOQUIO: se descobrir onde ficar em Quioto foi uma tarefa complicada, em Toquio a situação foi dramática (risos). A cidade é gigante e quanto mais eu lia, mais dificuldade tinha para decidir qual bairro me hospedar… o jeito foi apelar para o sonho de acordar olhando o Fuji e usar nossos pontos de fidelidade, e então optamos pelo Hyatt Regency Tokyo, em Shinjuku.
Como eu queria os quartos renovados e com vista para o Mont Fuji, o preço foi lá para a estratosfera, acho que cerca de US450 p/n, mas como tínhamos pontos, conseguimos 3 noites de “graça” e pagamos as outras 4, então o preço voltou a se encaixar no nosso orçamento 🙂 . O hotel é excelente, mas bem grandão e cheio de gente, não compre com café da manhã, pois aos finais de semana, a fila é indecente e tem um starbucks ali do lado que quebra bem o galho. A localização também é ótima, o tamanho do quarto generoso e eles oferecem transfer do hotel para a estação central a cada meia-hora, mas nós fazíamos esse percurso a pé numa boa também. Adorei a região e tive a sorte de ver o Fuji da janela 2 dias bem cedinho (já pelo meio da manhã, ele costuma sumir entre as nuvens do vulcão). Na nossa próxima viagem a Toquio, eu ficaria em algum lugar entre os bairros Omotesando e Shibuya, mas Shinjuku com certeza seria minha segunda opção pela facilidade de estar do lado da maior estação de metro/trem de Toquio e pelo bairro ser bem orientado a negócios e ter várias opcões de hoteis…

Continue lendo os posts da nossa viagem ao Japão:

Nossa declaração de amor ao Japão

2 Dias em Quioto / Kyoto