Depois que publiquei o post “Nova morada do Casal Mikix: Do congelador para a Florida“, alguns comentários aqui no blog e no facebook surgiram sobre como que legalmente eu poderia estar morando aqui nos Estados Unidos…
A primeira pergunta foi da Dani Polis: Mi … com o passaporte canadense você tem “livre arbítrio?’. Explico – vocês estão nos EUA, por exemplo, por conta do passaporte Canadense? E quando foi pra Australia? Não rola conflito com o passaporte Brasileiro?,
a segunda do Vinicius Fernandes: “Mi!… O fato de você possuir cidadania Canadense facilita sua estadia nos EUA?
e por fim a Ana, do Colorido Vida: “Mi! Admiro muito essa vida cigana de vocês, eu não teria pique não! Posso fazer uma pergunta: como é a questão de morar no país? Precisa de um visto específico?”
——
Sobre morar nos Estados Unidos … Vamos por partes… Pra começar a conversa, vocês sabem que nós somos canadense desde 2005, né? (A Dani sabia e por isso que já foi perguntando diretamente).
Tendo isso em mente, canadenses tem alguns benefícios em relação aos brasileiros quando a questão é residir nos States, por definição todo canadense não precisa de visto para entrar nos Estados Unidos como visitante e pode ficar no país por um período de no máximo 6 meses. Esse processo, é o que a maioria dos canadenses que a gente chama de snowbirds faz todos os anos.
O que são snowbirds? É uma expressão usada para as pessoas que residem no norte dos Estados Unidos ou Canadá, geralmente aposentados, e que durante a época congelante do inverno, passam alguns meses nos estados mais quentinhos americanos como Florida, Texas, Arizona, California, ou até algumas ilhas do Caribe e/ou Mexico.
No caso dos canadenses, a maioria não tem a menor intenção de se mudar permanentemente para os Estados Unidos, pois não querem perder a segurança de ter um sistema de saúde de qualidade e gratuito, não querem perder os laços com o Canadá e o Canadá no verão é tudo de bom!!!
Nosso caso é diferente, nós estamos aqui sob o visto TN, que é um visto do tratado do NAFTA entre os Estados Unidos, Canadá e México, resumindo, dependendo da profissão que você tiver, você pode legalmente morar em um desses países, desde que o visto em questão esteja valendo. Nossa intenção é ficar aqui até que seja conveniente, depois a gente pensa… a coisa boa da casa da Florida, é que podemos deixá-la aqui, sem precisar vendê-la, mesmo se a gente resolver voltar pra Australia, Europa, ou Canadá – ela sempre terá conotação de casa de férias!
Todas as outras vezes que trabalhamos aqui nos Estados Unidos, estávamos aqui sobre essa mesma categoria de visto TN (lembram de Nova York e California?), mas na época, não deu na louca de mudarmos pra cá de mala e cuia, só ficávamos aqui durante a semana trabalhando e depois voltávamos pra casa (Toronto).
Ah sim, quem tem o visto TN, não pode ter a intenção de residir permanentemente nos Estados Unidos depois que seu vínculo de trabalho com a empresa que patrocinou seu visto terminar… e isso realmente não temos, pelo menos por enquanto!
Sobre a Australia… Quando nós fomos pra Australia, e ficamos em Brisbane por 2 anos, fomos sob o visto de PR (Permanent Resident), assim como fizemos quando imigramos para o Canadá, nos aplicamos para o processo de imigração Australiano – Skilled Independent visa (subclass 189) – e quando fomos aprovados e surgiu uma boa oportunidade, aproveitamos para ir e ver como era viver do outro lado do mundo! (Nesse post eu explico um pouco a novela da vida na Australia – está um pouco desatualizado, mas tá valendo!).
Brasileiro pode ter dupla cidadania… segundo o próprio website do governo brasileiro: “Não há qualquer restrição quanto à múltipla nacionalidade de brasileiros. A nacionalidade brasileira não exclui a possibilidade de possuir, simultaneamente, outra nacionalidade. A perda de nacionalidade brasileira somente ocorrerá no caso de vontade formalmente manifestada pelo indivíduo. Em suma, ao tornar-se cidadão estrangeiro, por processo de naturalização, o cidadão brasileiro não perde automaticamente a cidadania brasileira, mas sim, passa a ter dupla cidadania: brasileira, por nascimento, e a estrangeira, por naturalização.“
Resumindo, você pode ter quantas nacionalidade quiser e isso não acarretará em conflito com sua cidadania brasileira, porém, vale lembrar que alguns países não aceitam dupla cidadania, dessa forma, o Brasil pode aceitar, mas o outro país pode pedir para você revogar seu passaporte brasileiro… Mas no caso dos Estados Unidos, Canadá, Australia e alguns países da Europa (como a Italia, por exemplo), essa questão da dupla cidadania é tranquila.
Acho que respondi tudo, né?!
38 Comentários
Blog super interessante. Gostei desse assunto e dos demais inerentes a ele. É semelhante aos meus planos. Ser cidadão de um e viver transitando nos outros como vocês fazem. Amazing!
Mi, tudo certinho? Estava lendo sobre o visto TN para cidadãos canadenses, e surgiu uma dúvida. Para obter o status de TN, o cidadão canadense PRECISA ter uma proposta de emprego nos EUA ou ele precisa ter um emprego no Canadá e seria um transferência de local?
Oi Jéssica,
O TN você precisa ter um contrato de emprego ou contrato nos EUA e ter os requisitos necessários, nem toda profissão é aceita nesse tratado do Nafta.
Abs
Por favor, me perdoe o incomodo mas VC saberia me dizer quais as vantagens de ser canadense para trabalhar nos EUA?
Oi Arlindo,
As vantagens é que você continua sendo canadense e não americano :)
Estou brincando, não entendi sua pergunta... algumas profissões, devido ao acordo do NAFTA, permitem que transitem entre os países sem tanta burocracia. Procure sobre o visto TN.
Abs
Oi Mirella, tudo bom?
Eu e uma amiga estamos um pouco perdidas...
Queremos sair do Brasil e tentar a vida lá fora! O problema é que já somos formadas, temos pós graduação e sabemos que, na maioria dos países, isso não valeria de nada!!
A nossa primeira opção era Miami... Mas acredito que trabalhar nos EUA não seja mto fácil! Ainda mais na nossa área (eu sou veterinária e ela psicóloga).
Vc saberia me informar a respeito disso?
Estamos pesquisando diversos países e procurando o que mais nos adequaríamos!!
Muito obrigada!!!
Beijos!!
OI Kalana,
Eu acho bem difícil conseguir visto aqui nos Estados Unidos.
Já pensou em ir para a Australia e fazer o programa de estudo de inglês e trabalho?
Abs
Bom dia, preciso de um dica. Meu sonho é morar em USA, será mais facil morar no canada para depois migrar para USA.
Nenhum é fácil ... tudo depende de sua profissão.
Mi so uma duvida agora...depois de quantos anos morando no Canada eh permitido que se peça a cidadania canadense? sei que era de 3 anos....algo mudou?!
Estou tentada a ir morar no Canada antes que nosso visto de residente permanente expire, mas se for sera muito bem analisado pq largar de voltar para a Suiça com aquela qualidade de vida...ai sei nao...minha paixao eh Vancouver mesmo... bjs
Paty,
Acho que agora são 4 anos ... na minha época eram 3 anos :)
bjos
Oi Mirella, parabéns pelo seu blog.
Tenho procurado informações sobre morar no EUA, mas até agora não consegui encontrar a informação que eu gostaria. Assim ao encontrar o seu site e ler várias informações muito valiosas, resolvi questionar essa minha duvida a você.
Mirella, estou programando de morar um ano no EUA com a minha esposa. O motivo da viagem seria a minha esposa aprender inglês (ela não fala nenhuma palavra) e conhecer uma nova cultura. Minha esposa faz universidade, onde estamos planejando trancar a universidade durante este período e se mudar para Florida.
Estamos indo no mês que vem conhecer a Florida, para ver se realmente é aquilo que esperamos.
A escolha pela Florida, é porque eu trabalho embarcado, assim como ela fica umas semanas sozinhas, uma cidade onde tivesse um espanhol ela conseguiria sobreviver em alguma necessidade extrema.
Eu tenho que entrar e sair do EUA quase todos os meses, já que trabalho embarcando na Europa, Africa e na Ásia, assim gostaria de saber se um visto de estudante para a minha esposa e eu com o de turista haveria algum problema de ficar morando com ela durante esse tempo? Ou existe algum outro tipo de visto ou documento que mostre que eu estou apenas entrando para fazer companhia a ela?
Em um outro caso, que a gente goste de viver no EUA e gostaríamos de continuar por lá sem a intenção de trabalhar, apenas residir, haveria como fazer o processo de imigração?
Nas duas situações acima relatadas, você recomendaria algum outro país?
Agradeço desde já pela sua ajuda,
Att.
Luiz
Oi Luiz, Tudo bem?
Quem bom que gostou das informações aqui do blog, escrevo tudo com muito carinho e é bom ter esse tipo de retorno :)
Enfim, que ela sua esposa pode ficar na Florida com visto de estudante, isso não tem problema algum. Mas você, com visto de visitante eu não sei, pois eu não sei se poderia ficar mais que 6 meses nos EUA por um período de um ano, entende? Pelo menos, os canadenses acho que não podem... teria que ver isso. Nesse link aqui não se menciona nada sobre isso: http://brazil.usembassy.gov/visaval.html
Agora, querendo morar nos Estados Unidos como brasileiro, eu não sei se tem alguma forma fácil, sem ser investindo no país... Olha, não quero ficar aqui falando um monte, sem ter certeza. Seria melhor de repente procurar um despachante especializado. Já pensou nisso?
Sobre recomendar outro país... eu diria o Canadá ou Australia, pois ambos tem processo de imigração aberto, caso queiram ficar em definitivo (não é fácil conseguir, mas é bem mais tranquilo que para os Estados Unidos, por exemplo).
Abs,
Mirella
Oi Mirella, tudo bem?
Muito bom seu blog. Tenho algumas perguntas e gostaria da sua ajuda, por favor.
Sou formado em Publicidade e trabalho como designer. Estou com planos, inclusive data marcada, para ir para os EUA com a intenção de morar. Já conheço como turista e claro que gostei, uma vez comparado ao Brasil. Sei que a burocracia é grande se você pretende ficar legalmente por lá. Sendo assim, estou pensando na possibilidade de ir para o Canadá, como uma segunda (ou dependendo até primeira) opção. Tenho cidadania italiana também.
Tendo em vista a minha situação, o que voçê poderia me dizer em relação ao Canadá, se eu teria mais possibilidades de ter uma vida legal, do que nos EUA.
Obrigado!
Abraço.
Bruno.
Mi! Incrível como você é atenciosa e prestativa com os seguidores do seu Blog! Obrigado pela excelente explicação. Uma honra ter sido citado no seu Post! Logo logo espero ser seu novo Intercambista... rsrs..
Forte abraço!
Oi Vinicius,
A honra é minha ter você como leitor :)
Vou ficar torcendo para você fechar seu intercâmbio comigo!!! Mas vou torcer mais ainda para você fazer um intercâmbio e ir conhecer o Canada!
Abs
Querida, muitíssimo obrigada por seu retorno… Ajudou sim e mtoooo. Por que vc não fez jornalismo hein?vc é mto desenrolada, mas acho q se o tivesse feito ainda estaria por aqui… no JN…kkk Olha, acabei de decidir minha vida hj, não só por questão de "coração", mas financeiramente tb... No momento, seria meio maluco eu investir todo meu dinheirinho agora na Australia, seria apenas 3 meses, porem um gasto muito alto... (fazer intercambio em casa de familia) Vc deixa a pessoa doidinha qdo diz “q um é o melhor, e o outro é o mais legal”… rsrs Mas entendo perfeitamente, não tem nenhum perfeito, e todo lugar tem algo especial tb… Optei por Toronto pelo fato de conhecer mta gte lá, tanto nativos como brasileiros, minha despesa será pouca… Tô pensando em ir, ficar os 3 meses, e ver a possibilidade(todas) de retornar em março do ano q vem novamente, pedir uma liçenca sem vencimento do meu trabalho e passar uns 2 anos por lá… Vou tentar o visto de turismo agora, quem sabe não consigo p 5 anos? Ano q vem vejo como irei fazer, algo tipo WORK PERMIT eu queria... Se tiver dicas me diga, viu? pois quero ir p trabalhar em qualquer coisa, não tenho frescuras não, mas tem que ser legal… Como estive lá em 2011 e fiz tudo certinho, se Deus quiser meu visto dará certo, pois tenho vínculos aqui… Sou fumcionária efetiva no âmbito estadual e municipal. Moro no interior de PE e quero sair um pouco p dar um UP no meu inglês q tá desfalecendo aqui…rs Se vc ainda tivesse em Toronto eu iria amar te conhecer… Mas vamos manter contato certo? Achei vc tão parecida comigo… Acho a Flórida maravilhoso, gosto demais dos USA, morei em Boston por 1 ano e 4 meses, temos gostos parecidos e mto o q conversar tb, mais ainda tô longeeee de sua jornada… Um bjo bem grande e q Deus a abencoe! :)
Oi Debi,
Apresentadora do JN, foi o máximo ahahah ... tô rindo aqui sozinha!
Você chegou a ler o post novo que escrevi sobre o programa Estudo e Trabalho no canadá? de repente pode ser uma opção.
Vê aí: https://www.mikix.com/programa-estudo-e-trabalho-no-canada/
Abs
Também estávamos curiosos :)
Abraços
:) :) :)
Muito legal! E a vida na Florida? Toronto ou Miami? Gostaria de ler sobre as principais diferenças...dica de posts futuros. Bjs :)
Vou preparar um desse Priscila... aguenta aí :)
bjão
Olá Mirella! Seus posts são SUPER!!!Perfeitos!!!Estou numa dúvida cruel colega, me ajude aí…rs Toronto again ou Sydney?!?!?!?!? Vale sua opinião pessoal mesmo, please... Se vc fosse eu?!…rsrs Olha, estive em Toronto em 2011 e fiquei lá 8 meses estudando… Conheci Vancouver (the best, tirando as chuvas), Ottawa, Quebec, Montreal, Niagara...etc Ou seja, Canadá é maravilhoso… Porém Australia não conheço… Quero tirar uma licença do meu trabalho e estou pensando em passar 3 meses abroad, de julho a setembro… Se eu optar pelo Canadá( tenho muitos amigos lá) isso diminuirá totalmente minha despesa… Contudo, se eu escolher Sydney irei através de um Intercâmbio Cristão ficar em casa de familia e gastarei minhas economias…rs Mas sempre penso em viajar como investimento em si mesmo...Conhecer gte nova, o q não tem preço... Li seu post antigo falando sobre a Australia, e me assustei com a questão do custo de vida q foi tão citado lá, continua assim? É tão caro mesmo??? Mais do que Londres e Toronto???? Quando vc diz q a a Australia é um país que deu certo? Vc quer dizer q ele não é tão organizado como o Canadá e semelhante ao nosso Brasa? Claro q o fato de ser algo novo p mim me deixa mais propensa a escolher Sydney… mas confesso q tenho medo de fazer essa opção bem maissss cara e me arrepender depois… Amo praia, verão, e a Australia tem mto cara de tudo isso… Me preocupa tb o inglês, o sotaque é bom mesmo p aperfeiçoar?Já tenho FCE e um pouco de conhecimento da língua… Também sou pedagoga com pós em Lingua Inglesa, mas meu objetivo seria mais explorar mesmo, fazer algo que só gte destemina faz, nós…rs Ficar out e off por um tempo… Vale a pena Sydney???Bjs e aguardo vc princesa. Obrigada e Deus lhe abençoe!Ah e as compras lá, não poderia esquecer isto....kkk
Deby,
Se você está indo por 3 meses, por um período temporario, porque não ir para a Australia e conhecer um lugar novo?
O Canadá é demais, o melhor país que já morei... mas por outro lado, a Australia foi o país mais legal que morei... amaria voltar pra lá, mas aqui tem mais oportunidades de emprego pra gente.
Uma opção é ir para a Australia e tentar trabalhar, vc precisa confirmar com alguma agência de intercâmbio, mas estudando na Australia vc pode trabalhar 20hs por semana, o que pode ajudar com os gastos... e se vc não tem frescura, pode pegar algo fácil em limpeza e essas coisas, sei lá, só sugestão mesmo.
Sydney é um pouco mais cara que Toronto sim, o aluguel é bem caro... o resto, meio parecido.
A Australia se parece com o Brasil em questão de infra-estrutra, mas as coisas funcionam e o governo é bem menos corrupto... O Canadá é os Estados Unidos melhorado... entende?
Ajudei? :)
bjos
Adorei as informações! Depois fale um pouquinho das diferenças e semelhanças de morar nos States e no Canadá. Tão próximos e tão diferentes!
Bjks,
Fernanda ;)
Oi Fernanda,
Esse post já está no mundo das ideias... mas quero morar mais uns meses antes de escrever... se bem que já fiquei trabalhei por tanto tempo aqui, que tenho uma ideia bem clara das diferenças...
Aguarde... logo sai :)
Bjão
Entendi. Não sabia que vcs já tinham a cidadania... porque eu comecei a ler o blog bem depois de 2005 :)
E, como está a vida na Flórida ? Só de escrever, me deu saudade dos meus 15 anos... fiquei 15 dias entre Orlando e Miami. Oh beleza !
beijo;
Catherine
Oi Cathe,
POis é... já somos canadenses faz tempo...
A vidinha na Florida está ótima, ainda mais nessa época do ano que estou fugindo do congelador... mas morro de saudades do Canadá, não tem jeito, o Canadá é muito mais país que os Estados Unidos, né?
bjão
O que queres dizer com o Canadá ser muito mais país do que Estados Unidos ?
Puxa Cathe, isso você tem que ir e ver. Pois apesar deles serem muito semelhantes, o Canadá supera e muito os Estados Unidos quando se trata de assunto relativo a saúde pública, vida em comunidade, aceitação ao diferente, qualidade de vida etc... para quem gosta de dinheiro, individualismo e bens materiais, os EUA é o lugar pra estar...
Um dia a gente conversa e eu tento explicar :)
Abs
Ahaha me senti a xereta! Mas obrigada por ter respondido, eu achei que podia "morar pra sempre"
Nos EUA sendo canadense :)
Agora sigo acompanhando tudo aqui!rs
Beijo
Oi Dani,
Não tem free food nos States não amiga ahahah
E sem contar, que ninguém quer perder o seguro saude gratuito no Canadá, né? Especialmente os velhinhos :)
bjão
Ah! Agora entendi :-)
;)
Super post! Acho que deu pra todo mundo entender :)
QQ dia pinto nessa casa de "férias" - rsrsrsr
Bjokas
Legal Vivi... ehehe...
bjão querida
[…] entre outubro e novembro, a população cresce, pois sabemos que os Snowbirds estão de volta!!! [Saiba como viemos morar nos Estados Unidos em 2013 ou entenda nossa Vida Nômade desde […]
[...] Continue lendo: Como viemos morar nos Estados Unidos? [...]