A Order of Canada acabou de nomear seu novo membro, o médico, Dr. Henry Morgentaler.
Agora você me pergunta, mas onde esta a confusão??? Veja abaixo a explicação:
– Order of Canada: é o principal sistema de reconhecimento de indivíduos do Canada. Basicamente, uma medalha oficial do estado de “Honra ao Mérito” a pessoas que contribuiram de forma exemplar a comunidade e a nação, pessoas que fazem a diferença. O lema da Order of Canada é “DESIDERANTES MELIOREM PATRIAM” (Eles merecem um país melhor) .
– Dr. Henry Morgentaler: médico, 85 anos, judeu polones (sobrevivente de Auschwitz) e mudou-se para o Canada em 1950. Como médico, sua luta sempre foi pela segurança das mulheres que optavam pelo aborto, isso desde a época em que o aborto não era permitido por lei no Canada (A liberação do aborto aconteceu somente em 1988).
– Confusão: O “aborto” sempre foi um tema controverso, isso não é novidade… Agora, imagina o “Pai da Legalização do Aborto” ser condecorado com o título de honra mais importante do país… pronto… a confusão começou.
Da mesma forma que sua nomeação é motivo de alegria para muitas pessoas, para outros (principalmente religiosos) é motivo de tristeza e decepção… Muitos membros de igrejas (incluindo a Católica) devolveram suas medalhas recebidas ao longo dos últimos 35 anos, alegando que não querem fazer parte do mesmo grupo de Dr. Henry Morgentaler.
– Minha Opinião: não sou contra o aborto, acredito que as mulheres devam ter a opção de fazer o que desejarem com seu próprio corpo. Porém, daí a concordar com essa nomeação… well… eu acho que foi uma escolha sem necessidade, a honra deve ser dada a pessoas que a grande maioria população concorda, esse tipo de “confusão”, não enobrece o país… será que estou ficando chata e cri-cri? ahahah…
E você, o que pensa disso?
Update – 16/Julho: Percebi que nos comentarios, as pessoas estão se manisfestando se são a favor ou contra o aborto. Esse não é o foco desse post e sim ressaltar a controvérsia do Canada ter honrado um dos médicos que mais mais lutou pela legalização do aborto no país. Abs e inté!
15 Comentários
bom eu naum sou contra nem a favor,
reflita:de q adianta uma pessoa por uma vida nesse mundo para maltratala prefica q a tire antes para q naum sofra depois...........
Sou contra o assassnato de pessoas em qualquer idade. Abortar é matar.
Não sou religioso, e sou 100% contra o aborto.
Acho que o Dr. Henry, sendo alguém que escapou de Auschwitz, deveria ter um pouco mais de respeito pela vida.
Concordo que a mulher tem o direito de decidir o que fazer com o próprio corpo, mas no caso do aborto ela não esta a decidir sobre o próprio corpo mas sim sobre o direito a vida de um outro ser Humano (nesse caso o próprio filho).
O que eu penso??? Intolerancia!!! Mesmo com um trabalho tao controverso, ele lutou bravamente por ele. E se o fez de forma tao correta ao ponto de merecer a honraria, que a receba. Nao se pode discriminar o cara (olha o respeito com o pequeno) unica e exclusivamente pl fato dele fazer algo contra meus principios!
Esqueci de dizer que sou a favor do aborto e como você mesmo disse, acho que as mulheres devem ter o direito de decidir o que fazer com o próprio corpo.
Bju
Confusão mesmo! O aborto sempre será motivo de discórdia, né? Aqui em Portugal teve até referendo para ver se a lei de liberalização do aborto passava ou não, o ano passado foi a segunda vez q fizeram o referendo e dessa vez passou, imagina, o Canadá desde 1988e em PT em 2007.
Acho que se é um prêmio para melhorar o país, deve ser dado a pessoas que sejam "queridas" pela maioria sim, na minha opinião, afinal, um país é representado pela sua maioria, não é mesmo?!
Bjo enoooorme pra ti!!!!
Mais uma polêmica!!!
Sou contra o aborto e tb achei estranho a medalha de honra ao Dr. Henry. Aposto que tem gente que merecia mais.
Mas não achei sensato a decisão dos outros homenageados em devolver a medalha.
bjinhos
Poxa, concordo com a Ju K aí em cima... Tbm sou cristã e o aborto pra mim não é opção mas existem situações e situações, né? De qualquer forma, como profissional da saúde (marromeno, né? que eu odeio... rsrsrs) tbm tenho que defender o direito ao cuidado, à saúde, à sobrevivência.
Mas acho que talvez a nomeação tenha sido polêmica e pudesse ter sido evitada. Podiam arrumar um outro tipo de homenagem pra esse médico.
Beijinho
Ps.: vc gosta de uma polêmica, hein? Vixe!
Mesmo contrário a opinião de muitos, ele contribuiu sim para a nação. Esses participantes que devolveram a menção deveriam pensar mais globalmente ao invés do próprio umbigo. Beijus
Eu imagino a confusão que deu e o porque da devolução das medalhas pelas pessoas.
Sou a favor da vida, sim. Acho q as pessoas são livres pra decidir o que é melhor para elas. Mas acho, principalmente, q toda decisão deve vir acompanhada da pergunta: como minha decisão afeta o outro?
Isso vale em qualquer situação da vida. E para mim, como católica, acredito que ela deve ser considera também com relação à vida do feto. Sou contra o aborto.
Se no país a discussão sobre o aborto é intensa e não resolvida, talvez não tenha valido a pena...não sei. Mas como alguém disse em algum post, outras pessoas que também não eram bem vista por todos, devem ter sido presenteadas com a medalha.
Bom, vc sabe que sou a favor da vida, né?? Já escrevi vários posts sobre isso, então acho que não precisavam ter dado essa honra p/ esse médico em especial. Se eu tivesse uma medalha igual a dele eu tb ia querer devolver. Eu, hein???
Concordo com você, independente de ser a favor ou contra o aborto, acho que uma questão tão polêmica não podia entrar nesse tipo de instituição.
Mas também não é o fim do mundo, né? Quer dizer, não é que eles estejam dizendo: "oba, aborto, queremos mais!!!" Eles deram um prêmio pra um cara que, sem dúvida, salvou vidas de mulheres que, sem ele, teriam conseguido o mesmo resultado por meios bastante arriscados.
Beijo,
K.
PS: BTW, sou terminantemente contra o aborto, em qualquer hipótese.
então, sou cristã e não faria um aborto. mas essa é minha escolha. quem escolhe abortar tem o direito de fazer isso com segurança. isso é democracia. cada um manda no seu corpo. abortos são milenares e continuarão a existir provavelmente por mais centenas de anos, muitas mulheres (no brasil leia-se pobres, q rico aborta em clínica chique) morrem durante abortos clandestinos. garantir a vida delas é menos importante que a vida dos fetos? creio q não. lutar pela vida delas é tão heróico qto lutar pela vida dos fetos, não é? o tema é confuso, mas para mim vale a luta pela vida, seja dos fetos, seja das gestantes. condenar o aborto nunca salvou uma só vida, aliás os radicais pró-life já explodiram várias bombas em clínicas de aborto, e machucaram (talvez mataram não tenho dados) pessoas q trabalham nelas. será q são mesmo pró-life? outra coisa: o aborto é considerado crime e pecado pq só mulher engravida, se homem engravidasse era capaz de virar sacramento... bom, esta é minha humilde opinião, pelo menos hoje...abçs
ps: só para deixar bem claro:sou contra o aborto mas a favor da vida das mulheres e da democracia.
Eu concordei com o prêmio pois se o Canadá se tornou a primeira nação do hemisfério norte a não ter legislação contra o aborto, isso foi fruto do trabalho do Dr. Morgentaler. Tem gente que reclamou sim mas a maioria apoia a decisão - a CBC fez uma enquete e a maioria concordou (tá certo que a minoria era um numero elevado, mas tudo bem...).
Eu acho que foi bom pra trazer o assunto à tona pra ver se o povo acorda para o fato de que dois membros do partido conservador entraram com projetos de lei no parlamento que podem levar à perda da descriminalização do aborto. E tem também o fato de que em algumas provincias (PEI, por exemplo), a prática não está disponível.
Tem muita gente que ganha a Ordem do Canada que ninguém nunca ouviu falar ou que nem todo mundo gosta...
Caramba Mi, que confusão!
Olha, eu como vc tbm não sou contra e nem a favor do aborto, achoq ue cada um sabe de sim, mas com certeza esse prêmio foi um pouco demais para a população de um modo geral. Acho que foi realmente desnecessario.