Toronto vai acordar com mais uma notícia de pessoas baleadas em uma de suas principais avenidas. Isso mesmo, no domingo a noite (22/Jul/2018), tivemos mais um caso de ataque, provavelmente derivada de briga de gangues que está deixando Toronto fora de órbita – mas pode ser também um atentado terrorista, ou um maluco que acordou de rabo virado, enfim, o caso ainda está sendo concluído.

Dessa vez o ataque aconteceu no bairro grego onde muita gente gosta de sair a noite na Danforth Ave.. Eu mesma costumo ir lá de vez em quando! Uma loucura pensar que essas coisas podem e acontecem em Toronto! Sim, estou chocada, muito chocada!

Mas a questão desse post não é falar desses ataques, crimes ou atentados em Toronto. Pois apesar de cenas como essas estarem sendo mais comuns na cidade, inclusive em bairros que nunca poderíamos imaginar acontecendo, a vida em Toronto continua muito tranquila quando comparada a muitas cidades americanas do mesmo porte e ela está há anos luz de ser como São Paulo ou Rio de Janeiro. A questão não é essa…

O que me deixa engasgada há anos é a falta de resposta da polícia em relação aos crimes. Sim, há investigação e provavelmente eles conseguem solucionar muitos desses crimes, mas nada é falado para a população. Minha impressão é que eles querem que a gente apague esses “eventos” da nossa memória e que a vida continua linda! Já assistiu o filme Mulheres Perfeitas (The Stepford Wives)? Pois é …

Sério, eu não entendo isso.

Por exemplo, em dezembro do ano passado, o bilionários Barry and Honey Sherman foram encontrados mortos em sua casa de Forest Hill (um dos bairros mais caros da cidade). Minha pergunta é: o que aconteceu com eles? Foram mesmo assassinados? Por quem? Por que? … Silêncio …

Todos os crimes que estão acontecenedo nesse último semestre relacionado a briga de gangues também só se fala no dia que aconteceu, todos se sensibilizam com as vítimas e depois … silêncio …

E essa impressão do silêncio não deve ser só minha, teve um show do Radiohead há alguns dias em Toronto, pela primeira vez depois da sua última visita em 2012, quando parte do palco desabou e matou um dos integrantes da equipe técnica. No meio do show o vocalista da banda falou exatamente sobre isso, que nada foi solucionado e que os responsáveis não estão pagando por isso, e disse; “esse silêncio é ensurdecedor!“. Veja o vídeo abaixo:

Estou um pouco revoltada com tudo isso, pois apesar de amar Toronto e respeitar o Canadá como país, essa falta de resposta não pode acontecer, pois não vivemos em um país de conto de fadas, não podemos aceitar viver em uma bolha onde só ouvimos o que nos agrada. Esse conceito de mundo da fantasia que muitos canadenses e imigrantes gostam de viver, não é real e não é saudável!

Acredito que vou levar martelada depois desse post, mas e daí! Esse blog é meu e eu escrevo que acredito … estou aberta a discussão, mas com respeito, claro!