Velório no Canadá

Acabei de ler um post lá no blog da Luciana do Colagem, e ela comentou o seguinte:

“Aqui no meu trabalho sempre que morre algum parente de um funcionário, eles mandam um email para todo mundo avisando, e dando a data do funeral, missa, endereço para enviarem cartão etc. Uma coisa que estranho nesses emails e nem um pouco comum para mim eh o aviso “ao invés de enviar flores, a familia prefere que se faça uma doação para” e o nome de uma entidade de caridade. Chegou um email hoje pedindo doações para a Michigan Humane Society, que cuida de animais abandonados e promove a adoção dos bichinhos. Em outras vezes os pedidos foram para instituições como Salvation Army, March of Dimes e outras causas importantes…”

Eu achei essa ideia simplesmente maravilhosa e super apoio, pois gastar dinheiro em coroas de flores é um desperdício e para o morto não vai fazer a menor diferença. Pensando alto aqui, bem que essa “moda” podia pegar no Brasil, né?

Contudo, tem uma coisa que eu acho esquisito em velórios no Canadá e na America do Norte em geral. É que quando alguém morre, faz parte da tradição que a família do morto ofereça refeições aos convidados, como se fosse uma “festa”. Imagina??? A família, na maioria das vezes, já está devastada no meio daquele sofrimento, isto é, indo atrás de caixão, lugar para o velório, lugar para enterrar o morto etc, e ainda tem que se preocupar com o bem estar dos “convidados”. Eu entendo que assim como casamento, velórios tendem a ser ambientes de encontro, mas é muito estranho!!!

Mas cada um vive do jeito que gosta e viva a diversidade e as culturas do mundo!!!

Gente, me desculpem pelo papo fúnebre, mas é que lembrei disso e resolvi escrever aqui!

Leia mais aqui no Mikix:

Chip de celular no Canadá