Parece que foi ontem que chegamos no aeroporto de Guarulhos e embarcamos em um voo só de ida para Toronto, uma cidade que nunca havíamos visitado e nem tínhamos ideia de como seria.

Na verdade, com 23 anos, eu não tinha ideia de muita coisa, só sabia que o mundo parecia imenso e amedrontador, mas hoje, sei o quanto ele é pequeno, interconectado e as vezes desesperador!

Nunca planejei ficar longe do Brasil por tanto tempo e muito menos que fosse me sentir em casa em tantos lugares.

Foram muitos altos e baixos nessa jornada de 20 anos no exterior! Alguns episódios me mostraram o quanto sou forte e resiliente, e outros, o quanto sou frágil e preciso de apoio.

O maior privilegio de ter optado por essa vida foi a oportunidade de ter conhecido pessoas que mudaram meu modo de enxergar o mundo e isso me deu base para construir uma vida dentro do que eu acredito, me sinto bem e sou feliz.

Estranho estar “comemorando” duas décadas este ano, 2020 está sendo uma grande meleca! Começou bem… mas tudo foi se dissolvendo. Confesso que nunca me senti tão sozinha. Sei lá, uma sensação de vazio, impotência e não pertencimento.

Sou conhecida por ser forte, imbatível, pau para toda obra e meio Fenix, e acho que sou tudo isso mesmo! Raramente peço ajuda, aliás morar fora exige que a gente crie um casco de proteção e também de autodefesa, pois logo cedo aprendemos que se você não for atrás por conta própria, ninguém vai fazer isso por você! Até porque, criar uma rede de apoio além de ser difícil é demorado, e no nosso caso, que estamos sempre mudando de “casa”, fica ainda mais complicado.

Acho que 2020 não está sendo bom para ninguém. Então deve ser normal sentir essa angústia e incerteza.

Independente dessa autorreflexão, sou muito grata por toda essa experiência no exterior e muito feliz por ter ao meu lado alguém para caminhar de mãos dadas e encarar o mundo de frente e sem medo!

Não sei o que o futuro me reserva, mas tendo o Kiko ao meu lado, sempre vai ser mais suave, engraçado e seguro.

 

Leia também:

4 anos de Canada
5 anos de Canada
8 anos de Canada
10 anos de Canada
13 anos de Vida no Canadá e pelo mundo… 
Nossa trajetória ao longo desses 20 anos