No projeto Vida em TO desse mês, escolhemos o tema “3 dicas de Toronto que só quem mora na cidade pode dar“. O tema é bastante subjetivo, pois pode ser absolutamente qualquer dica, e eu fiquei pensando o mês inteiro quais poderiam ser as minhas…

Então vamos lá:

1- Nunca deixe de ser turista em Toronto

Toronto é uma cidade em plena mutação e auto-descobrimento. Hoje ela não é o mesmo lugar que conheci quando cheguei no Canadá há 16 anos … ela se transformou e eu também mudei, e juntas estamos em fase de amadurecendo e auto-conhecimento (risos), talvez essa sintonia entre a gente, que faz com que eu ame tanto essa cidade.

Mas tirando a parte filosófica, eu digo e repito que Toronto tem sempre alguma coisa que você ainda não fez ou nem sabia que existia. Basta procurar que você vai descobrir algo novo para conhecer, fazer, degustar, aprender ou experimentar, e sinceramente, só fica entediado quem quer.

2- Escolha bem o bairro que quer morar

Toronto é feito de bairros que tem características bem distintas entre si, então por ser uma cidade grande, pesquisar um lugar que tem seu estilo de vida, é essencial para ter uma vida mais feliz! Há os bairros para os baladeiros, para quem gosta de viver no centro, para quem gosta de calmaria, para quem gosta de estar perto da água, para quem tem família, para quem quer viver no meio do seu grupo étnico etc …

Para se ter uma ideia; são 140 bairros oficiais, mas na verdade, os locais dividiram a cidade em pelo menos 240 bairros!!!

Um visão geral da cidade pode ser vista no mapa abaixo que peguei no website Toronto Neighbourhoods Blog. Aliás, clicando na imagem abaixo, te levará para ao website onde o mapa é interativo, você pode ir clicando em cada uma dessas áreas e ver o detalhe de cada uma dessas grandes áreas.
mapa de toronto

Eu por exemplo já morei em Midtown, North York, Oakville (essa última não está no mapa abaixo, pois faz parte do subúrbio de Toronto) e agora estou em downtown – cada um desses lugares tem seus pontos positivos e negativos.

Deixa eu aproveitar e deixar um link com dicas de como “Alugar em Toronto“, acho que vai ser útil para quem está chegando.

3- Descubra seu café favorito

Se tem uma coisa que Torontonians adoram, é um café em qualquer momento do dia. Há os que prefiram o chafé baratinho do Tim Hortons, outros preferem o be-a-bá do Starbucks ou Second Cup, mas eu recomendo experimentar os cafés gourmets que tem em quase cada esquina da cidade, descobrir seu favorito e virar freguês.

Meus favoritos, eu escrevi nesse post do Viajoteca: 6 Cafés em Toronto para chamar de seu!

Cafés em Toronto

Ufa … sem dúvida esse foi o post mais difícil do nosso projeto! O tópico foi bem aberto e me deixou confusa sobre o que escrever, mas por outro lado, acredito que com o feedback das outras meninas, teremos dicas bem diferentes de Toronto!

Recomendo ler os posts abaixo:

Mariana Cimini: Virei Canadense
Carina Iani de Barros: Outside Brazil
Gabriela Ghisi: Gaby no Canadá
Livi Souza: Baianos no Polo Norte