Uma das perguntas que sempre tenho aqui no blog é em relação a abertura de conta de banco no Canadá para estudantes. Para sua alegria, eu digo que é possível abrir uma conta no banco sem muita burocracia aqui no Canadá.

Ter uma conta de banco no Canadá facilita muito a vida dos estudantes, especialmente para aqueles que estudarão por vários meses e anos. Aliás, uma forma de transferência fácil e com bom câmbio entre o Brasil e Canadá que recomendo para meus amigos e estudantes é o transferwise.

A maioria dos bancos permitem que estudantes abram conta bancária no Canadá a partir de 14 anos. Para isso, basta ir a qualquer banco, agendar uma entrevista com algum gerente e pronto.

Veja as informações abaixo que te ajudarão um pouquinho mais nesse processo:

Quais os principais bancos no Canadá:

Para começar o processo de abertura de conta bancária no Canadá, você precisará escolher um banco.

Abaixo, enumero os 5 principais bancos do país e o link que cai direto na página de como proceder com a conta de estudante para cada um deles:

Quais documentos você precisará:

Dois documentos, exemplo:

  • Passaporte válido e original (provavelmente vão pedir para mostrar o visto),
  • Cartão de crédito original (Visa, Mastercard etc).

Prova que está estudando no Canadá:

  • Student ID,
  • LOA (Letter of Accepctance) das escolas de inglês e cursos vocacionais,
  • Matrícula nos colleges e universidades

Principais benefícios: 

A maioria dos bancos que mencionei acima, oferecem os benefícios abaixo, então, quando chegar na agência, exija-os, caso eles não possa oferecer, vá para o próximo banco  😉

  • Custo mensal: zero
  • Transações: ilimitado
  • e-Transfer (interact): ilimitado

Chequing x Savings account:

Essas duas palavras são parte básicas e fundamentais da vida bancária no Canadá, então abaixo descrevo brevemente a diferença entre as duas.

Chequing (conta corrente): o lugar que roda o dinheiro no dia a dia. Os depósitos de pagamento ou recebimentos em geral vão direto para essa conta.

Savings (conta poupança): o dinheiro precisa ficar parado aqui para render, não se recomenda usar no dia-a-dia, a não ser que seja para uma emergência.

Obviamente tem vários outros tipos de aplicação, rendimentos etc … mas essas duas vocês precisam lembrar do nome, pois vão usá-las assim que chegar e abrir primeira sua conta.