Bandeira da Dinamarca Eu ainda não acredito que pisei em Terras Dinamarquesas. Fiquei tão emocionada quando cheguei!!! Eu sei que parece bobagem, mas depois de tanto ouvir que meu tataravô veio da Dinamarca para o Brasil no século XIX, é difícil conter a emoção e de ser a primeira da minha família a por os pezinhos por lá… pena que só fiquei Copenhagem não tendo tempo de viajar para outras cidades, mas devo confessar que já deu gostinho de quero mais…

Mas chega de blá blá blá e vamos aos passeios em København (Copenhagem em dinamarqueses)…

Chegamos na sexta a noite direto para o hotel (Carlton Guldsmeden) onde tivemos direito a um drinkizinho de entrada e de lá fomos para nosso romântico quarto… dormir… Apesar dele ter apenas 3 estrelas, eu adorei o estilo e ficaria lá novamente. A localização não é ali no meio de tudo, mas caminhando alguns quarteirões você está no buxixo…

No sábado, depois do café da manhã, partimos para a praça da prefeitura (Rådhuspladsen), onde fica o imponente prédio da prefeitura (lógico) com sua torre do relógio, tem também vários outros prédios bonitos e como não poderia faltar, tem uma estátua do famosíssimo Hans Christian Andersen (para quem não sabe, ele foi o autor das historinhas infantis “Pequena Sereia”, “Patinho Feio”, “Soldadinho de Chumbo” e tantas outra obras).

Radhus Hans Christian Andersen & Mirella Foto da prefeitura (Radhus) tirada de dentro do jardim interno (aberto ao público todos os dias) e eu e meu conterrâneo Hans Christian Andersen ;).

De lá, pegamos a Strøget, uma das maiores ruas de pedestres do mundo (1,6 km) e acredito que a principal de Copenhagem… essa rua é cheia de gente, prédios histórico, restaurantes, ruelas que o levam para outros pontos turísticos e de lojas de todos os modelos, tamanhos e bolsos… Inclusive uma lojinha da família eheheheeh
Strøget

Passamos pela praça Kongens Nytorv (Praça do Rei), que disseram ser a mais exclusiva e chique da cidade devido aos belos prédios; Thott Palace (atual embaixada francesa), Hotel D’Angleterre, Teatro Natcional Dinamarques, entre outros… porém, não sei direito o que estava acontecendo por lá, que a praça principal/rotatória estava toda cercada, cheia de cartazes de políticos e sem charme…
Teatro Natcional Dinamarques
Foto noturna da fachada do Teatro Natcional Dinamarques

A andança continuou pela rua Bredgade até a Frederikgde, onde se encontram a Igreja Frederik (conhecida também como Marmokirke, a Igreja de Marmore) e Palácio “Amelienborg“, residência da família real dinamarquesa e onde todos os dias, ao meio-dia, acontece a troca da guarda (com os soldadinhos de chumbo ehehehe!).
Soldadinhos da Amelienborg
A foto esta péssima, mas ela dá uma idéia de como é o castelo… o prédio do meio é a Igreja de Mármore e logo a frente ficam os quatro palácios do Amelienborg (construído em estilo rococo). Do outro lado desse local, fica a Opera House…
E esses são os soldadinhos da guarda real.

Foi nesse momento de espera pela troca da guarda, que percebemos que o frio de outono de Copenhagem não iria ser tranquilo… então voltamos rapidinho para o hotel, para nos equipar com nosso arsenal de guerra canadense (risos…).

Enfim… saindo (novamente) do hotel, seguimos para o outro lado da Stroget, passando pelo quarteirão latino (nada de interessante), depois entramos na Frue Kirke (Igreja de Nossa Senhora/Catedral de Copenhagem), e finalmente chegamos no castelo Rosenborg e seu jardim (haver)… que lindo!!! As cores do outono somente intensificaram o look do local… uma delícia ficar ali e curtir esse momento… deixo com vocês algumas fotinhos…
Jardins de Rosenborg
Jardim de Rosenborg + casinhas ao redor do castelo…
Castelo Rosenborg, que hoje é museu que abriga as jóias da coroa… uau…

Seguindo nosso caminho para chegarmos a “principal” a atração da cidade… nos deparamos com vários locais lindos e ótimos para vários “clicks“… pois afinal, o dia estava a nosso favor… céu abertão!
Pelas ruas de Copenhagem...

Outro local no caminho é o Kastellet, umas das fortificações mais preservadas do Norte Europeu. Embora seja um lugar militar, o que mais chamam atenção é um moinho, olha o Kiko aí embaixo com o moinho! Lindão, né?!

E eis que chega o momento… coração palpita… mãos tremem… e a pequena sereia aparece, bem, na verdade nós vamos até bem pertinho para vê-la…
Isso mesmo amiguinhos… essa é a pequena sereia (Den Lille Havfrue)… símbolo da cidade, onde todos TEM que passar…

Já haviam me falado que ela era meio sem graça, mas acho que fui muito bem preparada e a achei delicada, bela, escondida e simpática, exatamente como Copenhagem… uma gracinha!!!

Obs: A Marcia perguntou sobre os atos de vandalismo com a sereiazinha, leiam a resposta aqui.

De lá, o dia já começou a escurecer, embora fosse ainda quase 4h30 da tarde (essa é uma das coisas chatas de não viajar no verão pelo norte da Europa, você perde muitas horas do dia)… Enfim… passamos pelo rua Nyhanv; a rua mais bonita de toda a cidade, cheia de restaurantes, toda coloridinhas e com um visual inesquecível… e foi lá que paramos para experimentar o Smørrebrod (sanduiche aberto de vários sabores a la dinamarquesa, tipo assim… nada de muito especial eheheheh!)
Pelas ruas de Copenhagem...
Nyhanv ao entardecer… podem babar!

E foi assim que voltamos ao hotel… tomamos aquele banho restaurador… nos preparamos psicológicamente para conhecer o Tivoli, que estava fechado (mais uma desculpas para voltar a cidade) e acabamos jantando em um restaurante italiano (Frascati, Vesterbrogade 9) com um atendimento começando ruim e acabando bom, mas com uma pasta fresca maravilhosa!

Continue lendo sobre nossa viagem: Copenhagen II

Por enquanto, fiquem com mais fotinhos clicando aqui