Uma das perguntas que costumam surgir aqui no blog é em relação ao visto para o Canadá. Sendo assim, aqueles que pretendem estudar no Canadá ficam sempre com aquele ponto de interrogação sobre a questão financeira e como comprovar renda para o visto de estudante do Canada.

A melhor fonte de pesquisa é SEMPRE o website do governo canadense, pois ele contêm as informações atualizadas que você precisa para se certificar que não vai apresentar nenhuma documentação errada. Contudo, pensando em você e baseado na página do IRCC que esclarece como comprovar renda, fiz uma tradução, com alguns pitacos pessoais sobre o que você precisa ter em mãos.

Vale lembrar que medidas estão sendo tomadas pelo governo canadense para assegurar maior integridade do Programa para Estudantes Internacionais, para assim evitar fraudes tanto de instituições de ensino, quanto de estudantes não qualificados ou mau intecionados.

ATENÇÃO: a partir do dia 01/Janeiro/2024 o valor de comprovação financeira vai aumentar.

Imagem do post por: Nataliya Vaitkevich @ Pexel.

Como comprovar renda para o visto de estudante do canada

Antes de iniciar qualquer aplicação para o visto de estudante para o Canadá, você precisa ter uma Carta de Aceitação de alguma instituição educacional do Canadá (designated learning institutions (DLIs)). Ou seja, sem esse documento não é possível iniciar o processo.

Uma dica importante é que pessoas que irão estudar por menos de 6 meses, só precisam do visto de turista ou do eTA. Veja aqui como se aplicar para o visto de turismo completo (TRV) ou o para a autorização de viagem para o Canada (eTA).

Se você for estudar no Canadá por mais de 6 meses, então deve seguir os passos abaixo, ou o que for cabível, para comprovar renda para o visto de estudante:

  • Apresentar extrato da sua conta bancaria canadense, se você já tiver transferido o dinheiro para o Canadá;
  • Comprovar empréstimo educacional da instituição que financiará seus estudos;
  • Apresentar seu extrato bancário (do Brasil) dos últimos quatro meses;
  • Comprovar pagamento integral ou parcial do curso e acomodação;
  • Apresentar carta custeio da pessoa ou instituição que irá financiar seus estudos e viagem;
  • Comprovar pagamento do curso se esse estiver sendo financiado por algum tipo de bolsa de estudos do país de origem, ou caso o aplicante tenha uma bolsa de estudo financiado por algum programa educacional canadense.

Seguro saúde para estudantes no Canadá!

A partir de C$1,80 por dia e cobertura de 2 milhões de dólares canadenses.
Fale conosco e viaje tranquilo!


Tabela de comprovação até 31/Dezembro/2023:

Número de PessoasTodas as províncias canadenses, com exceção de QuebecQuebec
Estudante (somente uma pessoa)Valor total do curso (tuition) +  C$10,000 (dolares canadenses) por um período de 12 meses (ou C$833 por mês)Valor total do curso (tuition) +  C$13,134 (dolares canadenses) por um período de 12 meses (ou C$1,095 por mês) para adulto acima de 18 anos.

Total do curso (tuition) +  C$6,569 (dolares canadenses) por um período de 12 meses (ou C$1,095 por mês) para menores de 18 anos.
+ 1 membro da famíliaExtra C$4,000 (dolares canadenses) por um período de 12 meses (ou C$333 por mês)C$19,264 para duas pessoas acima de 18 anos por um período de 12 meses (ou C$425 por mês)
+ cada membro adicional da famíliaExtra C$3,000 (dolares canadenses) por um período de 12 meses por criança, independente da idade (ou C$255 por mês)C$ 21,579 para duas pessoas acima de 18 anos + 1 pessoas menor de 18 anos por um período de 12 meses (ou C$425 por mês)

C$ 23,290 para duas pessoas acima de 18 anos + 2 pessoas menores de 18 anos por um período de 12 meses (ou C$425 por mês)

Fonte: Canada.ca

Comprovação após 01/Janeiro/2024

A partir de 1º de janeiro de 2024, os requisitos financeiros mínimos para solicitações de autorização de estudo no Canadá aumentarão. Em 2024, os alunos devem comprovar acesso a C$ 20.635 (acima de C$ 10.000), mais o custo da viagem e as mensalidades do primeiro ano. Este valor reflete com mais precisão o custo de vida atual no Canadá.

Se os estudantes desejarem se inscrever sem precisar atender a esse novo requisito financeiro, a aplicação para o visto de estudante deverá ser enviado até 31/Dez/2023.

Release: Revised requirements to better protect international students

Espero que tenham gostado dessas dicas.

Leia mais:

– Porque estudar inglês no Canadá
Toronto ou Vancouver? Qual o melhor lugar para estudar no Canadá
Intercâmbio no Canadá? O que você precisa saber antes de chegar
Intercâmbio no Canadá: Ir no inverno ou no verão?
FAQ sobre intercâmbio e viagem para o Canadá
– Homestay no Canadá: O que você precisa saber para não criar falsas ilusões