No último dia 24 de Agosto, comemoramos 8 anos de vidinha no exterior… e mesmo com todas as idas e vindas, nós sempre estivemos aqui no Canada, esse país que nos recebeu de portas abertas (Thank God!).
A idéia desse post não é ressaltar os prós e contras, que já comentei no post da comemoração dos 5 anos de Canada… hoje vou falar de como foi essa trajetória numa perspectiva de casal, do que eu e o Kiko vivenciamos nessa jornada.
Pois é… em 2000 quando anunciei ao meu chefe que estava me deslingado da empresa e embarcando para o Canada, ele abriu um olhão e disse?! “Mas você vai mesmo?“. Achei estranha a pergunta já que ele tinha passado por experiência no exterior etc e tal… Foi quando ele disse: “Mirella, não quero ser chato, mas você sabia que 50% dos casais que mudam-se para o exterior se separam? E esse foi o motivo da minha separação.”… Ele completou: “Olha… não viva sua vida no exterior em função de seu marido, corra atrás do que você gosta e não se acomode, viu!?”
Naquele momento, fui eu quem o olhei com aquele olho arregalado. Mas dei aquele sorriso colgate e toquei o barco… glup! (engolindo a saliva…).
Passado esses 8 anos, devo confessar que de certo modo meu ex-chefe estava correto… pois são muitas as provações que um casal passa ao decidir mudar-se de mala e cuia para outro país e se a decisão da mudança não for algo pensado e desejado pelos dois, a chance de tudo desabar é enorme. Pois apesar do novo ser algo que deixa todo muito com frio da barriga, muita adrelina correndo na veia e muita correria para que tudo saia certinho, isso tudo deixa a gente meio estressado e há momentos (vários momentos) que a gente se pergunta: “mas o que foi que eu fiz, estava tudo certinho lá no Brasil!“.
Ao contrário dessa estatística dos 50% (que eu não sei de onde veio ), meu relacionamento com o Kiko cresce cada dia mais forte… sinceramente, eu não sei como estaríamos se tivessemos ficado no Brasil (isso é impossível concluir), mas aqui, longe de tudo e todos, fez com que nos tornassemos mais cumplices, pois contamos um com o outro para TUDO… além de marido, ele é meu melhor amigo e confidente, é aquele que me entende quando preciso explicar alguma coisa, ou que me dá “puxões de orelha” quado começo a desanimar… as vezes fico preocupada com essa mutua dependencia… mas, por outro lado, é assim que somos felizes e é assim que crescemos juntos.
Não existe dica para se dar a um casal que pretende mudar-se de país, mas eu acredito que o importante é pensarem juntos e buscarem algo maior juntos… sempre juntos e sempre com o mesmo objetivo comum… obstaculos pelo caminho sempre aparecerão, mas isso também os fará mais fortes e unidos.
Update (Set. 4) – Hoje estamos comemorando 9 anos de casamento!!!!!! Parabéns pra gente!
Leia também:
Apartamento novo ou Canada??? (Janeiro/04)
Chegamos no Canada… e agora? (Abril/04)
Fases Canada (Junho/04)
Fases Canada… simplificadas (Marco/07)
Comportamento – mudanca de pais (Ago./05)
Amizade pos imigracao (Out./05)
Amizade pos imigracao II (Maio/07)
4 anos de Canada (Ago./04)
5 anos de Canada (Ago./05)
21 Comentários
Olá Mirella,
Parabéns pelo sucesso.
Escrevi uma pergunta ontem e imagino que você nem teve tempo ainda de responder e já estou enchendo com outra... Rsrs
Mas esta é simples, eu acho... Qual a média de salários por aí? Obviamente isto é variável, mas então vamos dizer um mínimo, tipo pra auxiliar de produção, garçom, pedreiro,etc... Profissões que no Brasil são menos bem pagas, mas não deixam de ser honradas. E para um engenheiro, por exemplo?
É muito difícil consegui uma casa própria?
Me desculpe ser tão chato, é que a cada post seu que leio, surgem novas dúvidas.
Obrigado!
Hugo Thebas
Oi Hugo:
O salario mínimo em Ontario é C$10.25 por hora. Para um engenheiro, o valor varia demais, dependendo do tipo de profissão, empresa, cargo e afins, mas eu calcularia algo entre 40-60K anual para um recém formado.
Leia esse post também, que talvez te ajude: https://www.mikix.com/quanto-devo-ganhar-e-o-quanto-vai-sobrar-na-minha-mao-canada/
A casa própria é um "sonho" bem palpável, a maioria dos meus amigos estão financiando uma.
Você não é chato... no que puder ajudar, eu mando pra você as respostas :)
Abs
Olá, gostei muito do seu blog, parabéns, muito legal mesmo :-)
Eu pretendo ir para o Canadá com o meu filho, ele tem 25 anos e eu 50, portanto, minha maior preocupação é sobre o emprego, se será dificil conseguir algo por aí, pois ainda não tenho nada em vista... Sou adm. de Empresas, trabalhei muitos anos como gerente de contas na Embratel e atualmente trabalho como tabeliã substituta num cartório, além de outros empregos que tive anteriores a esses, como secretária de departamento, etc..., como vê, experiência não me falta, o que me incomoda e não saber por onde começar ...
Claro que estou verificando a possibilidade de ir legalmente, pois ir sem documentação legal não irei de forma alguma. Então, gostaria de saber se poderiam me informar sobre "empregos" para imigrantes, quais os tipos para quem está chegando e, também, casas ou apts para alugar, preço e melhores locais para procurar.
bem, é isso, acho que perguntei muito né?
um beijo, fiquem com Deus.
Fátima (meu e-mail é fmbsoares@yahoo.com.br)
Meu nome é Joanna e tenho 34 anos, e estou casada ha 13 anos. Com dois dias de casada eu e Didi (my husband) nos mudamos para os USA, moramos lá por 7 anos, tivemos nosso primeiro filho lá, hoje está com 10 anos e tivemos a nossa princesa de 1 ano aqui no Brasil. Não tenho como expressar em palavras o quanto sou grata por essa experiência de vida nos USA, crescemos como indivíduos, como parceiros, como amigos, como amantes. E não concordo com a tese de que 50% dos casais que vão morar fora se separam. Para nós foi incrível e recomendo com excelente oportunidade de entrega total na relação. Ultimamente estamos um pouco nostálgicos com o "life style" fora do Brasil...e considerando a possibilidade de uma nova aventura, quem sabe no Canadá. Só que agora como temos filhos, precisamos estudar bastante as opções, poderiam indicar sites ou blogs, sobre a imigração com crianças. Um grande abraço,
Ola Joanna,
Para questões sobre imigração e minhas experiências pessoais, dá uma olhadinha nesse link: https://www.mikix.com/?page_id=674 , lá tem utros links que irá te indicar o caminho... incluisve sobre como começar a procurar sobre a imigração Canadense.
Blogs de brasileiros com filhos no Canada:
Boa sorte e qualquer coisa entre em contato!
Abs