Uma das coisas mais legais de ter um blog é a interação que criamos com nossos leitores através da caixa de comentários. Já fiz muitos amigos através do mikix e essa é uma das principais razões que continuo escrevendo por aqui, já são mais de 13 anos de blog!
A maioria das perguntas que recebo refere-se a questão de morar fora do Brasil, vida de imigrante no Canadá, intercâmbio em família e mais outro montão de coisas. Eu adoro essa comunicação e respondo praticamente TODOS os comentários. Mas as vezes, recebo uns comentários, que francamente, dá vontade de deletar (risos). Não porque são ofensivas, pois esse tipo de coisa eu deleto sem dor na consciência, mas porque são absolutamente sem noção.
E pensando em você, querido leitor, e na sua futura chance de receber uma resposta descente por parte de blogueiros, amigos ou familiares, segue a lista de perguntas para NUNCA fazer para quem mora no Canadá ou em qualquer outro lugar do mundo.
_________________________________________________________________________
Perguntas para NUNCA fazer para quem mora no Canadá
1 – “Estou querendo mudar para o Canadá. Como eu faço?”
Sério gente, perguntas assim genéricas são as piores, pois já tem TANTA coisa na internet, que basta googlar que os websites mais importantes vão aparecer para pelo menos informar o básico.
Muito mais legal se você perguntar assim, “Mirellita, já dei uma olhada no site do cic e vi que o Canadá tem imigração aberta, qual a parte mais difícil da aplicação, alguma dica/link para me passar antes de eu continuar com minhas pesquisas?”
2 – “Sou bióloga especializada em bactérias de água salgada que grudam em conchas. Você sabe se minha área tem demanda?”
Nada contra sua profissão, mas é impossível a gente saber de TODAS as áreas em demanda, já é difícil dar conta da nossa própria profissão, imagina pensar nas outras (risos).
Então, ao invés de perguntar isso, pergunte sobre sites de emprego ou algo assim, aí você pode pesquisar por conta própria a demanda, entende? Não que a gente seja chato, mas é que não sabe mesmo. E outra coisa, aprenda que o fundamental para uma imigração bem sucedida é o quão informado você está, então, tira a bundinha da cadeira e mãos a obra!
3 – “Dá para viver no inverno canadense?”
“Não meu amigo, quem fala com você é uma assombração que morreu no primeiro inverno e agora fica vagando pela internet!”. Entenda uma coisa, dá para viver em qualquer lugar do mundo, seja quente ou frio. Na boa, nunca pergunte um negócio desse! E se passar pela sua cabeça, questionar se eu moro em um iglu, eu te deleto! ahahaha
Veja aqui um link com a temperatura anual das principais cidades canadenses.
4 – “Não falo inglês, será que eu consigo emprego no Canadá como engenheiro?”
“O que você acha?” (risos)… Se eu tiver uma dica para dar para quem tem a intenção de imigrar para o Canadá é INVISTA EM APRENDER INGLÊS!!! Hoje, se com inglês fluente já é difícil imigrar, imagina sem …
Na realidade, existe empregos para quem não fala a lingua, mas você acaba ficando preso num gueto, e isso não é imigrar. Mesmo que você use muito sua lingua nativa no trabalho, tente praticar o inglês no dia a dia para não perder.
5- “Quero saber tudo que puder informar sobre uma cidade chamada Iqaluit”
Acredite se quiser, mas esse foi um copy & paste de uma pergunta aqui nos comentários! Meu amigo, se eu não sei tudo da cidade que moro, Toronto, imagina de Iqaluit em Nunavut! Por favor, use o bom senso nas perguntas …
Pergunte sobre coisas da cidade que a pessoa mora, ou pelo menos, antes de achar que somos serviço de atendimento ao consumidor, seja mais detalhado sobre o que quer saber …
6- “Estou querendo ir para o Canadá e abrir um negócio, o que eu deveria abrir?”
Dá vontade de responder assim: “Quando eu tiver uma ideia brilhante, eu mesma vou abrir o negócio, né?” ahahaha …
Gente, isso não é pergunta que se faça, no máximo podemos ajudar com um negócio que você já tem em mente, mas pensar em algo para você é abusar na nossa boa vontade!
7- “É fácil imigrar para o Canadá?”
“Suuuuuuuuuper… basta bater na porta do consulado e pedir o visto!”. Mais uma vez, não façam perguntas de 6 palavras e esperem receber resposta detalhada, isso não vai acontecer.
Claro que não é fácil imigrar, não é impossível, mas cada uma das pessoas que tem blog / youtube e contam sua experiência, via de regra ralaram e continuam ralando muito para ter uma vida digna, NADA VEM DE GRAÇA! Por favor leia esse texto antes de pensar em imigrar.
8- “Estou indo para Toronto e quero te conhecer”
Nesse mundo de hoje, você acha realmente que eu vou conhecer alguém que do nada apareceu no blog? Sorry, mas isso não vai ser possível.
Eu já conheci muuuuuuita gente pelo blog, mas é preciso uma certa frequência de comentários aqui ou nas mídias sociais, para eu tomar coragem de conhecer alguém que não sei de onde veio! Não é querer ser antisocial, mas só me precaver, entende?
9- “Estou querendo casar com um(a) canadense. Você conhece alguém interessado?”
ahahahah … acredite se quiser, mas pelo menos duas ou três vezes por ano recebo esse tipo de pergunta.
A primeira vez que aconteceu, em 2008, eu até publiquei um post, pois achei hilário! Olha aí… oportunidade de negócio 😉
_________________________________________________________________________
Eu sei que fui irônica nesse post, mas eu só queria dar um toque! Tenha bom senso com as perguntas nos comentários. Como eu disse, a gente ADORA interação, mas né?! Tudo tem limite 😉
PS: Imagem da capa por shutterstock.com
63 Comentários
Adorei!!! kkkk haja paciência!!!
Estou adorando seu blog!
Oi Vanessa,
Obrigada pela visita :)
Eu escrevo isso, mas no fundo eu me divirto kkkk
bjão
Olá, tudo bem ? Já pesquisei muito em vários sites mas não acho resposta . Para imigrar tem que ser formada , tipo tem que ter uma profissão e tal ? Possa ser que minha pergunta seja inconveniente mas gostaria muito de uma resposta
Oi Jenifer,
Para imigrar como residente permanente, como eu fiz, sim, precisa er profissão, formação, experiência de trabalho e inglês fluente.
As vezes eles tem opções para pessoas de curso técnico como cabeleireiro, mecânico etc, mas de novo, precisa comprovar experiência.
Uma opcão, se tiver dinheiro guardado é fazer um curso de graduação (college ou university), atualmente essa vem sendo a forma mais "fácil" de tentar permanecer no Canadá.
Abs
Poxa Mi... Sou bióloga e achei que vc ia me dar uma boa resposta sobre a demanda da minha profissão no Canadá... HAHAHAHAHAHHA
Meu, haaaaja paciencia nessa vida....
Beijão!!
:)
Oi MArcela,
ahahaha ... pode perguntar, que eu, o "oráculo mikix" respondo ahahaha
Bjão
Também moro no Canadá e tenho um blogue é já recebi pergunta do tipo: Como faço para ir para o Canadá ilegalmente. Hahahahahah
Parece mentira mas não é!!!! Como se eu estivesse ilegalmente no país.
Também tem essa: Estou indo com Work Permit, como faço para arrumar um emprego quando chegar aí?
Beijos
Midred,
Noooooosssaaaa ... como pude esquecer do "Como faço para ir para o Canadá ilegalmente", também recebo várias pessoas perguntando isso. E sempre me pergunto, como responder sem ser mal educada ahahah
Essa do work permit foi campeã, ainda não recebi!
Ninguém merece mesmo :)
Bjão
Muito BOM,sem noção as perguntas
Né?
Mas a gente se diverte sempre :)
bjão
Acho que quem tem um blog tem que ter paciência e aceitar todo tipo de pergunta seja ela "boba" ou não, principalmente quando o enfoque é informativo. Claro isso não se aplica aos haters. Existe todo tipo de pessoa e as mesmas podem estar informadas sobre o assunto em diferentes graus. Se a pessoa está no estágio inicial de sua pesquisa, ela não deveria interagir ou questionar nada? Não creio. Até porque vc pode orientar como fazer. Claro, alguns toques que vc deu são interessantes, mas não acho que fazer perguntas genéricas seja um problema. Quanto à pergunta do frio obviamente a pessoa usou uma figura de linguagem mas parece que isso não foi bem processado por você. Obviamente o frio é uma fator crítico pra quem quer ir para o Canadá. Resumindo, acho que fazer um artigo sobre oq não perguntar só restringe e inibe a participação de quem lê o seu blog. Talvez a mudança do tom crítico para um tom mais condescendente seria mais um "welcome... but pay attention" do que o tom irônico e crítico usado. Ainda bem que nunca perguntei nada. Não gostaria de ter visto uma pergunta minha aqui.
Errado, colega. Esse tipo de artigo "restringe e inibe" a participacao de pessoas preguicosas. Eu particularmente me incomodo muito com esse tipo de pergunta, principalmente quando me lembro dos meus amigos e de mim mesmo no estagio inicial da imigracao (nunca fizemos esse tipo de pergunta). Alem disso, talvez vc nao conheca esse blog, que possui diversas informacoes e artigos de qualidade para qualquer pessoa que esteja iniciando suas pesquisas. Hoje sou PR e, quando nem sabia o que era PR, li muito este e outros blogs, oq me permitiu imigrar por conta propria, sem uso de consultoria nenhuma ou de intermediarios.
Artigos assim FILTRAM leitores, tornando o debate util e de qualidade para todos. A dona do blog nao eh paga para responder pergunta idiota, principalmente quando elas sao frequentes e que demonstram que quem faz a pergunta nao se deu o trabalho de gastar 3 minutos lendo qualquer artigo ou site que seja.
Ultimo toque que eu daria: por experiencia propria, quem tem esse perfil nao imigra - e, se depois de muitas etapas caras e desnecessarias conseguir, nao sobrevive muito tempo e volta pra casa. Imigrar exige tirar a bundinha da cadeira sim. E comeca pelo tipo de pergunta sim. PARABENS para a autora do artigo.
My ten cents. ;)
João,
Obrigada por escrever o que eu gostaria de ter tido a ideia de responder.
Penso exatamente como você :)
Muito obrigada pelas palavras sobre o blog!!! Valeu mesmo!
Abs e espero vê-lo mais vezes por aqui
Oi Rodrigo,
Eu discordo de algumas coisas, blogs sem fins lucrativos, como esse aqui, não tem obrigação de nada.
As pessoas tem direito de perguntar o que quiserem, pois deixo os comentários abertos, mas e eu, como dona do blog, tenho direito de responder ou não, de apagar a mensagem ou não.
De novo, o espaço é meu, eu pago por isso, entende? E eu penso assim, quem gosta de ler o que eu escrevo fica, quem não gosta, parte para o próximo. Sem mágoas!
Sobre o frio, vai por mim ... as pessoas acham que no Canadá nunca faz calor mesmo (risos).
E outra ... esse post, tem o objetivo de ser irônico, e não criar polêmica. Pois quem me conhece e é leitor a mais tempo, sabe que eu respondo a todos os comentários, ajudo no que posso etc
Mas enfim, valeu pelo comentário e relax ;)
Abs
Olá Mirella! Passei mal com seu post...kkkkk Quando morei no Canadá queria fazer um blog ou vlog, mas a falta de paciência não permite. Mesmo não tendo blog sempre era sercado por essas perguntas sempre em fóruns, grupos do Facebook e as vezes em mensagens nas minhas redes sociais. No fim das contas me divertia cima falta de bom senso das pessoas.
Isso mesmo Matt, hoje eu não fico mais brava, eu só dou risada mesmo!!!
É muita falta de noção por metro quadrado kkkk
Mas vamos que vamos ;)
Olhe tamb tenho tolerância 0 para perguntas idiotas!
Né? Eu te conheço e imagino suas respostas ahahahah ...
Bjão
Melhor post do mês!!!! hahahahahah
Rindo até 2030. O espírito que paira sobre essas perguntas é conhecido.
Por que preciso gastar minha massa cinzenta se posso usar a do alheio.
Muitos também chamam de "lei do menor esforço".
Abração pra vcs! =)
Dri,
Que bom que te fiz rir, essa era a intenção ahahaha
Pois é, essa falta de vontade de pesquisar que cansa... mas estamos aí!
Bjão
KKKKKK TO RINDO ALTO! Nossa nem sei o que falar...tem perguntas que eu respiro fundo umas 200 vezes para poder responder educadamente!!!
Melhor post ever!!!
Bjus
Não é? E você que é mais entendida do processo de imigração atual, imagino as pérolas que deve aparecer!!!
ahahaha
bjo
"Quero sair do Brasil, me arranja um emprego ai"
"Quero ir soh pelo passaporte canadense e depois eu volto(?)"
"Quanto ganha um ?"
"To indo passar ferias, tu acha que é fácil conseguir um emprego e eu ficar por ai depois?"
Depois de um tempo, nem falo mais que moro aqui pq é cada um que acha que temos a resposta salvadora facil, ja q moramos aqui, soh pode ser facil neh.
Mto bom o post
[ ] s
Ahahaha ... essas perguntas também são clássicas. E aquela que diz: Depois de eu ter a cidadania canadense, posso mudar para os Estados Unidos?kkkk
Legal que gostou, valeu pela visita.
Abs
Olá, Mirela!!!
Primeira vez lendo o seu blog pelo link de um amigo no Whatsapp, onde ele fala sobre o mesmo assunto... E estou rindo muito aqui! A do "espírito vagando pela internet" é a melhor de todas!
Parabéns, pelo post!
Mas não é cômico? Essas perguntas me fazem cair na gargalhada e animam meu dia :) :) :)
Abs
Hahaha! Dei muita risada. Afinal, as perguntas absurdas só mudam de blog, né? Bjs
EXATAMENTE!!!
Imagino as que aparecem aí no seu kkkkk
bjo
Oi!
Olha que eu não sou blogueira, nem vlogueira, nem nada e nem pretendo ser. Passei muito tempo sem nem falar que eu estava morando em Toronto, mas depois que as pessoas foram sabendo, começaram a me encher....
Tipo, um vizinho do meu pai, que mal me dava "bom dia"quando eu ia lá, pediu pra moça que trabalha na casa do papai pra ela arrumar meu WhatsApp, a coitada deu e a primeira mensagem que recebi foi um livro, esse homem perguntou quanto eu tinha gasto, quanto meu marido estava ganhando, em que estávamos trabalhando, pq eu fui, se era barato ele vir com 3 filhos, ... eu ainda respondi as primeiras, depois cansei pois vi que se duvidar ele queria que eu respondesse até os formulários da imigração, então bloqueei e ele foi reclamar pro meu pai que eu não queria ajudar ninguém. Veja só!! Hahahah!
Mas o que recebo da maioria dos meus amigos é: Mi, a prima do cunhado do vizinho do sogro da minha tia está pensando em ir pro Canadá, vou dar teu telefone ou ela vai te add no Facebook pra vc explicar ok?! Como se fosse simples, como se fosse rapidexxx....
Mas mesmo assim ainda expliquei pra alguns, depois que conclui um pouquinho (pq não dá pra explicar tudo) a pessoa já desiste pq acha muito difícil!!! Hahahahahah
Mi,
Essa da prima da vizinha do cunhado da tia da sobrinha de entrar em contato é básico, né? Tipo .. o povo ganha intimidade só quando interessa, né?
Passa a bola do problema e a gente que te que aguentar. Já parei de reponder muita gente na metade também kkkk
bjo
Não acho que as pessoas façam essas perguntas por mal, já que muitas destas dúvidas se passam nas cabeças de inúmeras pessoas que gostaria de ir para o Canadá. Bom é simples somente responder que não está disposta a ajudar ou não tem paciência nenhuma de explicar. Mas acho que se quem se propõe a fazer videos e blogs sobre o assunto e dividir experiencias não deve pensar assim ou esta no caminho errado, um tanto quanto divergente este post.
Oi Ana,
Claro que as perguntas não são por mal... mas que falta um pouquinho de pesquisa básica para as perguntas, isso faz.
Eu recebo perguntas extremamente inteligentes e respondo todas com prazer, mas quando chega alguém de paraquedas e as vezes perguntas o que está escrito no próprio post, desculpa, eu não tenho paciência. E por ser MEU blog, eu não preciso ter paciência com ninguém, pois o espaço é meu ;)
Bjos,
Mirella adorei este artigo. Também moro em Toronto desde 2002 e já recebi também esses tipos de perguntas preguiçosas. Depois de conversar muito com um amigo que veio do Brasil recentemente e trabalhou na UofT, chegamos à conclusão que o brasileiro tem essa mania mesmo de pedir informação mastigada ao invés de procurar, pesquisar, estudar, se informar por conta propria. Quem procura acha, já dizia o ditado. Eu quando resolvi vir, entrei no site da imigração e vasculhei ele todo, preenchi todos os formulários e depois pra imigrar foi ainda mais trabalho de pesquisa. As pessoas têm que entender que aquela época de colar na prova pra passar, pedir informação na rua sem usar um mapa pra chegar a lugares já era. Ninguém tem paciência pra isso mais não. Ótimo artigo! Parabéns
Oi Diego,
Pois é ... concordo com você, o pessoal não se dá o trabalho de procurar o básico, e isso que cansa.
Eu não ligo de responder, desde que tenha sentido e não seja "como eu faço para imigrar!".
Volte sempre.
Abs
E tem ainda a pergunta combo: "Não sei falar inglês, não tenho dinheiro e não gosto do frio. Como faço para imigrar pro Canadá?"
ahahahahah... clássica!!!! (rindo sozinha).
Abs
Olha Mirella (e Kiko),
Vim parar aqui por causa deste post e entendo muuuuuito bem o que vocês querem dizer. A propósito, é um dos pontos em que pego no pé da galera que participa de grupos do Facebook e WhatsApp onde estou. Alguns acham arrogância, outros que não queremos ajudar e tem outros que acreditam que pelo fato de termos um blog temos obrigação de ajudar.
Poxa, já não chega nossa super boa vontade de pesquisar, interpretar, entender e ainda fazer um quebra-galho de consultor-gestor de projeto-coach de vida? (E digrátis!)
Bom, mas já dizia minha avó: você dá a mão eles te levam o braço e ainda comem seu hot-dog! :'-D
E valeu por escrever esse post super legal!
Sua vó sabia das coisas (risos).
Obrigada pela visita Giani, vou lá conhecer seu blog :)
Abs
Primeiro post que eu leio, já ganhou mais um leitor.
Parabéns pela descontração e pelos tópicos.
Acho que faltou: qual é o jeito mas barato de imigrar ? Já vi em alguns outros blogs.
Oi Ezaquiel,
Nooooooosssaaaaa ... faltou mesmo essa pergunta.
Espero recebê-lo mais vezes por aqui ;)
Abs
Quando você tem um blog ou (sobretudo) um canal de YouTube, as perguntas vêm como num temporal. As pessoas não se dão conta de que apenas uma pequena minoria consegue pagar as contas com essas mídias e vêm mesmo com as benditas.
E muitas vezes somos criticados ou tachados de mal-educados por não responder às perguntas!!! Eu seleciono MESMO, eu só respondo uma ou outra quando vejo que a pessoa merece.
Só quem está do lado de dentro entende isso. Muitas vezes você quer apenas passar a sua experiência para ajudar pessoas da forma possível e aí vem gente solicitando de você algo que nada mais é do que uma consultoria gratuita de imigração.
Não! Eu não sou consultor de imigração e nem quero ser!!! Para isso, há profissionais qualificados e registrados e que vão cobrar um preço para isso. Quer vir e está com dúvidas? Procure-os e pague-os! Mas provavelmente terá as respostas que busca da forma correta!
E há outras questões também. Muitas vezes, você se esforça e perde seu tempo para ajudar uma pessoa e depois que ela chega joga a gratidão no lixo... sobretudo na hora de brigar com você por coisas tão pequenas... estilos de vida diferentes e opiniões divergentes... OK, que seja feliz no canto dela... mas não quero isso de novo e por isso não saio por aí ajudando mais não...
Não é? Também fico perplexa, mas depois de tantos anos blogando nem ligo mais para o pessoal que passa dos limites, deleto tudo sem dor na consciência (risos).
Eu tb acho que o pessoal quer tudo de grátis, sem ao menos pesquisar. Querendo esse tipo de coisa, melhor mesmo pagar para um profissional, pois eu também não quero ser. Trabalho com intercâmbio e adoro, mas não quero ser consultor de imigração por nada nesse mundo.
Abs
Rindo alto aqui !!! Eu sou um leitor do seu e de outros blogs, vlogs e afins...e fico com vergonha alheia das perguntas que leio!!!
Não é?! Mas a gente se diverte kkkk
Abs
kkkkkkkk... ri muito aqui!!! Gente sem noção terá sempre né?!
Faltou uma: com XX reais consigo imigrar para o Canadá?
Oi Jeanine,
Eba! Olha você de novo aqui ... essa aí também é clássica kkkk
E vocês, quando voltam?
Abs
Ahaha Mi, amei o post!
Mas já deixo registrado aqui que quero te conhecer! Depois de anos e anos trocando mensagem...
Eu me pergunto como a galera quer mudar de país de não consegue se dar ao trabalho de procurar ou ler informações! Povo quer tudo de mão beijada, impressionante.
Beijo
Daniiiiiii ... eu também quero te conhecer!!! Muiiiiiiitooooo.
bjoooo
Tenho muita vontade de conhecer o Quebec, parte francesa do Canadá. Além de Toronto já conheceu alguma outra região que recomendaria?
Dos países onde morou, qual gostou mais em relação à cultura e qualidade de vida?
Gostei mais da Australia, mas o Canadá é o melhor lugar que já morei ;)
Abs
Eu diria que para a pergunta 4 uma resposta seria: Sim é possivel, desde que você esteja escolhendo o Québec como provinciaé
ahahaha ... boa :)
Muito interessante o artigo.
Muito sincera a blogueira. E corajosa !!!!
Obrigada, Denis!
Na verdade, acho que só falei o que já estava na garganta de muita gente kkkkk
Abs
Vc esta de parabens! Leio bastante o seu blog e o do Ricardo Freire e concordo com tudo que vc falou. E muitas vezes a pessoa nem agradece a sua gentileza! Boa sorte para voce! Em junho estarei por ai para ver de perto todas essas maravilhas que vc relata! A minha irma mais nova esta ha uns 6 anos morando em Ottawa e gosta muito! Tenho um filho de 15 anos e dentro de algum tempo entrarei em contato para me informar com vc sobre intercambio. Agradeço sua atençao e simpatia em sempre responder a todos .
Oi Ligia, Tudo bem?
Que legal que está vindo para o Canadá!!! Delícia :)
Obrigada pela visita e aproveite muito Ottawa ... eu vou sempre para lá, sabia? Meu afilhado mora em Kanata, uma das cidades da grande Ottawa.
Sobre o intercâmbio, estarei a disposição. Você tem meu email, né? contato@mikixintercambio.com
Abs
Sério que tem gente que pergunta isso ? “Estou querendo casar com um(a) canadense. Você conhece alguém interessado?”
hahahaha só rindo !
beijos
Amei o POST, parabéns pela dedicação de ajudar quem,quer mudar para um lugar melhor.
Que bom que gostou, Keli :)
Abs
Amei Mi!
Faltou a principal que eu achava que era a primeira....
“Qual o seu status?”
“Posso trabalhar com visto de TURISMO”.....
Oi Diana,
É de chorar, né?
Estou precisando revisar esse post e colocar novas pérolas, essa sua é uma que precisa entrar na lista URGENTE!! ahahah
bjks
Mirella sua linda! Vc não foi irônica no seu post! Vc foi perfeita. Tem dias que penso em desistir do blog e do insta por conta desse tipo de pergunta, e fico imaginando se é possível tanta gente sem noção assim! Ri demais com esse post! Perfeito! Bj grande!
Oi Vivian,
O mundo é dos sem noção ahhahah
Qual seu blog mesmo?
Bjks