Esse dia em Pequim foi assim… começou ensolarado e alegre, aí começou a ficar cheio de gente por toda parte e de repente… caiu uma chuvarada que pelamor, viu?! Mas foi o dia mais bacana que passamos por lá e recomendo cada detalhe!
………
Bem cedinho seguimos para pitoresco Parque Jingshan.
Além de ser muito bonito, esse parque também fazia parte da Cidade Proibida até o início de 1900 quando a China ainda era um império. Baseado em uma arquitetura Feng Shui ele possuia o ponto mais alto da cidade. E é para essa colina, contruida artificialmente na era Ming, que você deve seguir para ter uma vista sensacional…
Acredito que uma passadinha no Parque Jingshan seja uma perfeita introdução a Cidade Proibida, não somente para se maravilhar com a vista e apreciar como os chineses curtem os parques, mas acima de tudo para ter noção do tamanho do palácio… realmente imenso …
Confesso que tivemos uma sorte danada nesse parque, pois estava tendo um festival de tulipas e tudo estava um colorido só… as flores, as danças, as crianças etc…
De lá siga para a entrada norte da Cidade Proibida (conhecido também como “Museu Palacio”/”The Palace Museum”, e como bem disse a Sylvia, é um luxo poder entrar por onde todo mundo sai… resumindo, menos gente na sua direção! (Mas fica tranquilo(a), que mesmo assim, você vai encontrar o mundo pelo seu caminho mais cedo ou mais tarde eheheh… (aliás, tem hora que esse mundaréu de gente por toda parte cansa! Maaaasssss… você está na China e faz parte !).
Para a visitação da Cidade Proibida, eu recomendo começar pelos palácios do lado leste onde ficavam os quartos das comcumbinas e afins. Depois volte para o lado central e oeste para conhecer o jardim, outros palácios, halls etc… e então enfrente a multidão seguindo para a area sul.
Se você assistiu o filme “O Último Imperador” e leu um pouco da historia da queda do império, com certeza sua apreciação será ainda maior.
Ao sair da Cidade Proibida você cairá na Praça Celestial (Tiananmen Sq), famosa pelos eventos polêmicos que chocou o lado ocidental do mundo em 1989. A achei belíssima e “gostei” do modo que o partido usa o marketing patriota nessa praça… me lembrou um pouco os EUA 🙂 .
Na Praça Celestial é também onde fica o corpo embalsamado do Mao e se você tem interesse em vê-lo, a ordem desse roteiro provalmente não será ideal, pois as visitas acontecem geralmente pela manhã e em alguns dias da semana. Como nós tinhamos dias suficientes em Pequim, não nos importamos e retornamos outro dia só para fazer isso (e sinceramente… eu não achei nada demais. Para ilustrar, parece aquelas montanhas russa da Disney, onde você fica na fila por duas horas e só pode aproveitar o brinquedo por 10 segundos no máximo! Quase nem vi o cara … #ProntoFalei!).
Todos os dias tem também o momento do hasteamento e recolhimento da bandeira… que eu não vi!
Quer visitar o Mao? Segue aqui algumas dicas:
1) Teoricamente o horário de visitação acontece de Terça a Domingo das 8:0am ao Meio-Dia, porém isso pode mudar de acordo com a alta e/ou baixa estação. O ideal é pesquisar com antecência junto a um centro de informação turistica, seu hotel ou numa placa localizada na propria praça.
2) Antes de entrar na fila, não esqueça de deixar seus pertences na sala (do outro lado da rua – Gangchang East Side Rd) ao lado do Museu Nacional da China. É uma casinha a parte… não tem erro.
3) Camera fotografica não pode levar, mas celular pode!
4) Divirta-se com os chineses tentando furar a fila, passar na sua frente e coisas do tipo…
5) Se estiver sozinho, na hora que entrar da sala do mausoleum, os guardinhas farão a fila andar de dois em dois (duas pessoas, uma do lado da outra), se posicione do lado de dentro (Não no da parede)… sua visão será melhor sem niguém na sua frente, pelo menos durante os 10 segundos que passará pelo Mao!
6) Prontinho!
Siga para a rua de pedestre Qiamen St, passando pelo grande Portão Zhengyiang (que mais se parece com uma torre).
Oh yes! A Qiamen St é o lugar mais pega turista que existe em Pequim (risos), tudo reformadinho, perfeitinho… feito para agradar qualquer turista. Mas se você virar em qualquer uma das ruas, chegará na realidade com mercadinhos de rua, chineses se movimentando e a vida como ela é (e que vai desaparecer rapidinho!)… Aliás, foi em uma dessas ruelinhas que almoçamos muito bem, por um preço baratíssimo!
Voltamos para a a Qiamen e seguimos até o final, onde pegamos um taxi que nos levou pro hotel.
Lojas de guloseimas chinesas…
Nós tinhamos teatro (opera chinesa) marcado para essa noite… Mas para quem ainda tem perna e quiser esticar o dia, eu recomendaria: volte para a entrada sul da Cidade Proibida e siga para para conhecer o charmosinho parque Changhe Pu, o horroroso mercado de rua (Wangfujing Snack Street) que vende espetinho de barata (só para turista, pois não vi nenhum chines comendo essas especiarias!) e caia no calçadão cheio de lojas (Wangfujing Dajie). Ou se seu tempo foi super restrito para Pequim, geralmente o pessoal inclui o Templo da Paz nesse dia (pulando o Parque Jingshan)…
E é isso… um dia e tanto!
PS2: Depois eu conto sobre a experiência com a ópera chinesa! Única 🙂
17 Comentários
Oi, Mirella! Farei intercâmbio de dois anos na China. Escolhi o país porque quero ver e viver coisas diferentes, mas confesso que ainda sinto algum "medinho" rs. Durante sua visita, que impressão teve dos estrangeiros que moram na China? É difícil a adaptação? A cultura é realmente tão "chocante" como dizem?
Parabéns pelo blog! Amei! :D
Oi Nayly,
Com certeza a vivência que eu tive como turista, será diferente da que você terá como moradora... eu adorei a China.
Como todo país, existem "guetos" de imigrantes e eles meio que se agrupam para ter uma sensação de casa longe de casa, entende? Acredito que será normal você se ver no meio desses estrangeiros.
A cultura as vezes choca, mas nada que me deixou revoltada... é só aprender como eles fazer e não se irritar com coisas como furar fila, trombar em você na rua essas coisas :)
Recomendo a leitura desse blog também: http://expatriados.wordpress.com/category/asia/china/
Abs
Oi Mirella! Obrigado por sua resposta tão rapida. Depois que eu acabei de te fazer a pergunta fui vendo todos os posts e vi o da Muralha. Foi uma senhora aventura, mas acho que não tenho esse pique todo. Vou fazer o passeio da muralha turistão mesmo. Valeu as dicas e parabéns pelo blog. É sempre muito bom poder acessar as dicas de pessoas como voce, que fazem a gente viajar melhor. Abraços.
Oi Maria Assunção,
A viagem a muralha foi pesada mesmo, mas valeu toda dor da panturrilha dos outros dias (risos).
Se você for cedo a muralha, o número de turistas diminuem bastante... acho que vale a pena madrugar para ter a muralha só pra você durante algum tempo :)
Depois me conta como foi sua viagem.
Obrigada pelas palavras sobre o blog... me anima bastante a continuar escrevendo :)
Abs
Oi Mirella! Procurando aqui na net vi seu bolg e gostei muito das suas dicas super práticas! Irei à China em 03/2013, gostaria de saber se estes passeios que voce relatou acima e as Muralhas podem ser realizados por conta propria, não gosto muito de pacotes, prefiro "flanar" por conta propria. Desde já obrigado
Oi Maria de Assunção,
Exceto pela muralha da china, fizemos todos os passeios por conta própria e deu tudo certo, assim como você gosto de ter meu tempo para perambular pelas ruas sem precisar ter ohorário pra tudo... e a China é bem mais fácil do que aparenta, viu? Eu fiquei surpresa e gostei demais.
Você viu meu relato sobre a muralha? https://www.mikix.com/muralha-da-china-eu-fui/
Qualquer coisa me escreve... :)
abs
Mi
Qual foi o HOTEL QUE FICARAM EM PEQUIM!??
bjs :-)
Ficamos no Hotel G e gostei muito. Você pode ver as reviews no tripadvisor.
Abs
Mirella,
Esse realmente um roteiro perfeito para cidade proibida e região!!
bjs
Lindo!!! Tenho loucura pela China. Vamos ver se em 2012 eu chego lá ;)
Chega!!! E vê se passa aqui na Australia também ;)
Simplesmente de tirar o fôlego.
E a vida segue...
Lindo passeio, Mirella! Mega exótico!
:x
Vocês foram agora, ou já faz tempo??
Nós estivemos em Pequim, Xian e Shanghai em 1999 e agora em setembro vamos novamente.........
Vi esses lugares lindos que mostras aqui e anotei as dicas, pois como deixei muitas coisas em Recife, não dá para levar as dicas que tenho, assim vou "pescar" aqui as tuas...
abs, :P
Fomos agora em Abril/Maio 2011... depois vou contar de 2 restaurantes bem bacana em Pequim :)
bjs
legal o post :D tudo bem explicadinho.
Mas China continua sendo um país que nao me atrai pra visitar... rs rs
mas para quem gosta de história, deve ser muito bom uma viagem a China;
abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/
[...] roteiro (incluindo Singapore Airlines e a Air China) Pequim: Muralha da China – Eu Fui!!! Pequim: Roteiro de um dia pela Cidade Proibida e Praça Celestial Pequim: restaurante Duck de Chine – “O” lugar para comer o famoso Pato Laqueado Pequim: [...]