Voltar para o BrasilPra onde ir?

Em um dos e-mails que recebi… me deparei com a seguinte pergunta:

Já se acostumou a morar no Canadá ou pensa em voltar para o Brasil algum dia?

Não é uma super pergunta? Aquela que fica entalada na garganta de todo mundo? Pois é, aqui em casa, a coisa não é diferente e vira-e-mexe eu e o Kiko nos fazemos essa mesma pergunta… será que nos acostumamos ao Canada?

Eu acho que é muito fácil se acostumar com o Canada. Um país onde praticamente tudo funciona direito, onde a quantidade de políticos corruptos é pequena, onde apesar dos altos impostos você ve o retorno; vide: educação gratuita e de qualidade, um sistema de saúde gratuito e que funciona na maioria das vezes, boas estradas, um transporte publico que precisa ser melhorado mas que cumpre o básico, criminalidade baixíssima, muro nas casas é somente para privacidade e não proteção, parece que vivemos em um condominio fechado, fácil acesso a eletronicos, carros e bens materiais em gera;, enfim… qualidade ao país é o que não falta.

Eu sempre digo para o Kiko, que no fundo do coração eu acho que o Canada é o melhor país para se imigrar do mundo, não necessariamente o que eu quero morar para vida inteira, mas de todos os lugares que passei e visitei, eu não tenho dúvida disso.

Porém… esse mar-de-rosa nem sempre funciona para todos… pois existem alguns pontos que deixam o Canada um pouco sem graça: passividade dos canadenses e residentes, clima insuportavelmente frio (por mais que se goste de frio, o inverno é demasiadamente longo!), falta emoção da maioria dos canadenses (eles costumam pensar tanto no próximo, que isso deixa as relações mais frias que deveriam), a maldita da experiência canadenses no mercado de trabalho (que na minha opinião é usado somente como forma de protecionismo e desculpa para se pagar pouco para o recém imigrante) e outras coisas…

Dessa forma, pesando os prós e os contras… eu diria que sim, eu me acostumei a morar aqui.

Respondendo a outra pergunta: se eu penso em voltar para o Brasil algum dia?

Conforme disse sabiamente meu amigo Cleber: “uma vez que você sai do Brasil, sua unica certeza é que você não tem certeza de nada.”…

Será que algum expatriado pensa diferente??? Eu não penso, dessa forma, depois que imigrei pela primeira vez, acho que não consigo mais me imaginar morando em nenhum outro lugar com a filosofia do “pra sempre”.

Já pensamos em voltar ao Brasil várias vezes, inclusive, quase o fizemos depois de um ano no Canada e com uma oferta de emprego quase irrecusável para o Kiko… mas como diz o ditado: “quem não sai na chuva… não aprende a se molhar” e optamos por ficar no Canada e viver tudo que deveriamos experimentar.

Hoje, eu gostaria de ter uma casa/ape no Brasil para passarmos férias e termos um cantinho nosso por lá, mas não pensamos em retornar para o Brasil tão cedo (se é que isso um dia vai realmente acontecer), ainda temos muito que viver pelo mundo e experimentar novas coisas.

E pelas minhas palavras já deu para perceber que também não pretendemos ficar pra sempre aqui no Canada, não é mesmo?! Apesar de ter praticamente tudo o que sempre sonhei aqui em Toronto, a idéia não é de ficar por aqui… temos uma ânsia enorme de conhecer o diferente e o frio canadense acaba sempre nos levando para longe! Dessa forma… só o tempo dirá qual será nosso próximo destino!

Obs: A caixa de comentários está a ouvidos dos que concordam, discordam ou não acham nada… :mrgreen:

Gostou do tópico? Leia outras divagações sobre a vida expatriada aqui no mikix:
Dúvidas de imigrantes… a mente prega peças
Canada – O Novo Eldorado
Minha Cerimonia de Cidadania Canadense