Acabei de receber um comentário com essa frase: “Vale a pena lagar tudo no Brasil pra seguir uma vida no Canada???” … e agora eu penso, depois de quase 10 anos vivendo no exterior: o que eu respondo para essa pessoa? Como avaliar isso? Como dizer para alguém que vale a pena larga tudo (aliás o “tudo” varia de pessoa para pessoa)? Será que eu quero essa responsabilidade de dizer se sim ou se não???
Responder algo desse nível, só mesmo baseado em experiência pessoal e a decisão final deve ser INTEIRAMENTE da pessoa/família… pois os riscos, serão somente de quem vem ou fica, certo?!
Por tudo que vivi, experimentei e aprendi… eu digo sem pensar: SIM, VALE MUITO A PENA! Um pouco do que vivi e resolvi compartilhar, pode ser encontrado aqui: Sobre o Canada…
Nos meus relatos vocês perceberão que eu admiro muito o Canada e sou muito orgulhosa de dizer que sou canadense (EH!). Porém se você me perguntar se eu pretendo ficar aqui pra sempre… ah, isso é outra história… pois apesar de amar e admirar o Canada como país, eu ainda não consegui me acostumar com frio por um longo período de tempo (embora seja totalmente fácil de sobreviver 🙂 ).
E como já disse outras vezes aqui, esse é o único motivo que me faz pensar em alternativas… 💡 E quem me conhece de verdade, sabe que eu e o Kiko somos andarilhos, e a palavra “pra sempre” é algo que foi abolido no nosso dicionário…
E vocês (residentes no exterior), o que dizem: “Vale apena lagar tudo no Brasil pra seguir uma vida expatriada???
Update (29/Maio): Recomendo a leitura dos comentários … você vão se surpreender com as experiência de cada um, e o melhor, vai continuar não tendo resposta definitiva para essa pergunta!
54 Comentários
Eu concordo com você que essa resposta é muito pessoal. PRA MIM, a resposta também é sim. O processo de imigração aqui para o Canadá foi lento e trabalhoso mas eu faria tudo de novo. Minha vida profissional aqui foi reduzida às cinzas mas ainda assim eu prefiro morar aqui do que no Brasil. Cada um sabe o que é mais importante para si mesmo.
Eu só acho que quem é super apegado à família e amigos, ou ainda tem medo de fazer um downsizing - considerando a dura e longa fase de adaptação após a mudança! - deve desconsiderar a opção de tentar uma vida longe. Ser expatriado é acima de tudo saber abrir mão de muitas coisas.
Flá’s last blog post..É fase ou é o meu mais novo eu?
Fla,
Super concordo com você.
Sinceramente, eu acho que minha experiência aqui foi positiva principalmente pelo fato da gente termos vindo muito novos (eu 23 e o Kiko 27), dessa forma não tivemos que abdicar de coisas materias, pois não tinhamos muita coisa :) ... então a sensação da "perda" que muitos expatriados sentem, eu não senti, pois minha primeira casa eu comprei aqui... e muitas conquistas foram todas feitas aqui e não no Brasil.
Mas eu admiro a coragem do pessoal que vem mais velho como imigrante de peito aberto... eu não sei se teria essa coragem se já tivesse um vida estabelecida no Brasil e nunca tivesse tido uma experiência no exterior... o baque é forte e dependendo da sua profissão o downsizing pode ser dolorido.
Bjks
Oi Mirelli..moramos15 anos nos USA..vc acha q será difícil de nos adaptar a morar ai??? Meus filhos são americanos..n tenho uma profissão..era Manager de um DD..Dublin Donuts..
Oi Silbana,
Avida no Canadá é muito semelhante a vida nos EUA...
Acho que vai se adaptar numa boa ;)
Abs
Oi Mirella,
Sou do Rio e estou no processo de imigracao quase chegando ai em Toronto. Sou formada e administracao e gostaria de entrar na area de TI, meu marido e de TI tb, mas e muito tecnico.
Gostaria de saber como e que vc saiu de administracao e pedagogia para TI. Que cursos fez?
Agradeco se vc puder me responder pq gostaria de fazer uma mudanca na minha carreira e e sempre bom ouvir sugestoes.
Rachel Lucia
Ola Rachel,
Nesse post: https://www.mikix.com/?p=220 você encontrará um pouquinho da historia de como mudei de area para IT.
Porém, hoje estou mudando novamente, porque apesar de gostar da area, não era minha vocação.
A melhor forma de mudar de carreira é fazer curso... é lea que vc começa a fazer contatos... ou como eu, ter alguém que possa te treinar e te colocar dentro de uma empres para a primeira experiencia.
Não é fácil, mas não é impossível...
Boa sorte!
Eu não fiz nada disso moro no mesmo lugar desde que nasci e já tive muitos e muitos sonhos...o que posso falar Mirella, é que te admiro muito e parabéns por ter conseguido uma vida de sucesso aí, mostrando que sim é possível.
Oi Carlinha,
Aliás, vc disse uma coisa importante... não é preciso sair do Brasil para ter sonhos realizados, afinal de contas o Brasil é um país cheio de oportunidades e esta crescendo muito.
Tudo bem que tem o fator violencia, mas mesmo assim... o Brasil oferece oportunidades... não estamos falando de uma Zambia, certo?!
Bjs
Em matéria de violência deve ser pior que a Zâmbia. Moro em Fortaleza, uma das cidades mais desiguais do mundo e a décima terceira mais violenta do mundo, com 65 assasinatos por 100mil habitantes. Por pesquisar que você vai descobrir que no Brasil se mata mais que no Iraque.
POis é Bruno, infelizmente vivemos numa guerra civil disfaçada...
Uma pena que o Brasil não decolou de verdade, na época em que mais teve chance de fazê-lo...
Abs e obrigada pelo comentário.
Ola Mirella,
Sobre seu convite, sim, seria uma honra ser entrevistada :)
Um beijo enorme para vc.
Alline
Alline Louise’s last blog post..Minha vida de atriz
Oi Aline,
Te mandei um e-mail... me avisa se não receber, ok?!
Bjs e obrigada por ter aceito o convite!
Eu sempre digo que quanto mais cedo mudar o rumo da vida, mais fácil é de se acostumar, e menos vc abre mão no país de origem. Mas concordo com vc, a decisão é muito pessoal, e conheço pessoas que vieram como imigrantes e foram embora pq não se acostumaram, sentiram falta da família. Ser expatriado não é fácil, mas eu acho que sempre vale a pena! Não só por ter outra experiencia de trabalho, de morar fora, mas pq eu acredito que toda experiencia é válida, e sempre vai te ajudar a crescer e valorizar o que vc deixou pra trás. Adorava aquela propaganda da STB que dizia : "Vc sempre volta diferente de uma viagem!"
Beijos!
Patricia’s last blog post..Encurtando distâncias
Oi Pati,
Assino embaixo...
Mas sabe, embora eu tenha vindo nova para cá (23 anos)... eu acho que no Brasil somos muito privados de informações sobre possibilidades de fazer estagios no exterior, ou de como conseguir bolsa de estudos ou tudo mais...
Será que é porque nossos pais não sabiam ou a universidade é meio lerda nesse sentido?
Hoje eu vejo o quanto perdi tempo e quantas outras oportunidades poderia ter tido... sei lá!
Eu admiro sua historia e torço muuuuuuuito por você!!! Uma dia ainda a gente vai conhecer pessoalmente.
bjks
Mi, boa pergunta!
Mas uma coisa é certa, voce precisa estar muito seguro do que esta' fazendo, analisar os pros e os contras.
Eu tambem nao sei o que responder.
Beijos
Meire
Meire’s last blog post..Voce ainda fuma? II
Oi Meiroca...
Acho que quanto mais velho e mais raízes, maiores as dificuldades de engrenar no exterior... será que estou enganada?
bjs
Eu particularmente respondo sim sem titubear.
Demorei para tomar a decisao que a principio era ficar apenas um ano na terra dos meus antepassados e no entanto decorridos quase quatorze anos, nao me arrependo de ter abandonado o conforto da casa dos pais, carreira,etc...
Sinto saudade dos familiares, aqui também o inverno é rigoroso e o verão é breve mas causticante.
Oi Neide,
Vc é nova por aqui? Já comentou outra vez?
Se sim... bem-vinda!
Obrigada por seu comentário...
Sabe que minha experiencia é um pouco parecida, vim para o Canada para passar 6 meses e cá estou... esse ano vai fazer 9 anos de vida expatriada!
bjs
Eu acho que depende do que você vai largar no Brasil e do que você vai encontrar no Canadá. Acho importante ter uma estrutura no Canadá, seja um amigo, um quarto já disponível para alugar.
As pessoas têm que ir prontas para, caso não corra bem, possam voltar e recomeçar a vida. Tem gente que se endivida e espera chegar no outro país e conseguir logo um emprego ganhando bem, um bom carro e nem leva dinheiro suficiente, seguro saúde... E aí, se algo corre mal, é uma bola de neve e depois voltam pro Brasil falando que a vida no exterior é uma porcaria, isso e aquilo.
Como disse: Saindo preparado, com um pouco de dinheiro (para, pelo menos, 3 meses de aluguel), tendo apoio no país para aonde vai, tudo bem.
Em Portugal vale a pena para quem tem apenas o ensino médio. Acredito que em outros países seja mais fácil colocação para pessoas com licenciatura. Se fosse para vir para Portugal eu não largaria tudo no Brasil não!
Marcita’s last blog post..Sonho de Consumo
Acho que acabei de perceber (oh como as fichas demoram a cair na minha cabeca) o quanto essa resposta é pessoal. Eu lido com pessoas a qual responderiam um sonoro NAO a essa pergunta. O que a difere de nós? Suas experiencias aqui e seu "tudo" deixado pra trás. muita coisa deve ser avaliada, mas no final a resposta só a propria pessoa pode achar VIVENDO! Pq o medo... o pé lé e k, vai leva-la a frustracao tentando ou nao
Ciça’s last blog post..Que livro eu sou???
Vcs são vitoriosos por tudo que conquistaram aí. Imagino o qto dificil deve ser a decisão de morar longe, principalmente, longe das pessoas que ama.
Admiro muito vcs e outros que acompanho nos blogs que fizeram isso e são felizes e realizados.
Eu acho q conseguiria. Vamos ver se Deus tem algo assim pra mim....rsrs
bjinhos
deby’s last blog post..Para elas
Eu não conseguiria Mi, mas adoraria passar umas temporadas em outros países. Quem sabe quando os filhos estiverem encaminhados a gente não faça umas viagens de aprendizado como um curso na França...
Hmmm, nem sei o que responder para nao aprecer a chata que sempre defende o Canada e nao *gosta* do Brasil (hahaha), mas enfim, na minha opiniao vale a pena sim, vale MUITOOOOOOOOOOO a pena, mas depende muito da pessoa, da situacao de cada um, do preparo de se viver em um outro pais. Imigrar nao eh para qualquer um, tem que ser pensado e repensado, um milhao de vezes se necessario.
Minha experiencia aqui parece que eh um pouco diferente da maioria, porque minha vida profissional que no Brasil era otima, aqui soh melhorou, continuei na mesma area que sempre trabalhei em SP, avancei e cresci ainda mais. Alias, eh algo que eu nao entendo muito, tantos barsileiros com educacao e experiencia que aqui acabam fazendo outra coisa. Se eh um escolha, GREAT, mas a impressao que eu tenho eh que muitos nao querem isso e meu advice entao seria: LUTEM para fazer o que vcs querem! O Canada eh um pais de muitas oportunidades, quase todo mundo aqui eh estrangeiro, um diploma do Brasil tem o mesmo valor de um diploma da China, India ou Romenia e eu nunva tive problema com este tipo de “preconceito”. Na minha experiencia, todo imigrante tem as mesmas chances de seguir na area profissional que eles quiserem, eu consegui meu primeiro emprego aqui 3 meses depois de chegar, com meu diploma brasileiro, sem nenhum curso extra no Canada e com minha experiencia de trabalho brazuca tambem, nao tinha nenhuma referencia Canadian na epoca. E eu com certeza nao tenho NADAAA de especial, entao se eu consegui, todo mundo pode conseguir tambem hehehe.
Outra coisa que eu acho importante todo imigrante avaliar eh o quanto eles sao apegados a familia, amigos e o Brasil. Mas uma avaliacao sincera mesmo, aquela coisa de se olhar no espelho sem medo. Morar no Canada, ou qualquer outro pais by the way, significa que se um irmao, avo, amigo querido, etc, ficar doente, ter um acidente ou ateh mesmo morrer, vc vai estar LONGE. Nao vai poder visitar, nao vai poder estar perto. Da mesma maneira as vitorias e coisas boas tem que ser divididas de longe, nao tem aquela coisa de passar weekend juntos, acompanhar nascimento de sobrinhos, etc. Tem gente que lida melhor com isso e outras nao, e that’s OK, mas todo mundo tem que se preparar emocionalmente para esta distancia.
Eu ADORO aqui e se for me arrepender de alguma coisa eh de nao ter vindo antes. Eu sou muito muito muito apegada a minha familia, primos sao irmaos, avos sao pais, toda aquela coisa brasileira bem familiar e mesmo assim, eu digo e repito, valeu a pena vir para o Canada, sem duvida nehuma. Sinto saudades sim, de vez em quando choro, tenho certeza que muitos no Brasil choram por minha causa tambem, mas a qualidade de vida, seguranca, respeito, vida profissional, tudo que eu ganhei aqui me fazem acreditar que valeu a pena.
E quanto ao *frio* que a Mirella sente… hmmm, eh uma delicia, alguns poucos meses com nevinha branquinha para a gente brincar, esquiar, fazer boneco de neve… mais uns outros meses de friozinho a “paulista”, outono colorido e primavera florida. Tem o lado ruim, eh claro, os 3-4 meses de verao, muito calor e muito abafado, mas nem o Canada pode ser perfeito, nao eh mesmo? Hehehe…
GO CANADA, GOOO!!!
Ivi’s last blog post..I’m taking a break…
Adorei o reply.
As palavras da Mirella assim com as suas, só me fazem agilizar o processo de partida do Brasil o quanto antes.
Bjs meninas.
:)
Olá Ivi!
Amei seu post!
Estou em processo de imigração, na ansiedade e no meio das duvidas e dias de certezas...kkk
mas minha maior dúvida é: eu tenho um filho de 6 anos, possivelmente vou imigrar grávida ou com baby! Meu maior medo é a adaptação do meu filho de 6 anos e como vou dar conta de país novo e baby novo. vcs conhecem alguma família que foi com filhos pequenos? como foi a adaptação deles?
Já morei longe da família, demos conta, mas agora é diferente... penso muito na adaptação do meu filho mais velho.. alguma luz...kkkk
bjão
Oi Talitha,
Geralmente as crianças são as que se adaptam mais fácil... não fique preocupada.
Nessa idade, vai ser complicado os primeiros meses devido a lingua, mas depois tudo volta a normalidade. Para os adolescentes o impacto costuma ser maior, pois não é fácil arranjar turma etc e tal.
Minha dica é colocar seu filho em escolinhas de inglês o mais rápido possível, se der deixe ele assistir programas no computador ou televisão em inglês... tudo isso vai facilitar quando chegarem lá.
Ajudei?
abs
Boa tarde Ivi!
Sou formada em Direito aqui no ES, e minha amiga é Fotógrafa. Nós duas estamos com a intenção de sair do ES e tentar começar uma vida no Canadá.
Mas antes, gostaria de saber com alguém que no caso já mora no Canadá há algum tempo, como você por exemplo, sobre a vida financeira, empregos, moradia, custo de vida...etc.
A princípio, pensei em Janeiro de 2016 ir ao Canadá somente para 'passeio'. E nesse passeio ver, pesquisar e analisar se daria para começar uma vida aí. Para posteriormente, se for o caso, ir com a mudança.
Gostaria de saber o custo de vida, em relação a moradia se é caro ou barato (comprar ou alugar), em relação a empregos (se é fácil ou não, e quanto ganha por exemplo em determinado emprego). Entre outras coisas.
Você como Brasileira, me aconselharia a tentar uma vida no Canadá? Acha que daria certo? Acha que consigo?
Desculpe pelas perguntas, estou mesmo muito confusa e perdida ao mesmo tempo, por não saber mais o que fazer no Brasil com essa crise toda... E querendo mudar de vida e tentar algo no Exterior... mas também com receios...
No que puder me ajudar, eu te agradeceria e muito!!!
Obrigada pela atenção.
Abraços,
Bem, voce sabe Mirella que eu te conheci no momento que estava pesquisando a ida p/ o Canadá. Porém acho que posso por linhas tortas falar um pouco desse assunto. Meu marido é japones e tem uns valores muito diferente do meu.
Sou oriental tbem mas or ser brasileira tenho outra visão do exterior principalmente Canadá. Minha expectativa seria de abrir as portas do mundo p/ meus filhos como te falei. Em questões de trabalho sei que as coisas são diferente ai. Meu marido saiu de uma empresa com um cargo e acha isso muito importante o que soube que ai não se pode pensar muito. Aqui voce tem possibilidades de "crescer" hierarquicamente o que não se vê no Canadá, dependendo do ramo de atividade. Pra ele isso importa muito. Eu já vejo o lado do crescimento pessoal e desenvolvimento dos filhos e nosso, culturalmente claro. Dai vai muito da pessoa.
De todas as maneiras´vejo que é preciso muito preparo para conquistar posições de cidadania, etc. pra ser respeitado e ter direitos não é mesmo? Adquirir o visto e tal. Como voces fizeram.
É preciso pensar em tudo pra não ter surpresas.
Mas aqui é muita falta de respeito por parte do governo. Viver aqui
é muito ruim, em muits aspectos, isso é ponto pacifico.
Espero qie tenha ajudado.
Beijos
Mi, concordo plenamente c/ vc - no nosso caso tb valeu muito a pena, pelas novas amizades que fizemos, pela família que criamos (não só os filhos mas tb os amigos mais especiais) e o que conquistamos em termos de qualidade de vida. Tb acho q depende bastante de quão preparado se vem e o q se deixa pra trás. Nós tb não tínhamos muito a perder e sabíamos que o mercado de trabalho era favorável. A saudade da família no Brasil é uma constante, mas com o tempo a gente se acostuma, e as coisas boas daqui - menor carga horária de trabalho, menos trânsito, menos violência, mais tempo pra curtir os filhos - acabam superando a saudade, o inverno e o que mais possa haver de ruim. Não me arrependo de ter vindo. Mas, apesar de tb gostar muito daqui e não ter planos breves de voltar ao Brasil (exceto a passeio), não me vejo morando aqui pra sempre. Como muitos outros emigrantes, eu tb sonho em um dia me aposentar, comprar uma casinha no Nordeste e tomar muito sol, banho de mar e água de coco... Bjs!
Mirella e Christian, basta espelhar-se em vocês, para saber que vale sim!, o canadá é bem diverso do Brasil, e em alguns aspectos extremamente melhores, ex: condições de vida, segurança, justíça social, acho que vale enfrentar o novo, o desconhecido, lógico tem de ter alguma qualificação, uma boa profissão, o que não quer dizer que se vá logo arranjar um empregaço, isso não acontece em nenhum país do mundo, mas com paciência, e determinação, dominando a lingua local, enfim, querer mesmo! temos exemplos mundo afora de imigrantes que conquistaram seu lugar ao sol ,com paciência e muita força de vontade!! Sabendo adaptar-se ao lugar, não querer o contrário, Mirella , gosto muito de história, e não seria diferente com o Canadá, interesso-me pelos sítios históricos desse lugar, como Fort Edward e suas palafitas,construido em 1750, Halifax citadel National sitio histórico, Fort Anne, sitios históricos de Alberta, fort calgary , entre outros. Por favor comente alguma coisa sobre tradições, ou peculiaridade patriótica dos canadenses, seria bem interessante também! Gosto muito do Blog, aprendi muito sobre o Canadá, é um guia de viagem, bom mesmo! abraços,
Pra obter essa resposta só largando tudo pra saber se vale a pena ou nao. Simples assim.
Bjoks
muito legal o post.
uma coisa muito pessoal com certeza.
pra mim os 5 meses ai valeram a pena e nao trocaria por nada, apesar de tudo...
Achei seu blog muito legal ... bem interesante li varios post pretendo " ler todos " !! Estou indo p toronto estou buscando informaçoes caso nao se importar passarei sempre por aqui!!
Uma boa noite bjus bibiana
Na minha opinião não há resposta para esta pergunta simplesmente porque não existe uma única fórmula para todos e, como você mesma disse ninguém precisa e nem deve assumir responsabilidades pelos outros! A pergunta que alguém querendo vir para cá deve fazer, na minha opinião, é qual o verdadeiro tamanho do desejo de vir e até que ponto iria por este sonho, o que deixiaria para trás (não só bens materiais), etc e tal. De novo, apenas cada um tem estas respostas dentro de si. Ou seja, quem te fez esta pergunta, se nunca vier para cá, nunca vai saber a resposta pois nunca vai saber como ele ou ela mesmo reagiria a tudo que envolve imigrar.
bjs
Paula’s last blog post..Habilitada no Canadá
Muito obrigada pela resposta Mirella... era o empurrao que eu precisava para fazer uma academia SAP na aerea de negocios... espero que tudo comece...
Bjo
Rachel
É realmente uma pergunta dificil, pois acho que ela é inteiramente pessoal. Cada pessoa tem seus sonhos, sua forma de ver a vida, de ver os seus sentimentos. Uma coisa eu digo, a pessoa tem que estar muito certa do que quer fazer. Viver no exterior, nem sempre é o mar de rosas que se ouve lá fora.
Para mim, foi maravilhoso vir morar aqui. Eu faria td outra vez. Bj grande amiga.
celia’s last blog post..
OLÁ MIRELLA!
Parabéns pelo blog. Eu já havia "olhado" algumas vezes, mas hoje tirei um tempinho para ler os posts com mais calma. Fiquei com a impressão de que ele reflete o jeito de uma pessoa otimista, determinada e de bem com a vida! O registro das tuas impressões ajuda bastante quem está no finalzinho do processo de imigração, como é o nosso caso. Penso que a motivação que cada pessoa tem para mudar de país deve ajudar no processo de adaptação. Desde que decidimos mudar, praticamente não tivemos dúvidas quanto a essa decisão. Só espero que nosso filho (adolescente) se adapte depressa.
Um abraço da Flocki
Perguntinha dificil, hein Mirella!
Eu acho que so vale a pena se vc souber exatamente o que quer, o que està deixando no Brasil e o que vc pode conseguir no estrangeiro. Essa historia do "vou là pra ver no que dà, pq o vizinho da minha cunhada foi e tà super bem" normalmente nao funciona1
Li todos os comentários é fecho meu pensamento em: Só dá pra saber vivendo, é algo muito pessoal pra caber numa simples resposta de SIM ou NÃO.
Minha "pulga" continua aqui, vamos ver se um dia ela "salta" - rsrsrs
Vivi’s last blog post..Imagine…
Olá Mirella,
Só vale a pena para quem realmente deseja ou sonha !!! Pq sempre irão aparecer obstáculos, e se for realmente o desejo nada irá desmotivar a pessoa ou acabar com o seu sonho!!!
Mas se for pq não sabe o q fazer da vida e viu q para uma pessoa a história deu certo (pq a grama do vizinho sempre é mais verde q a nossa .. rsr) .... é melhor pensar antes .... para não acumular decepções.
bjs
Silmara
No Canada eu não sei, mas no meu caso largar tudo e vir morar para Portugal valeu a pena sim, muito a pena. No entanto, eu neste momento não penso em outra coisa que não seja:
Vale a pena largar tudo aqui e voltar para o Brasil?
É uma duvida cruel, e acredite ou não, pelo menos no meu caso, é muito mais difícil decidir voltar do que foi decidir sair.
O que eu faço? sei que é uma resposta muito pessoal, mas .... sinto-me muito, muito, perdido.
Oi Felipe...
Quem é que nunca passou por essa fase?!
De novo... é uma decisão pessoal...
Abs,
Oi Mirela, sempre leio seu blog, e adoro!
Imigramos pra cá há um ano e meio, e não nos arrependemos. Pelo contrário, hoje gostamos mais de Toronto do que quando chegamos. Já temos aquela sensação de que aqui é a nossa cidade, e a cada dia descobrimos coisas novas que nos fazem gostar ainda mais daqui.
Não sabemos se ficaremos aqui eternamente, mas viemos de coração aberto, sem prazo pra voltar, e essa volta continua em aberto.
Abraços,
Laila
Laila’s last blog post..Momento "mulherzinha"...
na minha opinião o maior problema nem é o tempo em que se pensa em ficar no exterior mas sim o fato de sair em si.
Saindo uma vez do seu "habitat" você nunca mais será a mesma pessoa, chegando até a nunca mais conseguir viver na sua cidade natal.
Eu posso dizer que vale a pena sim. Vale a pena se você estiver preparada e pronta pra batalhar, trabalhar duro, fazer experiencias novas, arriscar no desconhecido, estudar muito, crescer e lutar. Muda rpro exterior não é um paseio e sim muito trabalho duro!
Mas depois de 18 anos fora do Brasil posso dizer por mim: eu não volto mais não.
Paula’s last blog post..Parabéns! Parabéns!
Olá Mirella,
Curti muito seu blog. Parabéns!! Gostaria de uma informaçãosu, se possível. Estamos, eu e Dani, pensando em migrar ao Canadá, e não vimos nenhum site ou blog abordando o custo de vida aí no Canadá, com valores do tipo: um casal para viver, sem luxos, mas de forma confortável e digna. Para mim viver assim seria morar num lugar limpo, manter um automóvel, se alimentar bem e ter algum lazer: cinema, passeios, restaurante aos Domingos,etc. Quanto de renda familiar mensal, descontados os impostos, na sua opinião seria preciso para viabilizar este padrão.
Abraços,
Neco e Dani
Ola,
Respondi a pergunta de vcs nesse post aqui: https://www.mikix.com/?p=923
Entra lá e qualquer duvida me escrevam :)
Abs,
Mirella
Oi, Mirella!
Parabéns pelo blog, sem querer ser repetitiva! (rs)
Sempre pensei em ir embora do Brasil, mas sempre havia algo que me prendia...Mergulhei de cabeça no trabalho, achei meu amor tarde.Agora, conseguimos muito mais do que sonhávamos e temos medo de desfrutar do que é nosso aqui.SIM! Nós vamos embora do Brasil, sim.E provavelmente não voltaremos mais para fixar residência.Ainda não temos certeza se vamos para o Canadá ou para qualquer lugar da Europa.O Canadá é uma escolha que agradou a ambos.
O que me preocupa mais é o sistema de saúde daí, pois já estamos na casa dos 40 anos, e temos que nos cuidar... (ele é diabético).
Tb. tenho pesquisado bastante sobre adoção por aí.Poderíamos ainda ter filhos, mas escolhemos adotá-los.
Estamos cansados de viver com medo...Fico imaginando, que vcs. que estão fora, na maioria das vezes, pensam em voltar um dia.
Eu, que estou aqui, penso em não voltar nunca mais.
Beijoca grande,
Felicidades!
Cláu :)
Oi Clau,
Obrigada pelo comentario :)
Então... como eu disse anteriormente, eu não me arrependo de ter vindo para o Canada e para todos os outros lugares que tive a oportunidade de viver temporariamente... muito pelo contrario, essa experiência esta sendo maravilhosa e se possivel quero ter mais e mais.
Mas na nossa opinião (minha e do meu marido), todas essas nossas viencias esta sendo com um grande caminho e retorno ao Brasil... por mais que a gente vai ficando por aqui, os laços nos une ainda mais ao Brasil, é até estranho falar isso, mas no nosso caso é verdade.
A violencia é o que não nos faz voltar AGORA... mas por outro lado, sinto que ainda não estou pronta para voltar ao Brasil, pois o mundo tem tanto a nos oferecer e quero aproveitar mais um pouco o exterior... e voltar somente quando meus pais precisarem de auxilio.
Como vcs já decidiram sair do Brasil, o Canada é um excelente país para se viver, mas a Europa também... vai muito de estilo de vida que vc pretende ter.
O sistema de saude canadense funciona, é publico, mas tem alguns pontos que me desagradam... se bem que eu nunca realmente precisei do sistema para julgar.
Enfim... eu falo, falo e não falo nada, né? Pois é uma decisão tão pessoal...
Vamos nos falando... é mais facil assim!
Abs
Sem duvida e muito pessoal mesmo. Depois de quase 20 anos na Australia, com um bom emprego e cidadania Australiana no meu caso acho que nao valeu a pena. Nao pelo o que ganhei na Australia mas pelo o que perdi no Brasil ( convivencia com os meus amigos no Brasil, convivencia com os meus pais, irmaos e irmas. Convivencia com a propria cultura brasileira, idioma, comidas tipicas, e os lugares de Minas que sempre farao parte da minha vida ). A Australia e um pais maravilhoso com um padrao muito alto mas nao importa o tempo que passar aqui... vai sempre ficar no cantinho da mente a pergunta " Sera que valeu a pena?" e exatamente essa pergunta que nunca queria me fazer.
Oi Nathan,
Muito obrigada pela seu depoimento, é interessante ver que mesmo depois de 20 anos ainda temos duvida sobre a decisão de imigrar.
Eu muitas vezes me pego pensando se realmente vale a pena ficar longe da familia... as vezes penso que sim, outras penso que não... é um dilema que iremos levar pelo resto da vida.
Porém, quando penso em voltar, as vezes me pego com medo... não somente da tal possível violência urbana, mas também pelo quem eu sou hoje. Será que eu me acostumaria a viver lá novamente, como se voltar para uma vida que tinha há 10 anos? Sempre penso, mas será que isso é retroceder... sei lá, são tantas dúvidas... mas todas elas sem respostas... o melhor é ir vivendo.
Abs
E e minha esposa estamos maravilhados com as suas experiências e seu depoimentos.
Eu morei por um tempo na New Zealand e ja faz 3 anos que voltei e voltei por um motivo muito forte, minha familia (esposa e filhas).
eu tinha ido na frente para conhecer o país e agilizar as coisas para a chegada da minha familia e infelizmente estou no Brasil novamente.
Sempre tive o sonho de ir embora e conhecer o mundo as culturas de outros países e hoje mesmo com 3 filhos pretendo ir atrás desse sonho, sei que passamos por dificuldades, saudades, costumes, ingles, preconceito etc.....
Mas hj acredito que posso dar uma condição melhor para os meus filhos fora do Brasil mesmo sabendo que enfrentaremos por dificuldades mas não podemos ter medo das dificuldades e devemos ser persistentes quando queremos alcançar nossa felicidade.
E hoje eu seria muito mais feliz fora do Brasil, pois acredito que a minha felicidade não esta aki.
Abraço e parabéns
Tem certeza, você pode fazer o maior arrependimento da sua vida.
Difícil julgar! Mas quem não arrisca...
Olá!
Bem, minha pergunta deveria ser a mesma lá do início, mas vou fazer diferente! Independente de querer saber se valerá à pena ou não, visto que só saberemos disso se tentarmos, gostaria de saber como consigo referências, pois pretendo ir para o Canadá recomeçar minha vida em todos os setores. Não conheço nenhum brasileiro que viva nesse país, sequer alguém que possa me indicar um aluguel num local não tão ruim, referente a transportes, empreendimentos, etc. na verdade, tenho 48 anos de idade pois é isso que está escrito na minha certidão de nascimento, porem, alma, saúde e aparência de trinta e uns (rsrsrsrs).. Funcionária pública federal, aqui no Brasil, me aposento ano que vem. Tenho dois filhos adultos, um divorciado, casa própria, enfim, uma vida quase totalmente estabilizada.. Solteira e sem romances em vista, ou seja, ninguém que me faça arrepender. Quero continuar a produzir, estudar música pois sou cantora. Já residi na Itália, onde tenho familiares domiciliados, mas quero mesmo é ir para o Canadá. Minha formação é o jornalismo, mas estou disposta a encarar um tecnólogo em TI, pois vejo que é a profissão mais procurada por aí. Vocês acreditam que com minha idade seria difícil uma colocação de emprego e como estudante? Quanto ao frio, já sou habituada ao inverno europeu e creio que não teria grandes dificuldades em me adaptar. Se você acredita que ainda valha à pena, o que me recomendaria? Como começar? Desde já, agradeço a atenção e parabenizo pela enorme iniciativa do seu blog. Forte abraço!
Oi Mirian,
Eu não sei exatamente a que pé anda o processo de imigração para o Canadá. Você já chegou a olhar sobre isso?
Acredito que seria o primeiro passo para ver se você poderia imigrar legalmente pra lá:
Processo Federal: http://www.cic.gc.ca/
Precesso do Quebec: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/
Eu acho que nunca é tarde para aprendermos coisas novas, mas temos que estar dispostos a recomeçar, e as vezes, quando vamos ficando mais velhos, existem certas restrições psicológicas que as vezes nos aflinge, como por exemplo, responder para alguém bem mais novo, começar em funções "não muito pensantes" e essas coisas. Mas desde que haja vontade, determinação e expectativas certas, a vida está aí para ser vivida mesmo :)
Vamos nos falando e obrigada pelas palavras sobre o blog!
Abs
Estou numa dúvida que só me faz chorar diariamente...meu namo me chamou p morar no Canadá...soh que passei num concurso e ha 5 meses estou trabalhando e estou adorando, é tranquilo e as horas passam rapidinho...só que vi que o salário no Canadá nao é alto e p eu tirar o que tiro no meu cargo atual, teria que fazer um college em TI(area q nao tenho vocação) p poder tentar chegar a uns 48k ano q eh o a daria o mesmo q recebo aqui trabalhando 6 horas...longe da familia, tendo q me matar e nao poder comprar as coisas q quero e ja com 30 anos... enfim..alguem no meu lugar largaria tudo p fazer isso? HELP!
Oi Patricia,
Essa ee uma decisão que só você pode fazer. Porque ao invés de jogar tudo pro alto de uma hora pra outra, você não deixa ele ir... e você vai visita-lo. Fique um mês lea e veja o que acha do país do lugar e depois tome a decisão. Se você trabalha para o governo, não existe a possibilidade de depois de 1 ano você tirar ferias mais longas? Sei lá... pesquise alternativas.
A decisão de mudar de país não fácil para querem quer muito, para você que tem algumas dúvidas, pode ser ainda mais difícil.
O Canadá é um país incrível... qualidade de vida excelente, sem violência, saúde gratuita e publica etc etc etc... mas tem que estar no espirito de aventura, pois assim como pode dar certo, pode não sair do jeito que estava sonhando, mas o importante é a experiência.
Desculpa... mas não posso tomar essa decisão por você :)
bjos
Olá Mirella. Meu marido esta sonhando em mudar para o Canadá. Mas o que mais me deixa resistente é em relação a adaptação das crianças ao frio intenso do país. Você acha q o frio limita a qualidade de vida das crianças?
Parabéns pelo blog, estou amando!
Abraços, Roberta
Oi Roberta,
Eu acho que o frio só limita a vida dos adultos que não se adaptam ao frio (risos)... a capacidade de adaptação das crianças ao clima e a nova lingua é surreal de tão rápida.
Mas claro que vocês, como pais, devem passar que estão felizes com a decisão e não mostrar insegurança, do contrário vai tudo por agua abaixo, entende?
Abs
Sou técnico em segurança no brasil, mais especificamente em Jundiaí / São Paulo.
Tenho 27 anos e nada pra me apegar aqui, tenho um ótimo emprego.
Mas sempre tive um sonho, quero sair do brasil. Esse nunca foi meu lugar.
Gostaria de saber de vcs q estão fora, se conhece algum lugar pra ficar ai e se possível um emprego, (qualquer emprego). Estou disposto a tudo.
Só peço uma oportunidade.
Grato
William Rodrigues
OI William,
Infelizmente as coisas em relação a trabalhar no exterior não são tão fáceis... é dificil encontrar empregadores que patrocinam um visto de trabalho.
O ideal é tentar ir pelos meios da imigração normal.
Ajudei? Abs
Olá Mirella, eu e meu marido temos uma filha de 2 anos, temos casa, carro e queremos viajar p/ o canadá, pra passar pelomenos uns 3 anos pois quero estudar( me formo em engenharia civil no final de 2016), aprender inglês, conhecer outra cultura e viver algo diferente. As coisas aqui no Brasil não estão fáceis pra gente, nessa questão financeira e temos esse sonho de conhecer outro lugar. Mais por conta da nossa filha ser pequena e dos bens que temos fico com um pouco de medo. Penso na escola que minha filha irá estudar, penso nas minhas coisas que tenho aqui. O que vc tem a me dizer sobre isso? Queria uma opnião. beijão!
Oi Dayana,
Eu acho que você não precisa de preocupar com sua filha, ela será a pessoa que vai se adaptar mais rápido na família e vai falar a lingua fluentemente em poucos meses... mas ela precisa que vocês, pais, estejam seguros e firmes, pois vocês são o alicerce.
Sobre a experiência, eu sou muito suspeita, pois adoro o novo, então acho que todo mundo deve viver, pelo menos uma vez na vida, a "chance" de viver fora de sua zona de conforto e explorar o mundo.
Se esse é o desejo de vocês, siga em frente :)
Abs
[...] e fazendo o mesmo paralelo, eu vou fazer um daqui de Toronto (O super recente comentário do Ernesto de da Daniela, deram uma forcinha para eu terminar de escrever esse post [...]