Uma das coisas que as pessoas mais reclamam depois da imigraçãoo ou mudanca para outro pais/cidade/estado eh a falta de amigos… Esse assunto de amizade pos-imigração é manjado e já foi muitas vezes discutido por diversas pessoas e blogs… Mas hoje eu vou tocar na ferida e nao vou medir palavras 😯 …
As vezes minha beleza se cansa ao ouvir as pessoas dizendo; “Ai, nao tenho amigos aqui no Canada (ou whatever)…”, “Ninguem me liga…”, “Ninguem me convida para jantar…”, “Passei a Pascoa sozinho/a em casa assistindo televisao”, etc etc etc… Eu entendo esses sentimentos de perda, solidao, saudosismo etc… mas sejamos praticos; mesmo se a mudanca fosse para algum lugar dentro do Brasil, fazer amizades depois da epoca escolar eh mais dificil, quando nos tornamos adultos, nao sei porque, nos fechamos… viramos caramujo!
Porem, por experiencia propria, digo que para se fazer amigos eh necessario um certo esforco e um certo desprendimento. O que isso significa??? Significa que para você fazer parte de um grupo, você precisa se fazer presente (sem ser mala, claro!)… Jah aconteceu de eu estar em Ottawa e chegar alguns imigrantes… eu e minha turma (que nao era grande) os convidava para ir em casa, jantar fora etc, mas simplesmente nao ouviamos nenhum retorno, nem para dizer se estavamos bem. O que voce conclui??? Que essas pessoas nao gostam de sua presenca, ou simplesmente preferem nao participar do seu ciclo de amizades…
Mas mesmo assim, voce continua ouvir aquelas mesmas pessoas reclamando de solidao… gente… tem que fazer uma forcinha, ne!? Conhecem aquela frase: “Eu quero ouvir o retorno”… e eh exatamente isso que as pessoas esperam, nao tenham receio, liguem, mandem e-mail, se facam presentes – nao se sinta intruso, pois do mesmo jeito que voce gosta de fazer novos amigos, as outras pessoas tambem… e com o tempo a amizade eventualmente vai aumentar ou se distanciar, mas para saber se as pessoas sao as amigas certas para voce, soh testando!!!
Sera que estou exagerando???
Leia também: Amizade pós imigração, uma reflexão sobre a tendência de brasileiros e imigrantes fazerem amizades entre si e não com “locais”.
31 Comentários
Mi, concordo plenamente contigo!
As vezes as pessoas que mudam de cidade/estado/pais fazem uma barreira impenetrável e acabam ficando sozinhas, ou por achar a outra cultura estranha, ou por esperar demais dos outros. A melhor coisa nessas horas é ter iniciativa própria e vontade de fazer amigos.
Por incrível que pareça, nossos melhores amigos aqui na California não são brasileiros, e sim americanos e + um casal da Bulgaria que adoro!
Vocês estão indo pra Toronto? Temporariamente ou de vez?
Beijo enorme
Oi para o casal, como foi o feriado, aqui tudo tranquilo, estou felicissima com essa brincadeira, a expectativa de ctt, isso de conhecer mais profundamente ineragindo é muito gostoso, desejo uma boa semana, eu amo fazer amigos, e sempre coloco em pratica essas suas dicas, adorei... *CRIS*
Oi, essa é a primeira vez que venho ao seu blog e já gostei. Cheguei aqui através do blog da Bibi.
Concordo com o seu post. Para fazer amigos tem que haver esforco. Na verdade, para mim sair de casa no final de semana para "agitar" um pouco e encontrar amigas, requer muito esforco da minha parte, pois quando chega os finais de semanas estou super cansada. Mas como escrevi no meu blog, esse é o ano da socializacâo. (desculpa o tamanho desse comentário).
Gostei muito do título do blog e da história de vcs.
Bjokas
Nao acho exagero nao, e isso mesmo. As pessoas se fecham muito quando se mudam, principalmente pra um pais estrangeiro. Pior ainda quando ja chegam no novo lugar cheios de preconceitos "que os nativos sao frios" e que "serao discriminadas" sem nem ao menos tentar se enturmar. Ja ouvi essas queixas um monte de vezes, e sempre falo a mesma coisa: sao mesmo os nativos que estao discriminando ou voce que fica se sentindo "diferente" e se sente com "estrangeiro" escrito na testa e acaba levando tudo pro lado pessoal? Fiz muitos amigos bacanas por aqui em tres anos, mas conheco um monte de brasileiros que estao morando aqui tambem e que so fazem amizade com outros brasileiros e pronto, com a velha desculpa de que "os americanos sao frios".
Ah, e que legal que voces estao voltando pra Toronto! :-)
Sabe o motivo de muitos virarem um caramujo é o seguinte: a falsidade, a taição. Ontem eu soube de um casal "amigo" que colocou defeito no trabalho que fizemos, qd todos elogiaram. É uma pena que os adultos não tenham a coragem de falar a verdade para o proximo e só agem com falsidade por isso que nos fechamos.
Eu é que virei caramujo, sem sobra de duvida concordo com você o esforço tem que vir das duas partes e mais tem que ter algo haver. Fazer amigos é uma arte saber cativa-los é outra.
ps, mais nunca fazer amigos por fazer, conheço gente que tem tanto medo da solidão que prefere estar cercada o tempo todo.
Sou o avesso do avesso prefiro a solidão do que me enturmar à toa.
beijos
Oi Mirella,
Pode invadir nossa praia! Estamos sempre procurando companhia para sair ou mesmo jantarzinho/filme...
Estamos aguardando a chegada de vcs.
Beijo
Legal o seu post, embora essa situação não faça parte do meu dia-a-dia, eu concordo com tudo que você falou e achei a charge super engraçadinha, hehehe
Também fiquei super feliz que você está indo para Toronto, pra mim significa mais um B&B grátis, ho ho ho!
Bjs
Eu ignoro totalmente esse pessoal que vive reclamando, pois eles também não se esforçam para sair da lama...O dia em que essas pessoas pararem de reclamar, quem sabe a vida delas melhore, não é mesmo? Outra coisa é que nunca devemos generalizar...nada, nem ninguém! Cada um é cada um, certo? Vai voltar para Toronto? De vez? :)
Oi!!
Vcs vão para Toronto!! Preparada para o frio novamente?
Concordo com o que vc escreveu sobre amigos.
Quando cheguei aqui em SP foi complicado, mas agora já me adpatei, temos que fazer nossa parte também.
Bjinho.
Hello Mi :)
Uhuhuh vc arrebentou a boca do balão..Esse post foi ótimo!!!
Amei a novidade que vc irá voltar para Toronto, a terrinha que vc tanto adora :)
Vc tá certa, se não sair do casulo, não conhecerá ninguém, não fará novas amizades e por aí vai...
Um bjão no coração
Mi, para este post, só tenho uma frase para as pessoas que reclamam da dificuldade de fazer amigos..." Você é responsável por aquilo que cativa"....sorry, por não saber o nome do autor, mas acho que essa frase muito dez.
Beijos
Bia
Como assim voltando? de vez? ah conta logo!! seu post foi o que estava passando na minha cabeca, sobre amizades.. vou transparecer no meu blog. bjs
ah , minha amiga mudou ontem pra Toronto.
Vai mesmo pra Toronto? Quanto a fazer amizades, acho que faço rápido, mas amigos de verdade tenho poucos. Normalmente invisto numa nova amizade. Se vejo que a pessoa não tá afim, não insisto. Imagino que pra quem está longe de casa, a coisa deve ser mais complicada mesmo, mas as pessoas têm que estar abertas pra isso, se não, não dá!
Beijão.
Apesar de não parecer, Mirella, eu sou super caseira, quieta no meu canto, não saio muito e adoro minha caminha de noite pra ver filmes. Gosto demais da Claudinha e mais um monte de gente, aqui, mas sou meio caramujo mesmo... mas, pelo menos não reclamo!
Entendo perfeitamente o que você quer dizer e tá certíssima... ficar reclamando que não tem amigo enquanto não dá o ar da sua graça, é absurdo...
Um beijão e adorei saber da volta! vou aparecer lá em Toronto dia desses ;)
sou pessima pra fazer amigos..fora ou dentro do Brasill, mas vc tem razao pra ter amigos precisa antes de tudo aceitar o outro com defeitos e qualidades..mas tem brasileiro tambem que vive no exterior que so que saber de fofoca..ai fica dificil ser amigo
esqueci de dizer tem uma nova entrevista no ar
Oi!!! Que legal que vocês estão voltando para Toronto!
Olha, acho que você está certa, temos de nos esforçar para fazer amizade aqui, não é só esperar que eles venham a nós e, mesmo que venham, temos de nos esforçar para manter a amizade. Fiz algumas boas amizades aqui em Portugal, apesar de geralmente as pessoas morarem distantes [tipo, em cidades diferentes] e eu vê-las durante alguns dias da semana apenas.
Pra toronto?? Que legal! Assim quem sabe a gente pode sair pra jantar, ir a shopping, passear! Adorei a novidade! Beijos!
Ps. Isto e' um convite pra ser sua amiga real, alem de virtual!
Beijos!
Disse tudo, Mi!!
É isso mesmo!!
Quando é que vocês vão, hein?! Só em abril??
Bjocas
UAU... esse post foi profundo... moro aqui na FL ah 1 ano e meio, e estou commited a 1 ano... etc, etc... quer ser minha amiga??? hahahahaha!! :-)
Meu blog é:
www.lenisse.art.br/blog
senha: lenisse2005
Beijo
Mi, concordo plenamente!!! Eu, q mudei pro RJ, sinto mto isso!!! As pessoas q estao la ja tem sua vida, seu circulo de amizades... quem tem q se esforçar sou eu!!! Entao eu corro atras, mando email, orkut... mas as vezes eh mto dificil mesmo!!! Da a impressao de q todos tem o q fazer, menos vc... mas mudança sempre eh algo dificil ne?!!? Com o tempo melhora...
Beijos, Dani
Muita gente reclama que não tem amigo, mas também não faz por onde, exatamente como vc disse. Estamos aguardando vc invadir nossa praia !!!! bjs,
Mi, achei esse post simplesmente sensacional... sigo a mesma linha de pensamento.
E seja super mega bem vinda à Toronto... e a Brampton tb viu? rs
Beijos e um ótimo final de semana
Quando vocês vêm para cá?
Estamos aguardando!
beijo
Oi Mi (é claro que vc pode me chamar de Mi assim como eu tbém te chamo de Mi Ok!)
É verdade que temos mais facilidades de cultivar os amigos da epoca escolar, afinal eles já fazem mais tempo que estão no nosso ciclo de amizades, e os amigos que vc constroi hoje levarão anos para que tenham os mesmos sentimentos dos antigos (acho que fui confusa na expressão mas imagino que entendeu que quis dizer), enfim, é sempre ótimo fazer novas amizades.. Eu pelo menos adoro!!
Espero então que a gente finalmente se conheça no próximo ano, quando estaremos indo tbém para Toronto.
Um beijão
[…] Chamo de fase de transição, pois a tendência é que ela se acabe e uma nova vida se abra com novos amigos, novos ambientes, novos gostos e culinarias, novos sons etc – e aquilo que um dia era estranho, passa a ter cara de “casa”… Mas para que essa “nova fase” aconteça é preciso que a pessoa se movimente e não fique em casa chorando as pitangas e esperando que o mundo bata a sua porta a convidando para entrar. Sim, encontrar novos amigos não é tarefa fácil, exige disponibilidade, mas não é nada impossível. [Já falei sobre isso nesse post – Amizade Pós Imigração] […]
[…] Essas escola são uma excelente forma de aprender e/ou aprimorar o inglês dos novos imigrantes, e também uma excelente maneira de fazer novos amigos quando se chega no novo país. […]
[…] Vá por mim, novas amizades não batem na porta! E ficar choramingando em casa se sentindo sozinho, também não resolve. Já escrevi sobre isso aqui no blog em 2005! […]