UPDATE [23/Set/2013] — Depois de praticamente 6 meses de disputa entre o governo e a Associação dos Profissionais de Serviços Oficiais (PAFSO), parece que eles chegaram em um decisão que ambos orgãos estão felizes e a greve dos consulados canadenses realmente chegou ao fim.  Para o restante dos mortais que estavam no processo para obter vistos para o Canadá, agora podem respirar mais tranquilos …  🙂

Obrigada a todos que participaram nos comentários, mandando dicas, dúvidas e interagindo.

Dicas sobre como tirar o visto canadense, favor visitar esse link do nosso blog Mikix no Mundo:  O que você precisa saber sobre o visto canadense de turista

— Texto Original sobre a Greve dos Consulados Canadenses —-

Pelo visto, nessa segunda-feira, 27/Julho/2013, se iniciará, ou na verdade continuará, a greve dos consulados canadenses. Quinze do centros mais movimentados do mundo aderiram a greve e pelo que entendi, da reportagem do Globe & Mail, fecharão todos os serviços.

São eles:

  • Abu Dhabi
  • Ankara
  • Pequim
  • Cairo
  • Delhi/Chandigarh
  • Hong Kong
  • Londres
  • Manila
  • Cidade do Mexico
  • Moscou
  • Paris
  • Riyadh
  • São Paulo
  • Xangai

Enquanto a negociação entre a Associação dos Profissionais de Serviços Oficiais (PAFSO) e o Secretário do Tesouro Federal, Tony Clement, não chegarem a um acordo, quem mais vai sofre com isso são as pessoas que estão se aplicando para o visto canadense de turismo, estudo ou trabalho. Cidade como Pequim, Xangai, Deli, Chandigarh, Cidade do Mexico and Manila, já desde o início do mês estão esperando muito mais tempo para conseguir o visto quando comparado ao mês de Junho, por exemplo.

Segundo meu contato da SOS Canadá (despachantes que somos parceiros em São Paulo):Desde que começou essa greve o consulado aqui em SP se posiciona como se não estivesse aderido, mas é visível que o serviço ficou mais lento. Eles alegam que é por conta de serviços que dependem de outros consulados ou até mesmo do Canadá como exames médicos.“. (Quando tivermos mais notícias a gente vai passando pra vocês!)

E claro que não podemos esquecer das instituições canadenses de educação e turismo que recebem 60% dos visitantes internacionais (16.3 milhões) nos meses de verão (Junho a Setembro) gerando cerca de C$17 bilhões de dolares, essa notícia realmente é preocupante para a economia do país.

Para ter ideia de quanto tempo está demorando o processo dos visto, visite esse link http://www.cic.gc.ca/english/information/times/temp.asp (Obrigada pela dica Thaís)

UPDATE (01/Agosto/2013) !!!

Devido ao número de acessos aqui nesse post, escrevi para o pessoal do Explore o Canadá (Comissão Canadense de Turismo (CCT) e também para a Air Canada sobre informações a respeito da greve e quais procedimentos devemos seguir e essas foram as respostas na íntegra:

“Olá Mirella, a Imigração do Canadá está fazendo treinamentos em regime de urgência para que mais funcionários possam processar os pedidos, e está solicitando que a equipe que esta trabalhando atenda o máximo de solicitações possíveis. O governo vai fazer o possível para continuar a garantir a prestação de serviços em tempo hábil, com o mínimo de interrupção. Mas qualquer aplicação para um visto deve antecipar atrasos, e por isso é importante que o pedido seja apresentado com a maior antecedência possível. Qualquer dúvida nos avise. Att. –  Explore o Canadá (Comissão Canadense de Turismo (CCT)

Ao pessoal da Air Canada, maior empresa aérea canadense, perguntei se eles estão oferecendo algum tipo de isenção das taxas de transferência de datas da passagem aérea caso o visto do viajante não tenha saído em tempo hábil e eles responderam o seguinte:

Hi Mirella,
We do not have a specific policy in place as of yet, however we are aware of the strike and we are monitoring the situation closely.
I hope this helps.
Regards,
Dimitri – Air Canada Social Media

Traduzindo: “Nós não temos uma política específica em vigor até o momento, no entanto, estamos ciente da greve e estamos monitorando de perto a situação.

As respostas não foram muito animadoras, todo mundo deve estar sem saber o que fazer! O interessante é que também escrevi para o pessoal Consulado Geral do Brasil em São Paulo, mas lá ninguém me retornou!

PS: Em se tratando de passagem aéreas, vale lembrar que o consulado recomenda comprar a passagem somente depois do visto ter sido aprovado!!! (Prática essa recomendada antes da greve).

E também deixo aqui minha recomendação de ir atrás do visto para o Canadá com bastante antecedência, antes eu recomendava com pelo menos 3 meses antes da viagem, hoje estou passando para 5 meses, só para garantir tempo hábil para o visto sair e tempo para se comprar passagens aérea com preço justo!

PS2: As pessoas que forem usar empresa de despachante SOS Canadá, não esqueçam de dizer que eu (Mirella Matthiesen do Mikix) que os recomendou 🙂 . Valeu!

E claro… não deixem de ir ao Canadá, o país é incrível e essa situação vai passar!

UPDATE (07/Agosto/2013) !!!

Uma das pessoas que deixou comentário nesse post, retornou avisou que o processo do visto de estudante demorou 31 dias para o exame médico + 05 dias após a entrega dos exames!!! Ele se aplicou via despachante.

E vamos ver como as coisas vão se encaminhando… quem tiver mais dicas, manda pra gente!

————

Para quem quer ler mais, deixo as reportagens abaixo (todas em inglês):
Statement by the Professional Association of Foreign Service Officers: PAFSO Responds to Government’s Rejection of Arbitration (via: Orgão oficial da PAFSO)
Striking diplomats vow major visa shutdown (via: Globe & Mail, meu jornal preferido canadense)
Canada’s tourism industry could take hit during strike by visa staff (via: The Star, jornal de maior circulação em Toronto)
Foreign service strike frustrates foreign students, would-be immigrants and visitors (via: Calgary Herald, maior jornal de Calgary)

Mais do Canadá aqui no Mikix? Sigam esses link:
Viagem pelo Canadá
Vida expatriada no Canadá